Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Virgem: signo mutável feminino do elemento terra, regido por Mercúrio.



Virgem: signo mutável feminino do elemento terra, regido por Mercúrio.

Anatomia: intestinos, umbigo, plexo solar, sistema nervoso, abdômen, aparelho digestivo, duodeno.

Virgem é aquele que analisa, cataloga, separa, discrimina, vê os detalhes e defeitos, aponta o erro, critica. Ele veio colocar ordem onde houver o caos; e está pronto para servir, porque só o trabalho engrandece. Nasceu para servir, não para liderar. Seu melhor papel pode ser o de assistir o líder, mas não e de enfrentar e se expor. Não gosta de pressões e prefere se adaptar às circunstâncias; numa posição subordinada, ele tem mais condições de ajudar, consertar, informar.

Quando aprende, começa a se compreender, a ter suas recompensas materiais e a compreender os outros, oferecendo-lhes sua doçura e inteligência, sem procurar tirar vantagens.

Pode ter inseguranças na área afetiva pois é muito sensível (não me toques), e se refugiar em trabalho ou dentro de si mesmo. Ou pode assumir uma forma de defesa criticando e exigindo; ou deixando de lado toda sua reserva e castidade. Pode passar uma impressão de frieza, talvez como reação aos excessos de Leão, o signo anterior. Sente que é vulnerável e procura se conhecer, analisar seus desejos e motivações, tornando-se voltado para dentro e pouco se expondo ao exterior, porque não sabe se expressar "lá fora". Pode, então, depreciar-se, ficar tímido, ter medo de ser notado.

Virgem é prático, ama a natureza, o conforto, sabe planejar e nada lhe escapa; seu senso de proporção é muito bem desenvolvido e é capaz de ouvir conselhos. Costuma ter boa memória e é eficiente, tão eficiente que tem dificuldades em relaxar. Às vezes parece uma criança que apanhou porque errou e não quer apanhar de novo. Sabe seguir fórmulas, corrigir situações, tem senso de valor de economia. Virgem é o know-how, instrumentalizar e utilizar; a sensação de que está se saindo bem.

A alimentação e a saúde são grandes preocupações do signo. Conhece os remédios instintivamente e pode se interessar por terapias alternativas, dando valor ao remédio oral.

É o eterno aprendiz; não se entedia porque está interessado e é capaz de fazer um longo trabalho rotineiro. Tem orgulho daquilo que faz; prefere trabalhar dentro de um sistema porque não é solitário, quer pertencer a algo maior. Respeita a autoridade. Tende a ter medo do desconhecido e julga o futuro pelo que viu no passado. É seu grande mérito pegar algo feio e grosseiro e transformar em brilhante. É seu grande defeito achar que sabe mais do que todo mundo. Quando for dormir, deve colocar as preocupações para fora e fim de que possa amanhecer de cabeça fresca. Não cultivar seus aborrecimentos como se fossem plantinhas a serem regadas todos os dias.

Pelo lado negativo, a auto-prostituição, quando só se volta para o que é prático, útil e eficiente, esquecendo-se de sentir, de aceitar os outros numa abertura total porque os outros são desconhecidos e isso lhe causa temor. Fecha-se e/ou adoece (hipocondria), ou se mata de trabalhar. Vira burocrata, não tem a menor disponibilidade humana, está integrado ao sistema.

O trabalho vira o mais importante, torna-se impessoal: não existe a pessoa, existe o fazer algo e ter sucesso ou fracassar. Competência e incompetência, conforme o resultado do trabalho; não mais o amor ao trabalho, mas ser obrigado a ganhar o pão de cada dia para sobreviver; aí, o enquadramento excessivo às normas, à obediência, à conveniência. É o profissional que vai ter seus rituais próprios, a roupa certa que vai usar, as imagens que deve passar aos clientes, ao patrão, às outras pessoas, em vez de real interesse pelo que está fazendo. Vê-se isso, por exemplo, na diferença de postura do médico quando atende em seu escritório particular e quando atende num serviço público. O motivador do trabalho é o status, o trabalho passa a ser sinônimo de dinheiro, o aperfeiçoamento profissional apenas como uma forma de ganhar cada vez mais.

Características positivas: diligente, estudioso, científico, metódico, discriminativo, apurador de fatos, exigente, asseado, humano, busca a perfeição.

Características negativas: crítico, mesquinho, melancólico, egocêntrico, tem medo da doença e da pobreza, difícil de agradar, pedante, cético, acha que sabe mais que todo mundo.

Ação mórbida: vermes, diarréia, problemas de alimentação, tendência vegetariana e dietas, mania de tomar remédios, hipocondria, cólicas, não deve comer aborrecido.

Axé a todos
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco