Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

I Ching o mais antigo métofdo Chinês de adivinhação




ORIGENS
O mais antigo método chinês de adivinhação do qual se tem notícia é a leitura de sinais em ossos de boi. Em geral, a omoplata do animal era colocada sobre o fogo e, depois de algum tempo, apareciam rachaduras no osso, provocadas pelo calor, que eram então lidas como a mensagem do destino. Desse método primordial derivou-se o de queimar a carapaça da tartaruga, animal sagrado para os chineses, símbolo da estabilidade e da longevidade. Exposta também ao calor, a carapaça rachava-se e o adivinho interpretava as linha que se tinham formado. Embora não exista nenhuma prova concreta, alguns estudiosos especulam que esse tipo de leitura de linhas originou a primeira forma de I Ching, constituida pelos oito Trigramas básicos, que alternam linhas inteiras ( Yang ) e cortadas ( Yin ).

Segundo a tradição, durante a dinastia Shang (c. 1766-1122 a.C.) e durante o primeiro período da dinastia Chou, o oráculo era consultado através de varetas de caule de milefólio. O adivinho jogava as varetas e obtinha um número par ou impar, que determinava se a linha era inteira ou cortada. depois de ter jogado seis vezes, o hexagrama estava formado. Assim, segundo essa hipótese, os hexagramas seriam apenas representações gráficas das combinações obtidas com as varetas. nessa época em que o I Ching estava sendo elaborado, a adivinhação não era uma arte ao alcance de todos - ligada ao sistema de governo, era, portanto, uma disciplina reservada aos soberanos.

Por volta de 1150 a.C., o Imperador Shang Chou Hsin, despeitado pela reconhecida capacidade de governar do Rei Wen, senhor da província de Chou, mandou aprisiona-lo. Enquanto estava preso, Wen empregou seu tempo elaborando os julgamentos que acompanham os hexagramas. Depois de um período de lutas, no qual a província de Chou se rebelou, o Rei Wen retirou-se do governo e foi sucedido pelo seu filho Wu, que derrotou a dinastia Shang, dando início à dinastia Chou. Wu, conhecido como o Duque de Chou, descobriu os estudos que o pai realizara sobre o I ching e, percebendo a importância cultural que continha, decidiu continuar a obra. Sua grande contribuição foram os 384 comentários às linha mutáveis ( ou móveis ).

Muito tempo depois, o Iching foi enriquecido com os comentários, atribuídos a Confúcio ( adaptação ocidental do nome K'ong Fu-Tse ) e alguns de seus discípulos. Posteriormente, Pu Shang, um seguidor de Confúcio, foi encarregado de difundir os conhecimentos milenares conservados no livro, formando -se então em torno dele toda uma escola filosófica, que produziu grande quantidade de textos anteriores, deram origem ao que atualmente é conhecido como as Dez Asas. Sobrevivendo às guerras, às várias dinastias e à queima das bibliotecas, o Iching atravesou os séculos até chegar ao Ocidente em fins do século passado. No entanto, o Livro das Mutações ainda deveria esperar até 1923 para alcançar uma tradução à altura de seus méritos. Nesse ano, depois de longas pesquisas, o sinólogo Richard Wilhelm deu a conhecer sua tradução para a língua alemã da grande obra chinesa.


O Livro das Mutações



OS OITO TRIGRAMAS BÁSICOS




CH'IEN = " O Céu " - 3 Forças Yang: O Pai, o Céu e o masculino. Força, criatividade e proteção. Elemento = Metal. Entre o fim do outono e o início do inverno.



K'UEN = " A terra " - 3 forças Yin: A Mãe, a Terra e o feminino. Docilidade, sensibilidade e receptividade. Brandura e Elevação. Elemento = Terra. Entre o fim do verão e início do outono.



SUEN = " O Vento " - Yin Velho ou a filha velha. Este trigrama representa uma dificuldade inicial, mas com características de paz. Sensibilidade ao negociar e lidar com o todo; valorização da família, visando sempre o lado espiritual; grande força do inconsciente. A indecisão pode ser o seu ponto falho. Elemento = Madeira. Entre o fim da primavera e o início do Verão.



LI = " O Fogo " - A filha do meio, é um trigrama dependente, que suga a energia positiva dos demais, tem características de expressão, com raciocínio acima da média, extroversão, noção prática da realidade e tudo o que a envolve. São minuciosas, rígidas, chegando a ser frias e calculistas. energia neutra, Elemento = Fogo. Verão.



TUI = " O Lago " - Yin Jovem ou a Filha mais nova, trigrama da materialidade, de consciência e concepções lógicas, com forças de praticidade e poder de decisão, tem uma despreocupação com os objetivos da vida, chegando a aparentar inconsequência, libido, sensualidade, exageros e prazeres excessivos. Atividades constantes, em movimento. Elemento = Água, Outono.



KEN = " A Montanha " - Yang Jovem ou o Filho mais novo, trigrama que representa o lado sonhador do indivíduo, que realiza obras espirituais, que planeja, estuda, analisa, cria. A Paz, tranquilidade aliada à força. Elemento = Terra, fim do inverno e início da primavera.


K'AN = " A Água " - O filho do meio, representa o introspectivo, o solitário, o sensível. Mantém um desenvolvimento crescente, através de uma consciência avançada. Tem dinamismo e sabe os meios para alcançar seus objetivos. Talves a única falha, seja a falta de objetividade. Elemento = Água, inverno, Força feminina quebrada.



CHEN = " O Trovão " - Yang Velho, o Filho mais velho. Trigrama da força, atividade, movimento, praticidade, dinamismo e realização nas obras materiais. Trigrama de ascendência, prosperidade, vitória, reinvindicações. Favorece o pioneirismo. O herdeiro da sabedoria, o mensageiro, o que transmite e incita. Elemento = Madeira, Primavera.

Axé a todos
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco