Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Gira de Umbanda o que significa?




O principal ritual da Umbanda é a chamada "gira", tendo esse nome por imitar o "giro cósmico" do universo. As giras dividem-se em três fases:

• Preparação do terreiro, onde todos os Orixás são firmados dentro de suas casas para segurança do templo e dos médiuns, que irão trabalhar nessa gira. Sendo que o primeiro a ser firmado é exú, depois as almas e logo a seguir os Orixás.
Obs: firmar um Orixá consiste em acender velas e colocar elementos rituais em seus assentamentos.

• A abertura da gira é feita com os médiuns já preparados e em suas posições de trabalho, onde a seguir é entoado o cântico de defumação, (ritual de limpeza espiritual dos médiuns e do terreiro, através de ervas que são queimadas em um turíbolo com carvão em brasa). Logo a seguir é feita a oração de abertura da gira, onde pedimos a proteção dos Orixás e dos nossos guias para um bom trabalho. Logo após são entoados outros cânticos para o ritual de bater cabeça, reverência feita ao pegí (altar) e as firmezas do terreiro, pelos médiuns da casa e os cânticos aos Orixás e aos guias que irão trabalhar nesta gira iniciando, assim, a incorporação.


• Os trabalhos de caridade são feitos após essa etapa, com os guias de Umbanda já em terra e recebendo as pessoas para as consultas. Nessa consulta os guias passam banhos de ervas, dão passes espirituais de limpeza e escutam as aflições das pessoas aconselhando o melhor caminho a ser tomado.


O encerramento é feito com o ritual de subida destas entidades, através de cânticos específicos, logo após é feita a oração de encerramento da gira, agradecendo o bom trabalho realizado e pedindo a proteção dos Orixás para aqueles que ali estiveram, recebendo os conselhos e passes das entidades espirituais.

Axé a todos
Emidio de Ogum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco