Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Feng Shui - aprenda um pouco



O QUE É FENG SHUI?

Por que nós nos sentimos bem em uma casa ou aposento, enquanto em outros este sentimento se modifica? Quem já não sentiu que uma casa, por mais bem planejada ou decorada, não seja "confortável", enquanto outras, bem mais simples, nos recebem e nos protegem? Ou aquele canto em que as plantas não crescem, apesar de receberem luz e serem regadas regularmente, mas que basta serem colocadas em outro local, para florescerem com saúde e vitalidade? Todos nós já sentimos semelhante sensação, embora não saibamos como explicá-la!

Há cerca de 5.000 anos, provavelmente mais, os chineses começaram a desenvolver um sistema baseado em observações e experimentos com as forças da natureza, levando ao que hoje é conhecido como Feng Shui (pronuncia-se fong-xuei), cujo significado literal é vento-água.

Por estar sempre em evolução, essa arte milenar está de acordo com as condições atuais da nossa sociedade moderna, sendo aplicada em diversas manifestações do nosso dia-a-dia. Ela é uma arte intuitiva de profunda criatividade. Mas é também uma ciência, com equipamentos de diagnóstico, fórmulas matemáticas e terminologia especializada.

Na família, o Feng Shui orienta a criar harmoniosos relacionamentos entre marido e esposa, promover boa saúde, atrair abundância e prosperidade, construir boas reputações, ajudar as crianças da casa, inclusive nosso lado criança.

Nos negócios, a criar oportunidades para crescimento, elevar nosso prestígio com a comunidade, atrair clientes e aumentar lucros.

Para "curar" certas desarmonias, o Feng Shui nos oferece diversos meios, tais como: arrumar a mobília em uma casa de forma correta, o uso de sinos e plantas, e a utilização dos Cinco Elementos chineses. As tradicionais curas de Feng Shui nada tem a ver com conceitos religiosos. Também nos ensina que não devemos sentar de costas para uma janela, nem de frente para uma parede, nem mesmo sem podermos olhar a porta de entrada, pois ficaremos sentindo um constante sentimento de insegurança, um constante alerta inconsciente do nosso cérebro.

Hoje em dia, Feng Shui é um estudo multi-disciplinar que engloba arquitetura, planejamento urbano, geografia, astrologia, eletromagnetismo, design paisagístico, psicologia ambiental e muitas outras, sendo usado por corporações como: Virgin Airlines, Banco da Inglaterra, Banco de Hong Kong, Organização das Nações Unidas, Shell, Citibank, e NM Rothschild. A Cidade Proibida na China foi inteiramente planejada de acordo com as diretrizes do Feng Shui. A beleza de sua arquitetura e a harmonia de seus elementos nos mostram o nível de desenvolvimento que os chineses alcançaram com essa arte. A pirâmide do museu do Louvre em Paris foi projetada pelo mesmo arquiteto chinês responsável pelo Banco da China em Hong Kong - uma obra riquíssima em Feng Shui.

Para alguns, Feng Shui é pura superstição, como o medo de um gato preto cruzar seus caminhos. A resposta de um Mestre de Feng Shui para isso é muito simples: todas as teorias e leis utilizadas nesta arte foram baseadas em observações e experimentos meticulosos, desenvolvidos não por uma só pessoa, mas por séculos passados de tradições acumuladas. Por trás de tudo, existe uma explicação e um profundo princípio, não sendo nada feito por crenças ou "magias", apenas pelo uso das forças energéticas da natureza e do universo. Por isso, não deixe que sua falta de conhecimento o impeça de usufruir os benefícios de um bom Feng Shui.

Eletromagnetismo e as "Cinco Extensões"

As "Cinco Atividades" (como os antigos geralmente as chamavam) ou os Cinco Elementos, como são geralmente conhecidos hoje em dia, oferecem explicações sobre as manifestações do comprimento das ondas eletromagnéticas nos sistemas de nível e temporal. Pelo fato de serem nossos principais remédios para casas e outros ambientes, vamos examinar como o eletromagnetismo pode ser interpretado dentro da Teoria dos Cinco Elementos.


1- TERRA
De acordo com o Han-shu bem como Sho Kua e Ta Chuan no Yi Jing, o Elemento Terra é um reagente tampão -- que nós poderíamos chamar um isolante. Todo mundo sabe que a terra é a referência zero na eletricidade; em outras palavras, é onde o potencial é mais baixo.
A cor associada ao Elemento Terra é amarela, que se encontra dentro do espectro puro que vai de 5770 a 5970 angstroms. Se nós incluirmos o laranja, a extensão pula de 5770 para 6220 angstroms. (Lembre-se, quanto mais baixa a freqüência, maior o comprimento da onda).

2- METAL
Metais são grandes condutores de energia e superfícies polidas de metais são maravilhosas substâncias refletoras.
Chien (6) é o calor, a luz branca dos céus em um dia ensolarado. Tui (7) é a imagem do sol refletindo na superfície de um lago plácido, ambos brancos e metálicos -- uma imagem da síntese do vermelho, verde e azul, as cores primárias. Ele é evocativo de todo o espectro visível para os humanos.

3- ÁGUA
A princípio reflexiva e refrativa, a água também está envolvida na evaporação e na condensação. Isto é sugerido no Yi Jing por "K'an," o Elemento Água, que também é o Abismal, a grande profundidade do desconhecido. Preto, uma das cores associadas com K'an, sugere que de noite, nós estamos além de nosso espectro visível, quando somente os bastonetes em nossos olhos funcionam e nossa visão se torna preto e branco; ou que nós estamos na ausência de luz do espaço profundo, onde não existem objetos para as ondas de luz se incidirem.
Outra cor algumas vezes associadas com K'an é a violeta, a última cor visível para os humanos, que têm as ondas mais curtas, 3900 a 4550 angstroms.

4- MADEIRA
O Elemento Madeira era associado com o Ministro da Agricultura na antiga China -- uma terrível recordação da vida vegetativa e energia potencial (como a batata), fotossíntese, respiração e transpiração.
Sua cor associada é o verde, e a pura cor do espectro cai em uma extensão de 4920 a 5770 angstroms.

5- FOGO
A cor com o maior comprimento de onda (6220 a 7700 angstroms) é associada com o Elemento Fogo, que faz sentido considerando que ela é identificada com o meio-dia, a direção sagrada do sul -- de onde vinha o calor no pensamento Chinês. A próxima cor do espectro mais baixa que o vermelho é o infravermelho, que possui suas próprias associações com calor.
O Elemento Fogo é relacionado com a indução (aquecimento de metais), radiação (emissão de ondas de luz invisíveis ao olho humano) e energia térmica, e o processo de combustão (que libera energia quando uma substância química é queimada no ar).
Os profissionais de Feng Shui empregam os Cinco Elementos para corrigir estruturas ou problemas de interesse próprio. Abordagens sistemáticas baseadas em antigos textos, ensinamentos de mestres e nosso moderno entendimento sobre eles na estrutura da ciência, irão deixar isto mais fácil, para que possamos tomar as decisões certas nos ajustes para o benefício de nossos clientes e do planeta.




Ter um bom emprego, um negócio que vai bem e ganhar na loteria ou no bingo é um bom sinal de que sua vida está próspera.

Mas, você sabia que a casa, o local onde passamos mais de 1/3 de nossas vidas, influencia e muito na prosperidade?

A técnica chinesa de harmonização e equilíbrio de ambientes, Feng shui, estuda e procura ativar as áreas e energias de prosperidade que circulam e existem em nossas casa.

Reunimos abaixo uma série de dicas práticas para você deixar sua casa mais próspera e você mais rico.



1)" A PROSPERIDADE BATE À PORTA "
Para que a ela, a prosperidade, entre totalmente em sua vida, alguns cuidados são necessários:

- A casa deve ter uma numeração de fácil identificação, se não a sorte não vai te achar.

- A porta deve abrir com facilidade e totalmente. Nada de portas emperradas ou com móveis atrás que impedem a abertura total.

- Ponha um sino de vento de metal atrás da porta. O sino atrai boas energias.

2)" A ABUNDÂNCIA BANHA SUA CASA ".
Para o Feng Shui, toda a casa deve ter um rio calmo e sereno passando diante da porta. O rio irá trazer, para a casa e seus moradores, saúde, prosperidade e alimentos, levando embora as más energias. Hoje em dia, nem sempre conseguimos ter um rio em nossas portas. Mas, podemos colocar objetos e quadros que lembrem água. Você pode colocar, pelo lado de dentro da casa, próximo a porta de entrada, uma fonte de água ligada, um aquário com peixes, uma gravura ou quadro com um rio, mar e barcos, uma foto de um local que tenha cachoeira ou motivos naúticos. Tudo para atrair prosperidade.

3)" O FOGO DA PROSPERIDADE "
Você sabia que o fogão é considerado o caixa forte ou cofre da casa. Seu elemento é o fogo. É nele que preparamos os alimentos que irão nos dar sustetanção e energia no dia-a-dia. Anote alguns cuidados que você deverá ter com o fogão:

- Sempre limpo e impecável;

- Todas as bocas e o fogão funcionando bem;

- Nada de lixo perto dele, é anti-próspero.

4)" CUIDADO COM ENTULHO E LIXO "
Muitos cuidados para não ficar acumulando e guardando objetos, pápeis, roupas e lembranças que não tem mais utilidade e uso. Estes "entulhos " provocam a energia estagnada, o que atrapalha a prosperidade da casa. Faça uma avaliação e limpeza geral. Abra espaço em sua casa e vida. Não esqueça de colocar o lixo para fora também.

5)" MUITO VERDE NA CASA "
Abuse de plantas. Elas trazem boas energias. Coloque muitas flores amarelas e vermelhas, pois atraem prosperidade e abundância. Arranjo de girassol também é muito usado para atrair riqueza.

6)" MESA DE JANTAR "
A mesa de jantar, da sala ou da cozinha, é o local onde as pessaos se reúnem para as refeições e para conversar. O Feng Shui a considera um local também de prosperidade. Coloque sobre a mesa um belo arranjo de flores ou uma fruteira cheia de frutas. Se houver espaço, coloque na parede um espelho para refletir a mesa de jantar e dobrar a prosperidade.

7)" LADRÃO DA ABUNDÂNCIA "
Muito cuidado com os banheiros, são ladrões de abundância. Mantenha sempre a porta do banheiro fechada e a tampa da privada baixa. Já irá ajudar bastante.

Axé a todos
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco