Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Umbanda Sagrada



A Umbanda é uma religião, como tantas outras, mas tem a particulariedade de ser especial para quem a "visita" pela primeira vez. A Umbanda tem magia, luz e esperança. Existem muitos preconceitos com as religiões Afro-Brasileiras. Pelas magias negras que se praticam, pelos lucros que tiram delas, pela imensa procura do comum mortal, tornam-se vulgares. Afirmo que a Umbanda não faz Magia Negra! Ela tem origem nos indígenas (índios), que é um povo muito sábio, possuidor de magia através das ervas e grandes lutadores. Sim... grandes guerreiros, pelo preconceito, pela forma de viver, por tudo, até mesmo porque têm o que os outros não têm, conhecimento da natureza. No tempo da escravatura, os negros cultuavam os seus Santos... mas como foram proibidos pelos seus "senhores" de praticarem os seus rituais, decidiram inteligentemente, associar os Orixás aos Santos Católicos. Sendo assim e, como exemplo, temos a Santa Bárbara, que para nós corresponde a Iansã (Grande guerreira); Jesus ou Deus a Oxalá; São Sebastião a Oxóssi (o Orixá das Matas); S. Jorge a Sr. Ogum, o nosso grande guerreiro, N. Srª da Conceição (OXUM), Yemanjá (Rainha do Mar) e por aí adiante. A minha busca era constante... não obtinha respostas, não sabia como lidar com determinadas situações. Já estava a ser difícil coordenar as minhas intuições, porque elas eram tão rápidas e certas que até a mim me assustavam. Iniciei ou continuei a caminhada. Continuei!! Porque foi um trilho que traçaram e não continuaram e, cabe-me a mim levá-lo adiante. Muitas pessoas não acreditam ou acham pouco provável, mas é verdade... na Umbanda sinto-me em casa porque as minhas origens são indígenas. O meu bisavô paterno era índio. E antes dele, tenho os negros da minha família.... das senzalas... uma excelente combinação! Que tanto me orgulha! Uma vez que abrimos o nosso caminho espiritual, estamos susceptíveis a qualquer vibração boa ou menos boa. Mas aprendemos a lidar com isso. No entanto, ainda há muita gente das minhas relações que se assusta. Porquê? Porque quando é necessário falarmos alguma coisa que até então não tínhamos coragem, conseguimos, ou quando alguém precisa de ajuda, temos sempre alguma entidade do nosso lado a dizer: "diz isto, ou aquilo. Ele ou ela é assim... deve fazer assim..." E até podemos não conhecer a pessoa com quem falamos, mas na realidade acontece. Hoje sinto que não receio nada. Sou capaz de enfrentar o meu inimigo com um sorriso. Sinto-me realizada quando ajudo alguém, quando dou uma esmola a um pedinte, quando atravesso um invisual... sinto-me bem... Todos os dias que vivo procuro respostas. E, li um dia destes uma frase escrita por alguém que me diz muito que me fez rir, no entanto, demonstra a sua insegurança na vida. A frase era a seguinte: " O medo desaparece com o amor e, o amor mete medo". Se sentimos medo e somos amados, logo somos protegidos... não há que sentir qualquer medo, receio.. porque existe sempre uma cara metade, ou um amigo, que nos ouve, protege, aconselha e nos ama. O amor mete medo?? Claro que não... o amor dá-nos tudo de bom que existe... faz-nos rir, sentir, chorar porque estamos felizes, fortalece-nos e ilumina-nos. NADA METE MEDO!! Fica aqui a mensagem... Em conclusão, antes de falarem ou serem pouco receptivos às práticas dos outros, conheçam, esclareçam e coloquem as dúvidas. A Umbanda só tem como finalidade ajudar ,iluminar...e dar muito amor... Saravá a Umbanda!!

Salve todos Irmãos de Fé
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco