Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Faça o seu Talismã ou Patuá da sorte



Talismã

A palavra vem do latim, amuletum. Trata-se de um objeto que pode ser vivo ou inanimado ao qual se lhe atribui o poder mágico de proteger seu portador de qualquer tipo de desgraças, guardando-o de aflições e malefícios. Em tupi, patuá quer dizer caixa, caixão, designando-se com essa palavra todas as modalidades de magia que dão sorte.Há muita confusão entre amuletos e talismãs. Não deveria haver, pois são bem diferentes no trabalho para o qual são designados. O talismã seria um objeto mágico carregado com a força real que deve representar. É um objeto ativo, cheio de uma força igualmente ativa, destinado a criar um certo conjunto de leis mágicas ao redor da pessoa para a qual foi feito. Se feito de maneira apropriada, continuará a funcionar por um período que durará tanto quanto tiver sido designado, sem que nada mais precise ser feito, auto perpetuante, na verdade.

Um amuleto é como um capacete de proteção, é protetor em sua maior parte, afastando as más influencias daquele que o usa. Algo usado continuamente, como um São Cristóvão usado como escudo contra acidentes durante uma viagem, uma cruz / crucifixo contra o mal de qualquer tipo, uma cruz ansata, um pantáculo, ou qualquer tipo de símbolo usado em volta do pescoço é basicamente um amuleto contra uma ou outra coisa, mesmo que a pessoa que o use negue, a intenção permanece no subconsciente.

Freqüentemente é dado de presente e por isso carrega os desejos e preces daquela pessoa pela sua segurança e contínuo bem-estar. Quase tudo pode ser usado como amuleto: uma pedra preciosa, uma figura religiosa, uma raiz, uma flor ou um osso. Podem ser levados na mão ou no bolso, usados como jóias, podem ser enterrados ou secretamente colocados em algum lugar dentro de casa, de um celeiro e até de um automóvel. Podem ser comprados, achados ou feitos.

Podem também ser pintados ou receber inscrições de palavras mágicas ou de poder e ou símbolos para atrair determinadas influências. Veja alguns exemplos de amuletos e talismãs :


Bíblia : é o símbolo máximo da proteção Divina e do encontro do homem com Deus, mantenha-a sempre aberta em seu lar e leia-a diariamente. Atrai a proteção para toda a família.

Trevo de quatro folhas : por ser muito difícil encontrar uma folha desta planta que possua quatro folhas, devido a planta apresentar comumente apenas três folhas, a pessoa que encontra um trevo com quatro folhas, utiliza-o como amuleto de sorte, costumam colocá-lo dentro de bolsas ou carteiras junto a cédulas de dinheiro, para atrair mais. O Trevo de 4 folhas é talismã da Sorte nos Jogos, ideal para quem gosta de arriscar em loterias, atrai dinheiro e lucros, pode ser natural ou de metal ( Ouro ou Prata ).



Elefante branco : Além de proteger a casa, impede que energias negativas destruam a sua família. Você deve usar esse amuleto com o traseiro do elefante virado para a porta de entrada da casa, evitando que fluidos negativos e olhares invejosos possam entrar por ela. É símbolo da força não agressiva e sabedoria. Longevidade também é um de seus atributos. Dizem que um elefante branco anunciou o nascimento do Buda. Esse protetor da família também é famoso por afastar demônios.

Chave : é um símbolo poderoso porque representa a abertura de novos caminhos. Dê preferência à uma chave antiga que não seja utilizada diariamente, mantenha-a no bolso.

Patuá : O Patuá é um amuleto muito utilizado por pessoas ligadas ao Candomblé, o amuleto é feito de um pequeno pedaço de tecido na cor correspondente ao Orixá ,ao qual é bordado o nome do Orixá e colocado um determinado preparo de ervas e outras substâncias atribuídas a cada Orixá. A pessoa utiliza o Patuá especifico do seu Orixá no bolso da sua vestimenta,dentro de carteiras de cédulas, bolsas para obter proteção e sorte do seu Orixá.

Buda : Conhecido também como "o talismã da felicidade", atrai sorte e dinheiro, se estiver ao lado de moedas, para quem possui essa estátua em casa. Deve ser colocado virado para a parede, dentro de um pires e, de preferência, com muitas moedas ao seu redor para atrair riqueza. Para chamar a sorte, deve-se coçar a barriga do Buda, em sinal de carinho.

Aliança : símbolo da união, sem começo nem fim. É muito usada para magias que visam proteger o casamento e os relacionamentos amorosos.


Contas dos Orixás : A Conta do Orixá ou como também é conhecida por Guia, é um colar de miçangas confeccionado obedecendo padrões religiosos, como banho de determinadas ervas e escala hierárquica dentro da Religião do Candomblé, as cores das Contas de Orixá varia conforme a cor determinante de cada Orixá, por exemplo uma conta feita com miçangas brancas é atribuída a Oxalá. A utilização destes amuletos se faz como um colar, colocados preferencialmente no pescoço, ou guardados dentro de bolsa, ou mesmo no bolso da vestimenta, sua função é basicamente de proteção do Orixá.

Cabeça de Alho : é o símbolo da fecundidade e da família, devido ao número de dentes.Espanta maus espíritos, vampiros e protege contra más influências. Deixe sempre alguns dentes em local visível.

Figa : É um objeto ,feito de diversos materiais e diversos tamanhos quando confeccionada para utilização pessoal é feita em tamanho pequeno, e são utilizadas para fazer a figa plantas muito utilizadas para afastar coisas ruins, como a planta conhecida por Guiné e a planta muito conhecida à Arruda , o objeto confeccionado transformado em Figa apresenta a forma de uma mão fechada, com o polegar entre o indicador e o dedo médio, sua origem é Africana e foi bastante difundida principalmente em locais no Brasil onde é grande esta descendência, utiliza-se para afastar os espíritos maus , também é bastante variada a sua utilização ,desde peças de bijuterias , em locais das residências, estabelecimentos comerciais, entre outros locais.

Moeda : atrai bons fluídos. É usada em casos em que se quer atrair a sorte e dinheiro. use no bolso ou carteira uma moeda antiga de ouro, prata, cobre ou bronze.

Moeda Chinesa : na China do século VII a.C. moedas de cobre eram gravadas com ideogramas, dois ou quatro em cada peça. Os ideogramas sozinhos já são fortes escudos contra o mal, aliados ao metal tornam-se ainda mais fortes. Acredita-se que possam afastar energias negativas e proteger contra epidemias, prolongando assim a vida.

Carranca : É um objeto, feito principalmente de madeira, com tamanho variável a escultura apresenta características de um ser fantástico, com detalhes muito fortes, devido a forma como é retratada, com grandes dentes pontiagudos e olhar de uma criatura muito feroz, sua utilização se faz como proteção contra espíritos maus, pois segundo muitas pessoas que utilizam a Carranca, ao se deparar com uma criatura tão monstruosa e aparentemente feroz, o espírito mau se assusta e foge, é bastante evidenciada nas proas dos barcos na Região do Rio São Francisco, e em frentes das residências, estabelecimentos comerciais e etc.

Pirâmide : confere tenacidade às pessoas para atingirem seus objetivos. Não deixa desanimar nos novos planos, atrai bons fruídos e rejuvenesce. Quando usada como pingente no peito, ajuda na recuperação da saúde distribuindo energia pelo corpo.

Espantalho : É um tipo de amuleto muito particular da Zona Rural, foi introduzido no Brasil primeiramente pelos Portugueses, e mais tarde por outros imigrantes europeus, utilizado para proteção de lavouras, atualmente sua utilização se faz por todo o País, confeccionado de diversos materiais , como em madeira vestida com roupas e chapéu e principalmente de roupas de pessoas, enchidas com palhas e outros materiais, colocado um chapéu de palha, ele é levantado e preso a uma vara que serve como suporte, onde é colocado no meio da lavoura, sua função é espantar aves, roedores e outros animais.

Bentinho ou Escapulário : É uma tira com pequeno quadrado com dois lados que podem ser de pano bento, com oração escrita, ou imagem de Jesus, Nossa Senhora, ou Santos da Igreja Católica, em que as pessoas utilizam e que se trazem pendentes para diante e para trás do pescoço para dar sorte e terem proteção contra o mal. Quando se ganha é sinal de sorte.

Medalhas e Medalhões : São peças que na sua grande maioria com forma arredondada, e que trazem a imagem de Jesus Cristo, Nossa Senhora ou Santos da Igreja Católica, a forma de utilização na grande maioria dos casos é amarada no pescoço, também é utilizado em algum local como dentro de bolsas, carteira de cédulas, e etc. Muito utilizado para dar proteção contra o mal.

Coração : Entre os 3 centros espirituais e vitais do ser humano esse é considerado aquele que equilibra os dois outros, cérebro e sexo. É o símbolo maior do Amor. Era a única víscera mantida no interior do corpo durante o processo de mumificação dos egípcios por ser considerado indispensável à conquista da eternidade. Quem usa um coração mantém acesa a chama do Amor, do carinho, do afeto.

Dente : Entre os guerreiros de antigas culturas simbolizavam bravura, status. Estão intimamente ligados à virilidade, fertilidade. O mais comum nos amuletos são dentes de animais, longas presas. Seu uso também afasta o Medo.

Lua : Também é muito poderosa. Basta pensar que ela é o satélite natural da Terra. Geralmente é muito bonita e pode servir também como objeto de decoração. Se for de um tamanho pequeno, pode ser usado como pingente ou brincos.

Crucifixo (cruz): É um dos amuletos mais utilizados, não só no Brasil mas em todo o mundo, se trata da representação em um objeto do local onde Jesus Cristo foi pregado para morrer, este amuleto representa o sofrimento de Jesus Cristo o "Salvador do Mundo", para salvar toda a humanidade. As pessoas utilizam mesmo sem tê-lo como um amuleto, pois é um símbolo universal de Jesus Cristo, e sua utilização se dá principalmente como forma de proteção contra o mal. Usado na parte de traz (costa) protege de tudo que venha pelas costas.

Ferradura : Um dos amuletos bastante utilizados, principalmente na Zona Rural, a ferradura de animal, como cavalo é colocada presa atrás da porta principal da casa, para segundo a tradição popular, afastar espíritos maus das residências das pessoas que possuem este amuleto. Sua utilização no Brasil foi por intermédio dos Europeus , que já tinham costume de utilizar a ferradura e passaram a utilizá-la também no Brasil. A Ferradura de 7 cravos é um dos mais antigos amuletos contra "espíritos maus, bruxas e feiticeiros", dependurada atrás da porta protege a casa, em chaveiros ou pingentes protege a pessoa.

Pata de Coelho : Este amuleto constitui de uma pata de coelho empalhada, que é utilizada de varias maneiras, a pata de coelho é atribuído o poder de atrair muita riqueza e sorte em tudo relacionado ao dinheiro.

Mão de Fátima : o nome desse talismã muçulmano é uma homenagem à filha do profeta Muhammad (Maomé). Esse símbolo representa também Fé, Oração, Jejum, Caridade, Peregrinação, os 5 pilares do Islã. É a representação da Justiça e Generosidade.

Imã : O Imã é utilizado como amuleto especificamente financeiro, ou seja a ele é atribuído poderes para cada vez mais conseguir dinheiro, as pessoas costumam colocar um imã em um local e nele colocar moedas, pois os imãs atraem as moedas que representam o dinheiro, atraindo assim cada vez mais dinheiro.

Âncora : Simboliza segurança. É usado para trazer segurança e equilíbrio no plano físico, financeiro, e para se livrar de perdas materiais.

Sapo : Toda bruxa tem um. Pode ser associado tanto à Fertilidade quanto à Fortuna. Sua fácil reprodução e sua semelhança com o útero são os responsáveis pela associação à fertilidade. Quanto à Riqueza, diz-se que se tivermos um sapo todo o dinheiro que sai da carteira voltará para ela. Está ligado à Lua, umidade, feminino. Algumas culturas acreditavam que as pérolas surgiam das entranhas de sapos especiais. Foi usado por egípcios, antigas culturas orientais e da América Latina além dos Alquimistas e mesmo por nossos índios.

Pimenta : O ardor que proporciona ao ser consumida foi o responsável por associá-la aos símbolos da Superstição. Acredita-se que possa afastar todo o mal deixando o inimigo com um terrível gosto em sua boca e ardor em suas entranhas. A cor viva de algumas espécies são atrativas para os olhos, "puxando" toda energia ruim que possa vir desse olhar.

Coruja : Simboliza "o ver a totalidade". É usado para ampliar a percepção com a sabedoria possibilitando ver à totalidade: o consciente e o inconsciente.

Fitinhas de Santos : As fitinha de Santos são bastante utilizadas, principalmente no Brasil por ser um País Católico, a Fitinha têm uma particularidade entre os outros tipos de amuletos, pois ela é utilizada também como forma de corrente religiosa entre um pedido feito a determinado Santo, e a sua proteção e ajuda na realização do pedido, segundo a cultura popular a Fitinha, que pode ser de diversas cores, é amarrada ao pulso três vezes fazendo-se o pedido e deixando a Fitinha presa até partir sozinha sendo um sinal que o pedido será realizado, atualmente ela também é utilizada em diversos locais para atrair proteção, locais como em automóveis, residências, bolsas, bolso, e etc.

Olho Grego : O olho é o eterno símbolo da capacidade espiritual de ver. Ele também emite energias. O Olho Grego em especial é feito de vidro colorido, o mais comum é uma esfera branca com uma circunferência menor azul turquesa e uma bem pequena preta, representando a pupila. Afasta qualquer tipo de inveja. Enquanto realiza essa tarefa ele absorve tais energias, sendo assim pode se quebrar. Se isso ocorrer não se deve lastimar, ele cumpriu sua tarefa.

Punhal : Simboliza a força, o poder, vitória e superação. É muito usado nos rituais de magia, tem o poder de transmutar energias. Os ciganos também usavam o punhal para abrir matas, sendo então, um dos grandes símbolos de superação e pioneirismo, além da roda. O punhal também é usado na cerimônia cigana de noivado e casamento, onde é feito um corte nos pulsos dos noivos, em seguida os pulsos são amarrados em um lenço vermelho, representando a união de duas vidas em uma só.


- Atenção quando for fazer um talismã, amuleto, patuá, uma benzedura ou uma simpatia, além da fé você deve:

- Só utilizar material novo;
- Nunca substituir um material por outro;
- Usar somente o que a receita pede;
- Durante e depois do trabalho, fazer uma prece de sua fé;
- Ao fazer o trabalho, mantenha o pensamento firme no que você realmente deseja.


Nunca, jamais faça uma simpatia ou ritual desejando o mal a alguém, pois um pensamento negativo atrai para si essa vibração ruim. E, sempre que tiver o seu desejo realizado, lembre-se de agradecer, dessa maneira, um universo de boas energias passará a conspirar por você.


Talismã de amor : Mergulhe um quartzo-rosa num recipiente com água e sal grosso. Deixe até o dia seguinte. Retire o cristal e coloque-o ao ar livre durante 24 horas. Passado esse tempo, passe algumas gotas de essência de rosas no cristal, mentalizando as coisas boas que você deseja atrair para sua vida afetiva: amor, harmonia, compreensão, felicidade, união, etc. Mantenha essa pedra na sua gaveta de roupas íntimas.


Talismã do anjo : O Talismã do anjo de guarda é muito fácil de ser feito. Em um pedaço de papel escreva o versículo que corresponde ao seu anjo; dobre e coloque em um saquinho de seda vermelha.

Acenda um incenso, segure o saquinho sobre a fumaça e faça a seguinte oração:

"Em nome do Todo-Poderoso, o criador do céu e da terra, em nome do anjo Rafael, em nome do anjo (nome do seu anjo) e de todos os príncipes e serafins; em nome de Adiriron, Deus que cura e que sustem nas suas mãos as gerações das alturas e as terrestres, concede-me bem êxito, a mim que escrevo este amuleto para (seu nome completo) que ele proteja os duzentos e quarenta e oito membros do meu corpo; que este talismã me preserve do cativeiro e do gládio perfurante, que me ajude, que me dê sucesso e me salve dos maus, da má língua, de um adversário invencível, de todos aqueles que se levantam contra mim para prejudicar em atos, falatórios, maquinações ou maus desígnios.

Concede-me a graça, benevolência do seu trono divino, aos olhos de todas as criaturas de boa ventura. Amém!"

Conserve sempre junto de você esse Talismã, de preferência próximo ao corpo.

Se em algum momento você precisar de ajuda, segure-o com a mão esquerda e repita três vezes o nome de seu anjo.

OBS : Como existe uma diferença entre uma Bíblia e outra pode acontecer que nos salmos da sua não esteja o versículo correspondente ao seu anjo. Segue o exemplo como você deve desdobrar o versículo: vers. 125= 1+2+5 = 8
Patuá : O patuá é um produto de fé. Quando a pessoa está preparando o seu, ela vai mentalizando tudo o que deseja. Com tanto pensamento positivo envolvido nele, o patuá se torna uma barreira contra as más energias, mantendo somente as vibrações positivas ao seu redor.
Patuá para ter dinheiro - 1

Ingredientes :
1 miniatura de elefante
branco
1 pétala de rosa amarela
1 galhinho de arruda
1 pano branco
linha amarela

Como fazer:
Pegue a miniatura de elefante branco, uma pétala de rosa amarela e um galhinho de arruda. Coloque em cima de um pano branco e costure com a linha amarela, fazendo um saquinho. Faça isso no último dia do mês, mentalizando que os meses entrantes serão repletos de prosperidade. Carregue o patuá sempre com você.


Patuá para ter dinheiro - 2

Ingredientes :
1 pedaço de pano amarelo
1 miniatura de ferradura
1 pétala seca de margarida
6 semente de romã
linha

Como fazer :
Em um pedaço de pano amarelo junte uma miniatura de ferradura, uma pétala seca de margarida e 6 semente de romã. Costure com linha também amarela. Guarde-o sempre junto a você e verá que prosperidade vai estar sempre ao seu lado.

Axé a todos e boa sorte
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco