Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

domingo, 24 de janeiro de 2010

ORIXÁS MAIS CULTUADOS NA UMBANDA


ORIXÁS MAIS CULTUADOS NA UMBANDA

Não temos a pretensão de ensinar nada,só queremos contribuir um pouco mais para divulgar a nossa Umbanda. Falaremos sobre cada uma das vibrações: A nossa Umbanda sete linhas ou vibrações que nunca pode ser confundidas com os santos católicos. Começaremos então a dar a identificação das sete vibrações que são elas:
1-VIBRAÇÃO DE ORIXALÁ (OXALÁ)
2-VIBRAÇÃO DE YEMANJÁ
3-VIBRAÇÃO DE XANGÔ
4-VIBRAÇÃO DE OGUM
5-VIBRAÇÃO DE OXOSSI
6-VIBRAÇÃO DE YORI
7-VIBRAÇÃO DE YORIMÁ


OXALÁ Considerado pai de todos os orixás é o senhor do branco, da pureza, e da paz equilíbrio positivo do universo orixá mais velho foi o primeiro a ser criado transmite a seus filhos sua característica mais soberbas: calma respeitabilidade, força de vontade nada faz mudar de opinião ou estratégia no entanto aceita as conseqüências de suas decisões, seu dia é o domingo,sua cor é o branco,característica:velhice,sabedoria, paternidade. Correspondência com santos católicos: Cristo, Senhor do Bom fim.

OGUM éo orixá das contendas, deus da guerra.Seu nome traduzido para o português, significa luta batalha, briga, divindade masculina, é o deus do ferro, dos ferreiros e de todos que utilizam o metal.Considerado como orixá impiedoso e cruel, temível guerreiro que brigava sem cessar contra os reinos vizinhos, ele ate pode passar esta imagem, mas também sabe ser dócil e amável é a vida em sua plenitude. Os lugares consagrados a ogum ficam ao ar livres, nas entradas das casas e terreiros. Símbolos: ferramentas em geral, espada, faca, bigorna, martelo, malho, lança. Cores: vermelho e branco, vermelho. Correspondências com santos católicos: São Jorge

OXOSSI deus dos caçadores, é orixá da caça, é a divindade da fartura, da abundancia, da prosperidade, em seu lado negativo pode ser também o pai da mingua da faltas de provisão. Suas principais características são a ligeireza, a astúcia, a sabedoria. Como todos os orixás, Oxossi também esta no dia a dia de todos os seres vivos, convivendo com todos nos dentro dos cultos, ele é o caçador do axé, aquele que busca coisas boas para uma casa de santo. O culto a esse orixá é bastante difundido no Brasil. Símbolos: Arco e flecha, bodoque. Cores: verde, azul. Correspondência com santos católicos: São Sebastião

XANGÔ Talvez o orixá mais cultuado e respeitado no Brasil, é o rei das pedreiras, senhor dos raios e do trovão, pai da justiça, guerreiro, bravo, e conquistador, também conhecido como orixá mais vaidoso entre os deuses masculinos, para xangô a justiças sta acima de tudo e sem ela, nenhuma conquista vale a pena. Símbolos: balança, machado de dois gumes (duplo) Cores: marrom, verde.

IEMANJÁ É o Orixá mais conhecido no panteão feminino no Brasil.Tradicionalmente oferecem-se presentes a ela, na passagem do ano e no dia 2 de fevereiro quando é festejado seu dia,praticamente em todo o litoral brasileiro onde milhares de fieis e simpatizantes dos cultos afro-brasileiros se encontram para render-lhes homenagens. Esta associada à procriação e gestação, representando por isso principio feminino ativo. Atuante e presente na umbanda tem sua cor o azul o branco,amarelo e o prateado seu dia é segunda feira o planeta correspondente é a lua sua nota musical é SI,seus símbolos âncora,barco,remo,anel,brinco,perfumes. Correspondências com santos católicos: Nossa senhora dos navegantes

OXUM Outro orixá muito cultuado no Brasil, Oxum esta sempre associada á maternidade, a riqueza a beleza e a forças das águas dos rios no Brasil foi ligada ao ouro e tudo o que se relaciona à riqueza tem seu símbolo o leque, espelho, dinheiro, corrente dourada, pente espelho. Cores amarelo ouro Correspondência com santos católicos: Nossa senhora da conceição.


NANÃ Orixá da lama e do reino das almas, é um orixá relativamente conhecido no Brasil e pouco cultuado na Umbanda a mais temida de todos os orixás a mais respeitada a mais velha,poderosa e séria. Teria o poder de dar a vida e forma aos seres humanos, por isso também é considerado o orixá da fecundação. Ela é senhora da passagem desta vida para outra, comandando o portal mágico, a passagem das dimensões. Correspondências com santos católicos: Santa Ana Seus símbolos: pedras

IANSÃ Deusa das espadas de fogo, dona da paixão é a rainha dos raios dos vendavais, orixá do fogo guerreira e, poderosa senhora dos cemitérios guia dos espíritos desencarnados. Símbolos: espada, taça, pulseira, alianças. Cor: amarelo Correspondências com santos católicos: Santa Bárbara.

IBEIJI É orixá erê,ou seja criança é a divindade das brincadeiras da alegria,sua regência esta ligado a infância, sua determinação é tomar contas das crianças até a adolescência independente do orixá regente da criança, Ibeiji é tudo de bom belo e puro que existe,um sorriso,uma travessura uma felicidade. Símbolo: bicos, balões, brinquedos, mamadeiras. Cores: rosa, azul-marinho, vermelho, branco.

Axé a todos Irmãos de Fé
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco