Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

OS EXUS E OS GUARDIÕES


OS EXUS GUARDIÕES
  

Das entidades de umbanda Exu é que mais polêmica e discussão geram entre curiosos e até mesmo integrantes dos Cultos de Umbanda.
Exu não é uma entidade trevosa que realiza desejos escusos. Exu não tem nada a ver com as imagens comercializadas. Não é vingativo, violento e cruel.  Não tem “pé” de bode. Não tem rabo e nem chifres. Não come galinha ou carnes cruas. Nem bebem até deixar seus “cavalos” sem condições de andar.
Exu, na realidade é guardião da Luz para as Sombras, e das Sombras para as Trevas, e é ele que combate às entidades que possuem as formas mais horrendas e esquisitas. Estes seres ainda encravados no mal são os chamados KIUMBAS e são violentos, vingativos e cruéis.
E como reconhecer um Exu de fato e de direito? Simples:
Exu de Umbanda não fala palavrões de deixar cabelo em pé, não é “doidinho” por marafo (pinga) e sangue e não aceita entregas em encruzilhadas de rua ou cemitérios. Quem aceita estas coisas nestes locais, são os já citados Kiumbas, que são os que gostam de galo e galinha pretos na encruza.
Portanto CUIDADO irmão de fé, não ofereça sangue ou animais nas ruas, pois poderá levar estas entidades para suas casas, o que lhe trará os maiores dissabores e problemas.
Os preceitos para Exu são entregues nas encruzilhadas das matas e campina, e sempre com elemento sutis. Exu de Umbanda não pode ser comprado com bagatelas e Exu nenhum de verdade aceita realizar trabalhos para matar ou prejudicar alguém.
Como sabemos Exu é justo, ou seja, está ligado aos conceitos do “Quem deve paga, e quem merece recebe”. Por isso não existe aquela história de fazer amizade com Exu, para conseguir isto ou aquilo. Com isso, não queremos dizer que Exu é uma entidade boazinha, mas pensem um pouco, que lógica tem baixar em um terreiro Caboclo, Pai-Velho, Criança para fazer a caridade, e no mesmo terreiro baixar Exu para praticar o mal.
Por isso devemos tomar cuidado com o que pedimos para Exu, pois quem não sabe o que pede, não sabe o que quer, e o que irá receber, e muito menos o que MERECE receber. Exu só trabalha com o consentimento de entidades superiores e única e exclusivamente dá alguma coisa a alguém se o merecimento deste alguém estiver de acordo com a Justiça Kármica.
Outra distorção que existe é a respeito do Exu Sra. Pomba-Gira. Este é um Exu feminino e muitos a colocam com se fosse prostituta, uma mulher da vida. A Sra. POMBA GIRA É UMA EXU GUARDIÃO DOS MAIS SÉRIOS em de promover a bagunça à orgia, como muitos desejam, ela combate todas as perturbações relacionadas com o lado sexual, combatendo os Magos Negros e seus Kiumbas.

Assim como na Umbanda existem sete Orixás Menores Chefes de legião, na Kimbanda (que muitos confundem com Magia Negra e praticas da Kiumbanda) existem sete Exus Guardiões da Luz para as sombras que são:

ORIXÁS
EXUS GUARDIÕES
ORIXALÁ
EXU Sr. DAS 7 ENCRUZILHADAS.
OGUM
EXU Sr. TRANCA-RUAS.
OXÓSSI
EXU Sr. MARABÔ.
XANGÔ
EXU Sr. GIRA MUNDO.
Yorimá
EXU Sr. PINGA-FOGO.
YORI
EXU Sr. TIRIRI.
Srs Exus e suas falanges
Sr. Sete Encruzilhadas : Exu de serventia de Oxalá, trabalha nos entrecruzamentos vibracionais rompendo barreiras de toda e qualquer ordem, abrindo caminhos fechados no âmbito material ou astral, corta demandas, ações contundentes sobre o corpo astral ou de atuação espirítica "mandada", na atuação de vários negativos e descargas em especial aos Filhos de Oxalá.
 Quadro da Vibração espiritual de linha de Oxalá

Caboclo Urubatão da Guia
representa a Vibração Espiritual
Exu Sete Encruzilhadas
Caboclo Guaracy
intermediário para Ogum
Exu Sete Poeira
Caboclo Guarany
intermediário para Oxóssi
Exu Sete Capas
Caboclo Aymoré
intermediário para Xangô
Exu Sete Chaves
Caboclo Tupy
intermediário para Yorimá
Exu Sete Cruzes
Caboclo Ubiratan
intermediário para Yori
Exu Sete Pembas
Caboclo Ubirajara
intermediário para Yemanjá
Exu Sete Ventanias
Sr. Tranca Ruas :  Exu de  serventia de Ogum -  no corte de negativos e desmancho ou neutralização de trabalhos de baixa magia trabalha também fechando o caminho das almas insubmissas que não querem ou não conseguem enxergar a luz. Sua falange também atua em abrir caminhos fechados, cortam correntes de intrigas, ódios, vinganças, liberam cargas negativas de casos afetivos conturbados, e realizam descargas gerais ou desimpregnação com os filhos de Ogum

Caboclo Ogum de Lei
representa a Vibração Espiritual
Exu Tranca Ruas
Caboclo Ogum Rompe Mato
intermediário para Oxossi
Exu Veludo
Caboclo Ogum Beira Mar
intermediário para Xangô
Exu Tira-Toco
Caboclo Ogum de Male
intermediário para Yorimá
Exu Porteira
Caboclo Ogum Megê
intermediário para Yori
Exu Limpa-Tudo
Caboclo Ogum Yara
intermediário para Yemanjá
Exu Tranca-Gira
Caboclo Ogum Matinata
intermediário para Orixalá
Exu Tira Teima
Sr.Marabô Exu de serventia de Oxossi - tem sua legião trabalhando no corte de trabalhos de magia negra. Sua poderosa legião também atua no corte de trabalhos ou correntes negativas em pessoas que sintam-se atingidas por espíritos perturbadores - Kiumbas, promovem descargas em pessoas atingidas por despeitos com repercussão no emocional (queda de posição financeira, desemprego etc.), cortam demandas de saúde física e mental e descarga nos filhos de Oxossi.

Caboclo Arranca Toco
representa a Vibração Espiritual
Exu Marabô
Caboclo Cobra Coral
intermediário para Xangô
Exu Capa Preta
Caboclo Tupynambá
intermediário para Yorimá
Exu Lonan
Caboclo Jurema
intermediário para Yori
Exu Bauru
Caboclo Pena Branca
intermediário para Yemanjá
Exu das Matas
Caboclo Arruda
intermediário para Orixalá
Exu Campina
Caboclo Araribóia
intermediário para Ogum
Exu Pemba
Sr. Gira-mundo: Exu de serventia de Xangô, trabalha no corte de negativos e desmancho de trabalhos de baixa magia cortando correntes numa situação tormentosa, de correntes de atrito de ordem astral percebendo-se males cardíacos; desenrola (dentro da linha justa) casos arrastados na justiça tendo trabalhos de magia interferindo no andamento e descarga e desimpregnação nos filhos de Xangô.

Caboclo Xangô Kaô
representa a Vibração Espiritual
Exu Gira-Mundo
Caboclo Pedra Preta
intermediário para Yorimá
Exu Meia-Noite
Caboclo 7 Cachoeiras
intermediário para Yori
Exu Quebra Pedra
Caboclo 7 Pedreiras
intermediário para Yemanjá
Exu Ventania
Caboclo Pedra Branca
intermediário para Orixalá
Exu Mangueira
Caboclo 7 Montanhas
intermediário para Ogum
Exu Corcunda
Caboclo Agodô
intermediário para Oxossi
Exu das Pedreiras
Sr. PINGA FOGO : Exu de serventia de Yorimá (Pretos-Velhos "o primado da Magia"). Este chefe de Legião tem sua característica no trabalho que realiza no corte de bozós - trabalhos de magia negra na calunga(cemitério, casa grande, reino do pó etc.). Também atua no corte de correntes vindas de almas penadas, aflitas, desesperadas. Corta tudo que for relacionado que se usa menga, ejé (sangue) de sacrifícios de animais, bonecos, agulhas, dedal, alfinete, enfim, tudo que se relaciona com o Reino do Bruxedo. São conhecidos como Exus das Almas, tão decantados, mal interpretados e mistificados. Um exemplo de atuação dos exus das almas é exatamente no cemitério pois lá entra quem já não pode sair e muitas vezes não queria estar lá (também acontece de não saber do que acontece mas aí é um outro caso) então se renegam e tentam "tumultuar"; outro sim, seres e larvas astrais que desejam mais do que nunca reformarem seus corpos astrais necessitam de carbono e onde há muito carbono? Isso, lá na calunga, com sangue, vísceras e tudo o que pode ser usado por eles para se "alimentarem". Também estão, os exus das almas, onde há cruzeiros, profusão de sangue (abatedouros) e em portais de comunicação com outros mundos.

Pai Guiné
representa a Vibração Espiritual
Exu Pinga-Fogo
Pai Congo D'Aruanda
intermediário para Yori
Exu do Lodo
Pai Arruda
intermediário para Yemanjá
Exu Brasa
Pai Tomé
intermediário para Orixalá
Exu Come-Fogo
Pai Benedito
intermediário para Ogum
Exu Alebá
Pai Joaquim
intermediário para Oxossi
Exu Bará
Vovó Maria Conga
intermediário para Xangôi
Exu Caveira
 Sr. Tiriri :Estes exus de serventia das Crianças trabalham cortando correntes passionais, de falsidade, traições e vencem demandas que alteram a paz interior; desmancham trabalhos onde se usa animais sacrificados e combatem os kiumbas que queiram se passar por Exu Mirim, fato muito NORMAL em algumas casas de "santo". Seu corpo astral os permite se infiltrar por onde muitos não conseguem, muito respeitados em face de sua aparência pois realizam verdadeiros "milagres" quando invocados, eu escrevi invocados - COITADOS DAQUELES QUE EVOCAM EXU!

Tupanzinho
representa a Vibração Espiritual
Exu Tiriri
Yariri
intermediário para Yemanjá
Exu Mirim
Ori
intermediário para Orixalá
Exu Toquinho
Yari
intermediário para Ogum
Exu Ganga
Damião
intermediário para Oxossi
Exu Manguinho
Doum
intermediário para Xangô
Exu Lalu
Cosme
intermediário para Yorimá
Exu Veludinho
Sra. Pomba Gira:Se você, estimado irmão, que está lendo estas despretensiosas linhas, fruto de pesquisa e esforço, convive ou já viu ou até mesmo ouviu falar em mulheres promíscuas que se esbaldam quando seus companheiros (se casadas) saem pra trabalhar ou aquelas moçoilas que não podem ver um "calçudo" que voam pra cima e colocam a culpa na "Pomba-Gira que está querendo sua frente", podem acreditar...não é nada disso! Pasmem! Isso é fruto duma mente doente que não tem onde se calçar ou sem-vergonhice mesmo! Em primeiro lugar, as entidades espiríticas que tomam esse nome (não sendo os pobres kiumbas) não são a Mulher de seis homens e sim a ÚNICA mulher dentre os seis. Seus serviços abrangem muitas áreas e dentre as quais se destacam o frenamento de íncubos e súcubus (vampiros machos e fêmeas que se alimentam de baixas paixões) e cuidado você irmão, que depois de uma exaustiva jornada de trabalho, dá uma passadinha naquela "Casa de Massagem" pra tomar sua cervejinha e relaxar, deixando a pobre de sua mulher em casa cuidando de seus filhos ou de sua roupa; atente para o cuidado daquela "passadinha" no prostíbulo...Esta Senhora tem um "cuidado especial" pra você no outro lado. Cortam magias de amarrações, trabalhos para desmanchar casamentos e descarga nos filhos de Yemanjá.

Cabocla Yara
representa a Vibração Espiritual
Exu Pomba-Gira
Cabocla Estrela do Mar
intermediário para Orixalá
Exu Carangola
Cabocla do Mar
intermediário para Ogum
Exu Má-Cangira
Cabocla Indayá
intermediário para Oxossi
Exu Nanguê
Cabocla Iansan
intermediário para Xangô
Exu Maré
Cabocla Nanã Burukum
intermediário para Yorimá
Exu Gererê
Cabocla Oxum
intermediário para Yori
Exu do Mar
material retirado da internet & Material retirado do livro: CULTURA UMBANDÍSTICA -  Brasão de Freitas / Roger T. Soares / William C. Oliveira.-Ed. Ícone - 1994.

Os Exus

Os Exus estão também, divididos em hierarquias. Onde temos Exus muito ligados aos Orixás Menores até aqueles Exus ligados aos trabalhos mais próximos às trevas.

Os exus dividem-se hierarquicamente, em três planos ou três ciclos e em sete graus.

A divisão está formada "de cima para baixo" :


- TERCEIRO CICLO 

Contém o Sétimo, Sexto e Quinto graus.
Neste Ciclo, encontramos os:
Exus Coroados: são aqueles que tem grande evolução, já estão nas funções de mando. São os chefes das falanges. Recebem as ordens diretas dos chefes de legiões da Umbanda. Poucos são aqueles que se manifestam em algum médium. Apenas alguns médiuns, bem preparados, com enorme missão aqui na Terra, tem um Exu Coroado como o seu guardião pessoal. São os guardiães chefes de terreiro. Não mais reencarnam, já esgotaram há tempos os seus karmas.
Sétimo Grau - Estão os Exus Chefe de Legião e para cada Linha da Umbanda, temos Um Exu no Sétimo Grau, portanto, temos Sete Exus Chefes de Legião

Sexto Grau - Estão os Exus Chefes de Falange. São Sete Exus Chefes de Falange subordinados a cada Exu Chefe de Legião, portanto, temos 49 Exus Chefes de Falange.

Quinto Grau - Estão os Exus Chefes de Sub-Falange. São Sete Exus Chefes de Sub-Falange subordinados a cada Exu Chefe de Falange, portanto, são 343 Exus Chefes de Sub-Falange.



SEGUNDO CICLO 

Contém o Quarto Grau.
Exus Cruzados ou Batizados: são subordinados dos Exus Coroados. Já tem a noção do bem e do mal. São os exus mais comuns que se manifestam nos terreiros. Também, tem funções de sub-chefes. Fazem parte da segurança de um terreiro. O campo de atuação destes exus está nas sombras (entre a Luz e as Trevas). Estão ainda nos ciclos de reencarnações.
Quarto Grau - Estão os Exus Chefes de Agrupamento. São Sete Exus Chefes de Agrupamento e estão subordinado a cada Exu Chefe de Sub-Falange, portanto, são 2401 Exus Chefes de Agrupamento.



PRIMEIRO CICLO 

Contém o Terceiro, Segundo e Primeiro Graus.
Temos dois tipos de Exus neste ciclo :
Exus Espadados - São subordinados do Exus Cruzados. O seu campo de atuação encontra-se entre as sombras e as trevas.

Exus Pagãos - São subordinados aos exus de nível acima. São aqueles que não tem distinção exata entre o bem e o mal. São conhecidos, também como "rabos-de-encruza". Aceitam qualquer tipo de trabalho, desde que se pague bem. Não são confiáveis, por isso.
São comandados de maneira intensiva pelos Exus de hierarquias superiores. Quando fazem algo errado, são castigados pelos seus chefes, e querem vingarem-se de quem os mandou fazer a coisa errada.

São ex-kiumbas, capturados e depois adaptados aos trabalhos dos Exus.

O campo de atuação dos Exus Pagãos, são as trevas. Conseguem se infiltrar facilmente nas organizações das trevas.

São muito usados pelos Exus dos níveis acima, devido esta facilidade de penetração nas trevas.
Terceiro Grau - Estão os Exus Chefes de Coluna. São Sete Exus Chefes de Coluna e estão subordinados a cada Exus Chefes de Agrupamento, portanto, são 16807 Exus Chefes de Coluna.

Segundo Grau - Estão os Exus Chefes de Sub-Coluna. São Sete Exus Chefes de Sub-Coluna e estão subordinados a cada Exu Chefe de Coluna, portanto, são 117649 Exus Chefes de Sub-Coluna.

Primeiro Grau - Estão os Exus Integrantes de Sub-Colunas e são milhares de espíritos nesta função.
Saravá a todos
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco