Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Iemanjá - vou dar 7 pulinhos nas ondas do mar


Iemanjá





Queridos irmãos, as vezes fico me perguntando, muitos tem pavor ao Espiritismo, alguns falam que somos todos macumbeiros, mas que coisa estranha eu vejo na passagem do ano, eu viajo para a Praia, fico as vezes ali observando tudo, vejo muitas flores lançadas ao mar, vejo que muitos estão felizes e a sua primeira opção de ano novo é pular 7 ondas em homenagem a Iemanjá, acho muito bonito isso mas o feio de tudo isso é não procurar dizer a todos que saudou nossa mãezinha querida como a sua maior protetora no início do ano. No entanto, nunca é tarde para derrubar dogmas e explicar claramente essa questão.

Não importa a crendice popular mas nossa querida Mamãe Iemanja agradece e retribui o afeto.
Agora vamos falar sobre a questão da data de comemoração do dia 8 de dezembro, O sincretismo que ainda é utilizado tanto na Umbanda como no Candomblé, faz surgirem dúvidas como essa: - Afinal dia 8 de Dezembro é de Iemanjá ou Oxum? – Respondo: - Depende do sincretismo que sua casa adotou.
Vejamos: Em milhares de terreiros em São Paulo, Iemanjá é sincretizada com Nossa Senhora da Conceição que é louvada no dia 8 de Dezembro. Já em outras regiões, como a Bahia, por exemplo, o sincretismo se faz com Nossa Senhora dos Navegantes, cujos festejos ocorrem no dia 2 de Fevereiro, ou seja, é uma questão de regionalismo sincrético.


Isso muda alguma coisa para nós, integrantes da Umbanda e do Candomblé? Não! Na realidade tanto em um dia como em outro, nossas homenagens são para Iemanjá, a rainha do mar, que nada tem a ver com as santas citadas (que na verdade é apenas uma - Maria, a mãe de Jesus- apesar do plural ). Apenas seguimos o calendário católico para que haja uma data de louvor à grande mãe dos Orixás. Ninguém está errado desde que tenhamos em mente as diferenças existentes entre a Orixá e a Virgem. Louvamos ambas. Porque não? 

Pule as ondinhas do mar, agradeça e peça o que você quiser, pois você esta no reino desta Orixá mãe de todos filhos e Rainha do Mar.

Publicar postagem
Salve todos Irmãos de Fé
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco