Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Escorpião: signo fixo feminino do elemento água, regido por Plutão.



Escorpião: signo fixo feminino do elemento água, regido por Plutão.

Anatomia: órgãos genitais, reto, órgãos de reprodução, bexiga.

Escorpião é determinado e astuto, raramente ficando passivo ou neutro diante de alguma coisa. Profundo, muitas vezes bastante misterioso e reservado, pode tornar-se ciumento, ressentido e vingativo.

Busca a verdade, tem raciocínio sagaz, mente penetrante e isso permite que tenha muita autoridade sobre os outros. Poderes de recuperação notáveis. A força de vontade e a persistência são seus pontos fortes, e, apesar de normalmente retraído, pode se tornar falante e direto quando provocado. Qualquer área que exija pesquisa lhe é um bom caminho.

Escorpião é a realidade do relacionamento, não o enfoque da sociedade, mas estar junto com emoção e profundidade. Os relacionamentos são sempre fortes, dramáticos, intensos, vitais - ou fatais e inescapáveis. A necessidade de penetrar profundamente em outro ser humano e, daí, a sua relação com o sexo e com o orgasmo. Sexo como construtor de uma civilização, já que o signo é social.

Para Escorpião, sexo significa mergulhar na união maior, o êxtase e a morte naquele instante, a porta aberta para uma união cósmica (daí derivam-se os rituais tântricos). A civilização, regra geral, relacionou o sexo ao pecado, fez do sexo um mistério. E, no entanto, ele é um meio de se chegar a uma libertação, sair dos limites do eu; é a morte do eu para a vida do nós, quando um se rende totalmente ao outro. O êxtase é ir além de si; é se fundir na alma irmã, no ente amado, seja ele a vida, o deus, o mestre... sem fronteiras.

O lado negativo é a cobiça pelo poder e pela luxúria. Cobiça, luxúria e sensualidade que se tornam em tentações e desejos incontroláveis e exacerbados em busca de auto-afirmação; as neuroses sexuais; o desejo de adquirir poder maior sobre outro ser humano através do sexo. Aí, o Escorpião deixa de se interessar pela união com o outro, que é algo regenerativo, para se sentir frustrado, ressentido com o outro. Esse ressentimento é uma violência subconsciente que destrói toda a capacidade de liberação advinda do sexo, torna-se o ferrão que mata.

Podem existir 3 espécies de Escorpião:

Escorpião animal: entra no vício, na crueldade, na manipulação, esgota-se em paixão ou rancor, tem sempre o veneno pronto, é medíocre, vingativo, desejoso de satisfações brutais, se alimenta de pessoas mais fracas, é destrutivo, o que entra na lama, que se envenena, que é sádico e promíscuo, uma espécie de vampiro, um sugador de pessoas.

Escorpião águia: interessado nos mistérios, conhece sua força, voa acima dos problemas e quase nada lhe afeta. Pode ser o heróico, com sangue-frio, audacioso e resistente, o justiceiro e auto-suficiente, o que não suporta fraqueza de caráter, o investigador nato que cava as coisas para ver o que há por dentro.

Pode ser o sedutor, impenetrável, determinado, quieto, o que não revela seus objetivos até a hora adequada, desconfiado e cauteloso, não gosta de fazer papel de bobo; conseguir-lhe um elogio é como receber um tesouro; tem força na adversidade e guia-se por altos padrões.

Escorpião fênix: é o que se espiritualizou, o que transcendeu seus desejos, o místico, o curador, o que renasceu em outro nível, o que queimou suas limitações e deficiências no fogo e renasceu das cinzas. O místico profundo, silencioso e controlado, que tudo sente e percebe através dos outros.

O Escorpião é quase sempre mal-compreendido porque ele conhece a natureza relativa das coisas e declara não haver diferença entre o bem e o mal, lidando com eles como ninguém. Pode descer ao inferno e voltar puro; regenera-se; vive intensamente pois acha que é melhor sentir-se mal do que não sentir nada. Capaz de chegar perto da morte, conhecer-lhe o gosto e retornar à vida. O Escorpião que reconhece o lado animal dentro de si, não o reprimindo, mas trazendo-o à luz, sabe que o mal não é algo abstrato, é algo que está dentro de nós, sabe que a brutalidade não é culpa da sociedade, mas de cada um de nós. Esse Escorpião é capaz de redimir o mundo.

Características positivas: motivado, penetrante, realizador, cheio de expedientes, determinado, científico, investigativo, explorador, consciente.

Características negativas: vingativo, temperamental, reticente, arrogante, violento, sarcástico, desconfiado, ciumento, intolerante, passional.

Axé a todos
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco