Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

sábado, 28 de novembro de 2009

Preces e orações Umbandistas



As preces e orações

As preces e orações são realizadas naqueles momentos em que estamos em comunhão com o nosso "Pai Criador" ou nossos Mentores Espirituais, visando a louvação, pedido e agradecimento de graças alcançadas.
A melhor e mais eficaz prece é aquela que falamos ou dizemos através de nossos pensamentos, sentimentos e, por conseqüência, de nossas ações. Se uma imagem representa mil palavras, uma boa ação em relação ao nosso ambiente, envolvendo pessoas e coisas, representarão mil preces.
As preces devem ser ditas com aquilo que pensamos e sentimos num determinado momento, evitando alguns modelos que podem não representar efetivamente o que passamos. Mas, alguns têm, por algum motivo, dificuldade de expressar o seu pensamento e sentimento, precisando num momento inicial, de uma estrutura formatada de prece para conduzir o seu "Eu espiritual" ao "Cosmos". Não é demérito a utilização daquilo que está disponível, pois o que será mais levado em conta é o sentimento, ou melhor, a emoção colocada naquilo que está sendo verbalizado.
As vezes, especialmente quando ficamos mais maduros, devido a nossa própria formação, cremos que temos de fazer grandes elaborações, justificando-se perante ao Plano Espiritual e perdemos de vista aquela inocência e praticidade das crianças, pois quando queremos achar a melhor fórmula, perdemos de vista a intimidade das crianças com os Planos Superiores. As crianças, de forma bem simples, chegam lá! "Deus, tudo bem, obrigado pelo dia de hoje e as coisas boas que fiz hoje. Até amanhã." Simples, não? Mas a emoção colocada nestas simples palavras é que farão a diferença.
Originado numa das raízes do Movimento Umbandista da atualidade, o Catolicismo, temos um cem números de preces, que certamente é de conhecimento de quase todas as pessoas, a exemplo do Pai Nosso e Ave Maria. Devemos utilizá-las? Certamente! Pois são mais que antológicas. Expressam forças, tanto verticais, quanto horizontais. Assim, ao realizar uma prece, mesmo que percebida como "comum", coloque a sua emoção naquilo que está sendo dito e a Espiritualidade, de acordo com o seu merecimento, estará ouvindo e conduzindo para a melhor conclusão.
Para auxílio, abaixo, há dois modelos que o auxiliarão em expressar os seus pensamento e sentimentos. E, não se esqueça, de que você tem a responsabilidade de ajustar o que você diz ao que você pensa e sente.
Não se esqueça de que prece é magia, pois se está processando a "força do verbo", num determinado momento, expressando uma vontade.

Prece matutina e noturna

Oh! Zamby de Pai Velho; Oh! Tupã de Caboclo; Oh Yre-Ayê de Criança;

Meu Senhor, sabedor da origem de destino de todas as coisas Vós sois o bálsamo misericordioso para as nossas mazelas espirituais, astrais e físicas. A Vós é devida a primeira saudação da manhã, e a última saudação do dia, pela renovação de nossas esperanças e das energias durante o repouso.

Oh! Meu Deus, Vós sois o equilíbrio que ajusta as forças do universo;

Oh! Meu Deus, Vós sois o mais eficaz dos remédios;

Oh! Meu Deus, Vós sois a infinita bondade e compreensão para as criaturas angustiadas;

Oh! Meu Deus, permita que os bons espíritos, executores de Vossos desígnios, através dos Mentores que me assistem nesta jornada possam auxiliar-me a ajudar ao próximo, como se fosse para mim mesmo a graça ser alcançada; auxiliar-me a ser perceptivo, coerente, perspicaz e eficiente, em meus pensamentos sadios, sentimentos puros e ações harmônicas em prol do nosso próximo.


Oh! Meu Deus, permita que os bons espíritos, executores de Vossos desígnios, através dos Mentores que me assistem nesta jornada possam auxiliar-me a através do conhecimento, para vencer minha ignorância; auxiliar-me através da coragem, para combater meus defeitos; auxiliar-me a irradiar a paz, sobre a violência; auxiliar-me na saúde, para vencer os meus vícios; auxiliar-me na humildade, para ofuscar minha vaidade; auxiliar-me na força, para neutralizar aqueles que querem ou desejam meu ocaso.

Oh! Meu Deus, permita que os bons espíritos, executores de Vossos desígnios, através dos Mentores que me assistem nesta jornada possam auxiliar-me a compreender:

O Poder da Essência Divina através da fortaleza, transformando a ira em paciência;
O Poder Oculto da Palavra através do respeito, transformando a leviandade em firmeza;
O Poder supremo através do entendimento, transformando o receio em esperança;
O Poder do Conhecimento através da sabedoria, transformando a soberba em humildade;
O Poder do Fogo Serpentino Regenerador através da pureza, transformando a luxúria em castidade;
O Poder da Vontade através do conselho, transformando o arrebatamento em prudência;
O Poder do Pensamento Criador através da justiça, transformando o egoísmo em generosidade;
Oh! Meu Deus, permita-me a seguir e cumprir esta jornada, cujo compromisso foi assumido antes do último primeiro hausto neste plano.

Pai, olhe Teu filho e (faça a sua louvação ou o seu pedido ou seu agradecimento)

Maná, Ashé e sua Benção,

Seu Filho...

Prece a Ogum

Pai, que minhas palavras e pensamentos cheguem até vós em forma de prece e que sejam ouvidas. Que esta prece corra mundo e universos, chegando aos necessitados em forma de conforta para suas dores. E corra os quatro cantos da terra, chegando aos ouvidos dos meus inimigos em forma de brado e advertência, pois sou filho de Ogum e nada temo.

Ogum, padroeiro dos agricultores e lavradores, fazei com que minhas ações sejam sempre férteis como o trigo que cresce e alimenta a humanidade em suas ceias espirituais.

Ogum, senhor das estradas, fazei de mim um fiel andarilho e seguidor do teu exército. Que na minha caminhada somente encontre vitórias e mesmo quando aparentemente derrotado seja um vitorioso, pois nós, os vossos filhos, não conhecemos derrotas. Porque sendo Ogum o orixá das batalhas, nós, os vossos filhos, conhecemos a luta – como esta que travo agora –, e com fé na tua intercessão a vitória será certa.

Ogum, meu grande protetor, fazei com que o meu dia de amanhã seja tão bom quanto o de ontem e hoje; que minhas estradas estejam sempre abertas; que no meu jardim somente existam flores; que os meus pensamentos sejam sempre bons; e que aqueles que me procuram consigam sempre remédio para seus males.

Ogum, vencedor de demandas, que todos que cruzarem a minha estrada que o façam com o propósito de engrandecer, cada vez mais, a ordem dos cavaleiros de Ogum. Pai, daí luz aos meus inimigos, pois se eles me perseguem é porque vivem nas trevas e, na realidade, só perseguem a luz que vós me destes.

Senhor, me livra das pragas, doenças, pestes, dos olhos grandes, da inveja, das mentiras e vaidades que só levam a destruição. E que todos aqueles que ouvirem esta prece, ou quem a tiverem em seu poder, esteja livre das maldades do mundo.

Ogum, que eu possa sempre dizer àquele que me pedem a bênção: meu Pai me abençoe.

Axé a todos
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco