Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

terça-feira, 20 de outubro de 2009

GÊMEOS: signo mutável masculino do elemento ar, regido por Mercúrio



GÊMEOS: signo mutável masculino do elemento ar, regido por Mercúrio

Anatomia: pulmões, clavícula, mãos, braços, ombros, sistema nervoso.

Gêmeos é a linguagem pois através dela é que nos comunicamos. É a necessidade de conectar coisas, idéias, pessoas, fatos; formar laços. As coisas são muito complicadas e, portanto, precisam ser colocadas numa certa ordem e lógica. Para isso, o geminiano vai usar sua habilidade intelectual para dissecar, pensar, analisar e arranjar as coisas, sejam do plano concreto ou do abstrato.

Gêmeos também é o movimento, a vivacidade, a versatilidade, a rapidez, a mutabilidade, vê todas as coisas ao mesmo tempo porque não pode perder nada, mas nem sempre tem paciência para se aprofundar.

Pode ser o intelectual de poltrona, que parece saber tudo porque ouviu uma conversa aqui, outra ali, e reuniu tudo, repetindo-as com ar inteligente e vivo. É basicamente inquieto, difícil ficar parado ou calado, pois só se desenvolve contatando pessoas e coisas. Mas, para isso, ele se torna impessoal, embora tenha consciência do mundo à sua volta. É só porque há muitas coisas importantes para ver e aprender, e a vida é muito curta.

Parece uma borboleta que vai de flor em flor, buscando todas as oportunidades; adaptando-se ao exterior, mas nem sempre ao interior, porque tem incertezas a seu próprio respeito. Por isso, o geminiano tem dificuldade em colocar suas opiniões de outra maneira que não seja a intelectual, nunca a emocional ou sentimental. Se ele ficar muito inseguro, pode ser hesitante ou dispersivo.

É alegre, tem presença de espírito e destreza manual, podendo ser um estímulo nas reuniões sociais, ou o intrigante, o mentiroso, o falsificador. Como o elemento ar, ele tem que ser livre, ter portas abertas diante de si para conhecer outras aventuras quando quiser. Corre o risco, então, de cortar laços à procura de uma liberdade ilusória. Pode ser o cientista ou o poeta; o escritor ou o contador de histórias, o bom papo, pois parece entender de tudo.

A palavra é importante pois é ela que nos faz conhecer o desconhecido, que faz a memória de uma experiência e particulariza as coisas. Para o geminiano, o mundo está cheio de novidades que precisam ser classificadas, batizadas e comparadas, que precisam ter uma linha de referência. Dar nomes às coisas é igual à segurança: isto é uma cadeira, assim se pode reconhecer uma coisa familiar. Gêmeos é a técnica, os sistemas, a ciência, a lógica: tudo precisa ser relacionado a fim de que nada se perca.

Gêmeos é o ar, a primeira forma de respiração. Quando eu respiro, outros também respiram o mesmo ar e todos entram em contato: plantas, animais e seres humanos. Todos os organismos que respiram são unidos entre si. As raízes se unem por baixo da terra, solidamente; as respirações se unem por cima da terra, mais superficialmente e mais livres. O presidente e o mendigo respiram o mesmo ar. Por isso, a única maneira de se escapar de relacionamentos é morrendo. E por isso, mesmo contra a vontade de algumas pessoas, nossos relacionamentos vão se estendendo, queiramos ou não. Não adianta construir uma redoma de isolamento porque o ar penetra no castelo fortificado do nosso ego.

Existem várias formas de relacionamento dentro do signo de Gêmeos: falar, olhar, tocar, escrever, a mão que segura um objeto, os nervos, os pensamentos, os livros, os estudos; o contato e a repulsa, o sorriso e a preocupação, a imagem e o símbolo.

Gêmeos é conhecer. Sua palavra-chave é versatilidade. Sua frase-chave é eu penso. Mas o geminiano ainda está limitado ao seu ambiente e esse é um conflito: conhecer, aprender, relacionar-se, movimentar-se, mas dentro de limites impostos pela situação existencial de cada um, os seus limites bio-psico-sociais.

Características positivas: agradável, curioso, adaptável, expressivo, perspicaz, literário, inventivo, destro, inteligente.

Características negativas: mutável, ingrato, estouvado, inquieto, intrigante, sem concentração, sem persistência, indefinido, irresponsável, tagarela.

Axé a todos
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco