Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Tarot o Significado das cartas


.

O MAGO

Diante de uma mesa sobre a qual foram colocados os apetrechos de sua arte, está o mago. Uma das mãos erguidas segurando um bastão (em alguns baralhos uma taça), a outra, apontando para baixo. Traz na cabeça um barrete protetor, como o dos Reis, cuja larga aba forma uma auréola em torno de sua cabeça (forma também o símbolo do infinito). O corpo e os braços formam a letra hebraica Aleph. Ele simboliza a Vontade.
Significado da carta: Vontade, Força de Vontade, Destreza, Energia, Constância, Criatividade, Dedicação aos ideais, Busca do conhecimento.
Invertida: Vontade usada para fins nocivos, Indecisão, Desânimo.



    A PAPISA

    Mulher coroada com uma mitra alta ou tiara (a cabeça envolvida em um véu), uma estola (ou cruz solar) sobre o seu peito e o Livro da Ciência aberto em sua mão. Ela representa a Ciência, a Sabedoria ou o Conhecimento. Significado da carta: Ciência, Sabedoria, Conhecimento, Educação, Poder, Discernimento, Praticidade, Bom senso, Moralismo, Segurança. Invertida: Presunção, Ignorância, Inexperiência, Conhecimento superficial, Domínio do supérfluo, Egoísmo, Presunção.


A IMPERATRIZ

Uma mulher alada e coroada, sentada em um trono, tendo na mão um cetro sustentando um globo encimado por uma cruz, enquanto repousa a outra mão sobre um escudo onde está blasonada uma águia, em cujo peito há uma cruz (em alguns baralhos o escudo traz o símbolo de Vênus) Ela é o símbolo da Ação, o resultado da União da Ciência e a Vontade.
Significado da carta: Ação, Planejamento, Empreendimento, Iniciativa, Progresso feminino, Disposição, Encanto pessoal, Fertilidade, Realização, Intuição.
Invertida: Inatividade, Desperdício de poderes, Falta de concentração, Esterilidade, Infidelidade, Vacilação, Fracasso.



    O IMPERADOR

    Ele é coroado (e apoiado em um trono, suas pernas formam uma cruz - como no Tarot de Marselha - e, ao lado dele, sob sua mão esquerda, há um escudo blasonado com uma águia). Na mão direita, traz um cetro semelhante ao da Imperatriz. Seu corpo e seus braços formam um triângulo, do qual a cabeça é o ápoce. Ele representa a Realização. Significado da carta: Realização, Efeito, Desenvolvimento, Estabilidade, Progresso material, Honestidade, Segurança, Apoio, Organização. Invertida: Bloqueio, Impedimento, Imaturidade, Falta de energia, Indecisão, Incompetência, Futilidade, Limitação. .

O PAPA

Ele é coroado com a tiara papal, está sentado entre os dois pilares de Hermes e de Salomão, e faz com a mão direita o sinal do esoterismo e com a esquerda se apóia a um bastão, encimado por cruz tripla. À sua frente ajoelham-se dois ministros. Ele é o símbolo da Caridade e da Beneficência.
Significado da carta:Misericórdia, Beneficência, Bondade, Gentileza, Poder Espiritual, Espiritualidade, Novos aprendizados, Justiça, Inteligência analítica, Dever moral, Convencionalismo.
Invertida: Excesso de bondade, Fraqueza, Generosidade Tola, Vulnerabilidade, Fragilidade, Irracionalidade, Revolta, Projetos retardados, Calúnia.




    OS AMANTES

    Esta carta é geralmente descrita como a representação do Homem entre o Vício e a Virtude, enquanto um gênio alado ameaça o vício com um dardo. Alguns falam de um significado mais cabalístico e que representaria o Microposopo entre Bibah e Malkuth. Significa, portanto, aDisposição para a Sabedoria. Significado da carta: Sábias disposições, Provações, Tribulações vencidas, Momento de escolha, Liberdade, Confiança, Beleza e Perfeição, Renúncia aos prazeres, Otimismo. Invertida: Planos imprudentes, Falhas ao ser posto à prova, Insatisfação, Separação, Tentações perigosas.


O CARRO

Representa um conquistador coroado, trazendo um cetro, dirigindo um carro de forma cúbica, constituído de quatro colunas e um dossel e puxado por dois cavalos que divergem quanto à direção a seguir. Representa o Trunfo e a Vitória da Justiça e do Juízo.
Significado da carta: Triunfo, Vitória, Superação de obstáculos, Equilíbrio, Segurança, Domínio, Realização, Sucesso, Discernimento, Aproximação amorosa.
Invertida: Derrotado pelos obstáculos, Subjugado no último momento, Fraqueza, egocentrismo, Descontrole, Irreflexão, Orgulho, Brutalidade, Desengano.




    A JUSTIÇA

    Uma mulher coroada e sentada em um trono, entre duas colunas. segurando na mão direita, uma espada na vertical e, na esquerda, uma balança. Ela simboliza Equilíbrio eJustiça. Significado da carta: Equilíbrio, Compreensão, Justiça, Austeridade, Imparcialidade, Integridade, Disciplina, Decisão, Resolução. Invertida: Preconceito, Falta de equilíbrio, Abuso de justiça, Excesso de severidade, Desigualdade, Intolerância, Prejuízo.


O ERMITÃO

Um velho barbado, envolto em um manto, com a cabeça coberta por um capuz, trazendo na mão direita a lanterna da ciência oculta, enquanto na esquerda segura sua vara mágica. Ele representa a Prudência.
Significado da carta: Prudência, Cautela, Reflexão, Conhecimento, Discrição, Estudo, Sabedoria, Paciência.
Invertida: Excesso de prudência, Timidez, Tristeza, Misantropia, Ceticismo, Esterilidade, Maus conselhos, Desconfiança, Solidão.





    A RODA DA FORTUNA

    Uma Roda de Sete Raios (em alguns baralhos, como o de Waite, apresentam-na com oito, o que muitos consideram errado) em um eterno revolver. Do lado ascendente sobe um animal e, do lado descendente, um macaco (ou cobra). Acima dela há a forma de um anjo (ou de uma esfinge ou ambos) segurando uma espada. Simboliza a boa ou máFortuna. Significado da carta: Boa sorte, Êxito, Sorte imprevista, Destino, Mudança, Supremacia, Iniciativa. Invertida: Má sorte, Fracasso, Inconstância, Interrupção.



A FORÇA

Uma mulher coroada trazendo um barrete de proteção (compare-a com a figura do Mago). Com calma e sem esforço, cerra as mandíbulas de um leão furioso. Ela representa a Força.
Significado da carta: Poder, Potência, Força, Inteligência, Magnetismo sexual, Nova situação sentimental, Harmonia, Valentia, Visão e compreensão do mundo.
Invertida: Abuso do poder, Arrogância, Falta de coragem. Ira, Impaciência, Presunção, Natureza fraca, Repressão.





    O ENFORCADO

    Um homem pendurado em uma espécie de forca, por um pé, de cabeça para baixo (suas mãos estão amarradas nas costas de tal modo que forma um triângulo com a ponta para baixo), com as pernas formando uma cruz. Ele simboliza o Sacrifício. Significado da carta: Sacrifício e Auto-sacrifício, Dedicação, Abnegação, Perfeição moral, Superação do "eu", Escolha errada, Falta de Vontade, Traição, Abandono. Invertida: Egoísmo, Desligamento, Sacrifício Parcial, Total falta de particidade, Impotência, Fuga da realidade, Excesso de confiança.


A MORTE

Um esqueleto armado de foice (como que a ceifar cabeças iu grama em um prado). Também representada como um Cavaleiro do Apocalipse, onde se vê, ao fundo, um novo dia surgindo. Ela significa Transformação ou Mudança.
Significado da carta: Mudança, Transformação radical, renascimento, Libertação dolorosa, Novas perspectivas, Ascetismo, Insegurança financeira.
Invertida: Recente fuga da morte, Mudança parcial, Alteração para melhor, Imobilidade, estagnação, Abandono forçado, Tristeza, Ruína, Fracasso.




    A TEMPERANÇA

    Um anjo com o sinal do Sol na testa, despejando líquido de um para outro vaso. Ela representa a Combinação. Significado da carta: Combinação, Conformidade, União, Moderação, Equilíbrio, Auto- controle, Serenidade, Harmonia, Paciência, Estabilidade. Invertida: Combinação impensada, Desunião, Conflito de interesses, Frustração, Inabilidade, Discórdia.


O DIABO

Um demônio com chifre e asas, com garras de águia (sobre um altar, ao qual outros dois demônios menores estão amarrados por coleira e corda). Na mão esquerda traz uma tocha. É a imagem daFatalidade.
Significado da carta: Fatalidade para o bem, Força misteriosa, Egoísmo, Sedução sem escrúpulos, Paixões desenfreadas, Instintos irreprimíveis, Influências ocultas, Punição.
Invertida: Fatalidade para o mal, Luxúria, Amores proibidos, Intrigas e Artimanhas, Egoísmo inescrupuloso, Violência e Degeneração.





    A TORRE

    Também nomeada como “A Casa de Deus”. Uma torre cujaparte superior assemelha-se a uma coroa. Tombam de ponta-cabeça dois homens, um deles em tal posição que forma a letra hebraica Ayin). A Torre desmorona em chispas e escombros. Representa a Ruína e a Destruição. Significado da carta: Ruína, Rompimento, Queda, Perda, Falência, Destruição, Dificuldades gerais, Presunção e orgulho desmedidos, Fracasso Brutal, Vaidades vazias, Timidez, Malogro Financeiro. Invertida: Os mesmos significados, geralmente em maior grau. Pode indicar também Catástrofe, Ruína, Acidente, Terremoto.


A ESTRELA

Uma figura feminina nua despeja água de dois vasos. Acima dela, no céu, brilha a Estrela resplandescente dos Magos (rodeada por sete outras), crescem árvores e plantas sob sua mágica influência e em uma delas pousa a borboleta de Psique. Ela é a estrela daEsperança.
Significado da carta: Esperança, Espectativa, Brilhantes promessas, Inspiração criadora, Autoconfiança, Otimismo, Energia, Satisfação.
Invertida: Esperanças frustradas, Decepção com as expectativas realizadas em menor grau, Desunião, Desapontamento, Interrupção.




    A LUA

    A Lua brilhando nos céus, orvalho caindo, um lobo e um cão uivando para a Lua, parados aos pés das duas torres, um caminho que se perde no horizonte (e é salpicado com gotas de sangue), um lagostim (emblema do signo de Câncer, regido pela Lua) arrasta-se através da água, em primeiro plano, na direção da Terra. Ela simboliza oCrepúsculo, a Decepção e o Erro. Significado da carta: Decepção, Engano, Obscuridade, Embuste, Advertência, Forças Ocultas, Desilusão, Entorpecimento, Superficialidade. Invertida: Decepçãos insignificantes, Enganos sem importância, Oportunismo, Presença de espírito, Vantagem.


O SOL

O Sol envia seus raios sobre duas crianças (na maioria dos baralhos. No de Waite, sobre uma criança montada em um cavalo). Atrás delas há um muro baixo. Significa Felicidade Terrena.
Significado da carta: Felicidade, Contentamento, Júbilo, Realização, Entusiasmo, Sinceridade, Prazer.
Invertida: Presunção, Rompimento, Futuro incerto, Solidão, Adiamento.





    O JULGAMENTO

    Também nomeada como “O Juízo Final”. Um anjo no céu toca uma trombeta, à qual está amarrado um estandarte com uma cruz. Os mortos levantam-se dos túmulos. Significa RenovaçãoResultado. Significado da carta: Renovação, Resultado, Decisão sobre um assunto, Renascimento, Libertação, Gênio inventivo, Sentimento de Justiça, Saúde física, Novas relações, Revelação de desígnios ocultos. Invertida: Adiamento dos resultados, Protelação, Assunto a ser reaberto mais tarde, Ofuscamento da inteligência, Alegria inútil, Inimigos ciumentos, Sentimentos de culpa, Dúvidas.


O MUNDO

Dentro de uma guirlanda florida, uma mulher nua, coberta apenas por uma faixa leve. Ela representa a Natureza e a Divina Presença que nela existe. Em cada mão deve trazer um bastão. Nos quatro ângulos da carta estão os quatro animais angélicos do Apocalipse. Acima, a Águia e o Homem; abaixo, o Leão e o Touro. É considerada a melhor carta do Tarot. Representa a Integridade e a Recompensa.
Significado da carta: Conclusão, Boa recompensa, Sorte, Sucesso Total, Finalização das obras, Encontro do Amor, Lucidez, Liberdade, Felicidade.
Invertida: Má recompensa ou retribuição, Falta de vontade, Dispersão, Obstáculos, Ambiente hostil, Estancamento.



    O LOUCO

    Um homem com gorro de bufão, vestido como um bobo da corte, tendo ao ombro uma vara com uma trouxa como se não precisasse de mais nada. Em algums baralhos, ataca-o por trás, às vezes um tigre, outras um cão. Não tem número mas, em alguns baralhos, colocam- lhe o “zero”. Ele siginifica a Tolice, a Expiação. Significado da carta: Loucura, Expiação, Hesitação, Isolamento, Indecisão, Precipitação, Ingenuidade. Invertida: Instabilidade, Falta de confiança, Desânimo, Obsessão, Remorso.
.


Axé a todos Irmãos de Fé
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco