Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Isha é uma palavra em sânscrito, e significa o estado de consciência




ORIGENS

isha é uma palavra em sânscrito, e significa o estado de consciência mais elevado, puro , verdadeiro, no qual experimentamos o infinito que somos na realidade. As técnicas do sistema isha são caminhos para esta iluminação, a expansão da consciência humana. São técnicas mecânicas, extremamente poderosas. Não se trata de uma religião, nem também meditação, e sua prática não requer misticismo. Muito pelo contrário são atitudes reais que vão fazer as pessoas voltarem ao estado puro do ser perfeito, conhecedoras de níveis maiores de consciência e por isso livres das angústias da vida cotidiana.

O Centro Isha, localizado em Santa Marta - Colômbia, é uma Organização Educativa, sem fins lucrativos dedicada a expandir a consciência mediante a prática e o ensinamento da Ascensão do Sistema Isha.

Sakti, Monja e diretora para América Latina do Centro Isha, recebeu o conhecimento destas técnicas, há alguns anos atrás, de uma antiga ordem de monges seguidores diretos do apóstolo João, para difundi-las somente agora que entramos numa nova era, num novo milênio, onde a humanidade está pronta para acordar, para começar a eleger o amor em lugar do medo.

Apesar de sua origem aparentemente religiosa, isha não é um movimento religioso nem levanta uma nova ideologia espiritual. Para praticar as técnicas do Sistema Isha, você não precisa renunciar à sua religião, uma vez que o que os ensinamentos buscam é ampliar o nível de consciência nas pessoas, para que possam focar o presente sem medos, sem complexos. Ou seja, aprender a viver no aqui e agora.

A proposta é manter as técnicas dentro da mais completa neutralidade para que possam ser utilizadas como um instrumento de trabalho interno, por pessoas de todas as crenças, sejam cristãos, judeus, budistas, espíritas, xamãs ou até mesmo ateus.

A prática das técnicas do Sistema Isha é direcionada a remoção do estresse da vida moderna, alívio das tensões, alinhamento do coração e da mente a fim de libertar e transcender as limitações e os medos que adquirimos desde a infância. Todas as técnicas até hoje conhecidas atuam retirando algumas folhas de cada vez da nossa árvore das limitações. O Sistema Isha vai direto na raiz dessa nossa árvore, explodindo-a, e com ela nossas limitações, estresses, angústias, depressões e medos de forma rápida e efetiva.

Soa mágico, mas não é. Consiste em aprender as quatro atitudes básicas de ascensão, o que vale dizer, concentrar-se em frases pontuais que permitem eliminar os medos e a infelicidade. "Quando praticamos as técnicas dizemos que estamos ascendendo. Isto significa que estamos nos elevando além de nossas limitações, dos medos e, estamos voltando a um lugar interno de amor, de consciência, que está muito além de nossa experiência humana".

Quem pratica sustenta que as técnicas não são místicas nem etéreas, mas ferramentas concretas para curar-se internamente. Esta técnica funciona com os olhos fechados. Assim se restabelece a harmonia do sistema nervoso central. "Quando estamos focados no amor, na gratidão, e no louvor, nos conectamos com as verdades universais. E isso passa a se reproduzir em nossa vida, que começa a mudar muito rapidamente, porque nossa percepção muda", explica Sakti e complementa: "quando a consciência se expande, todas essas coisas que já não nos servem mais, como o estresse, a negatividade e o medo, começam a desaparecer".

Mas além do que conceitualmente se explica, a verdade é que essas técnicas são um mistério para quem ainda não recebeu os ensinamentos. Os isha afirmam que todos estamos preparados para receber a informação, porém não basta obtê-las através da leitura de textos ou catálogos, é necessário que a recebamos de uma pessoa que tenha se preparado para isso, Isto é, um mestre.

Muitos isha, falam maravilhas dos processos que viveram desde que entraram nas ascenções. São mencionados até casos milagrosos, como de um senhor que padecia de câncer e se curou; ou o de uma jovem diagnosticada com depressão endógena e que após as ascenções, abandonou os medicamentos. Trazendo o tema para o cotidiano, os entrevistados asseguram que melhoraram em qualidade de vida, em assertividade e tranqüilidade.


AS TÉCNICAS DO SISTEMA ISHA
O ensinamento das Técnicas da Ascensão do Sistema isha é uma benção que há milênios vem sendo preparada para o despertar da humanidade. Essas técnicas foram doadas a mais de dois mil anos, por mestres a monges do Himalaia que desde então as têm praticado . Agora, com a chegada do terceiro milênio, o nível de consciência das pessoas no planeta está se elevando e é o momento propício para a divulgação dessas técnicas.
As Técnicas do Sistema Isha, são uma série de técnicas simples e profundamente efetivas que nos permitem Ascender, ou nos elevar além do estresse e das crenças auto limitantes. Enquanto isto ocorre, é possível estarmos plenamente centrados no nosso coração e reclamar nosso estado natural de liberdade e inocência. As Técnicas isha são extremadamente efetivas porque estão baseadas nos princípios fundamentais de Louvor, Gratidão e Amor, nos levando em direção ao nosso interior de uma maneira extremamente amável para a mente. Veja à seguir uma breve sinopse das técnicas de Ascensão conhecidas como Atitudes de Ascensão. Elas são completamente mecânicas, sem envolver nenhuma crença. Elas podem ser usadas por qualquer pessoa com qualquer formação ou idade, em qualquer situação ou hora vão funcionar.


AS 4 PRIMEIRAS ATITUDES DE ASCENSÃO
LOUVOR
A Atitude de Louvor é a mais básica e mais fundamental de todas as técnicas. Ela tem a qualidade de trazer nossa conscientização, facilmente, de volta ao momento presente. A Atitude de Louvor começa a curar a Fonte mais fundamental de todo o "estresse" e toda a miséria; a idéia de que existe algo errado em nossas vidas. Permite que qualquer pessoa a qualquer hora comece a se livrar dos hábitos limitantes de julgamento e condenação e resgata nosso direito inato a uma vida alinhada com a luz do louvor que se expande infinitamente.

GRATIDÃO
A Atitude de Gratidão, ao fluir naturalmente com o despertar do Louvor, começa a se opor as posições e julgamentos através dos quais observamos nossa relação com nosso universo objetivo, com nossos corpos e com o mundo à nossa volta. Enquanto os julgamentos que mantemos nestas áreas se dissolvem naturalmente através da Ascensão, nós nos reconectamos com o mundo como ele é, não como o percebemos. A Graça da conscientização fica livre para se mover em direção a e através de todas as áreas de nossas vidas físicas.

AMOR
A Atitude de Amor cura nosso relacionamento com a Fonte, o Ascendente, o Absoluto, o Infinito. Enquanto ainda existir o sentido de separação do Amor verdadeiro, há a possibilidade de sofrimento e dor. Estes julgamentos, mesmo que não conscientes, criam experiências de inutilidade e insatisfação em todas as áreas da vida, particularmente em nossos relacionamentos com os outros. A Ascensão dissolve a síntese mental ilusória da separação e a Realidade torna-se clara. O Amor é a presença real do próprio ser. Começamos a reconhecer a mais fundamental de todas as verdades; que nunca estivemos e nunca estaremos, separados da Fonte do Todo.

COMPAIXÃO
A Técnica da Compaixão contém, em forma de semente, a essência das três primeiras Atitudes de Ascensão e as une numa perfeita "esfera" ou grupo. A Compaixão verdadeira a companheira perfeita da expansão da consciência. É o subproduto natural de viver-se em harmonia com Louvor, a Gratidão e o Amor. Enquanto a consciência naturalmente se expande através da Ascensão, a Compaixão facilmente substitui o julgamento, primeiramente com relação a si próprio e finalmente com toda a criação. A técnica da Compaixão dá origem a esta experiência e cura nosso relacionamento com o resto da humanidade.


OS MESTRES ISHA
Os mestres isha são pessoas que têm dedicado a sua vida a se curar, para alcançar estados de consciência mais elevados, e estão dispostos a curar o mundo compartilhando esse conhecimento com seus semelhantes. Os mestres fazem alguns votos (os 5 primeiros são Ahimsa: não violência, Asteya: não roubar, Satya: praticar a verdade, Aparigraha: não ter apegos e Bramacharya: autocontrole). Vestem-se com as cores (branco, preto ou vermelho) segundo o enfoque de suas tarefas . E o mais importante, nutrem o desejo de crescer, serem verdadeiros e de compartilhar suas experiências.



A Monja Sakti é uma ex-cantora e compositora de sucesso da Austrália, país onde nasceu, trouxe para a América Latina, com Bhushana isha, os ensinamentos surgidos há dois mil anos nas montanhas do Himalaia. Para se dedicar à nova vida, abandonou a carreira há quatro anos, mas, como escreveu Alessandra Nahra, em um artigo para a revista Planeta, "mais parece uma pop star. É uma morena alta, bonita e comunicativa: uma monja do novo milênio". E foi como uma pop star que ela fez soar os primeiros acordes dessa nova música no lado de baixo do Equador. Na Venezuela e na Colômbia já são milhares vibrando no mesmo som. Sakti e suas discípulas Narashamsa e Bhairavinanda conquistaram também os brasileiros.



O SISTEMA ISHA NO BRASIL
No Brasil, os praticantes estão concentrados em São Paulo e Rio de Janeiro. O que está atraindo e fazendo crescer o número de adeptos é a "cura" para os males causados pelo estresse e a descoberta do código de acesso para a expansão da consciência, que remete o iniciado a uma espécie de nirvana que mora adormecido em cada um de nós. Algumas pessoas conhecidas do público, vêm trilhando este caminho.



A apresentadora do programa de TV: Alternativa Saúde - (GNT) Patricya Travassos, considerada a "madrinha" do movimento no país é uma delas. Adepta recente dos ensinamentos, após receber a Monja Sakti para uma entrevista em seu programa, afirma que ficou literalmente encantada, primeiro, pela simpatia, luz e energia que ela irradia. Depois pelo seu aspecto que em nada lembra uma monja dentro dos padrões a que estamos acostumados. Quando a entrevista foi ao ar, bateu todos os recordes de interesse, procura, e-mail e telefonemas, o que provou que o que aconteceu durante o programa ficou registrado e impressionou o público da mesma forma que a ela e a sua equipe.



Jaya, Mestre das Técnicas do Sistema Isha, se veste de vermelho permanentemente devido a ter tomado votos isha. Jaya significa: a deusa da vitória, a deusa guerreira que reina com o seu coração e conquista as limitações da mente. Antes de dedicar-se à prática e ensino destas Técnicas ela era médica, dançarina e professora de dança do ventre. Já viajou pelo Chile, Argentina, Uruguai, Colômbia e Brasil, ensinando e apoiando os "ascenders" (como se chamam carinhosamente as pessoas que praticam as Técnicas). E agora, graças ao intenso desejo e entusiasmo dos brasileiros, está aqui, pronta a passar essas técnicas maravilhosa.

Axé a todos
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco