Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A Umbanda e suas 4 contribuições



A Umbanda, atualmente praticada na maioria dos templos de Umbanda, foi formada no mundo espiritual basicamente por meio da contribuição de quatro cultos ou religiões.
A primeira contribuição foi fornecida pelos cultos das nações Africanas que chegaram ao Brasil na época da colonização, na condição de escravos, e doaram à Umbanda o culto aos Orixás (Ori = Cabeça. Xá =Senhor), os quais são formas espirituais de elevada envergadura que dirigem as manifestações espirituais que ocorrem em nossos templos e trabalhos. Os Orixás comunicam-se no mundo dos homens através de nossos Guias espirituais, os quais comunicam-se com o nosso mundo através dos médiuns, uma vez neles incorporados ou através da psicografia.(Psicografia - do grego, escrita da mente ou da alma. Segundo o vocabulário espírita, é a capacidade atribuída a certos médiuns de escrever mensagens ditadas por espíritos).
A segunda contribuição veio do Catolicismo, a princípio por imposição do colonizador português, ou europeu, que era devoto do catolicismo, a religião predominante na Europa naquela época. O negro escravo se viu obrigado a cultuar os Santos católicos sem desagradar aos Orixás africanos dos quais era devoto. Por esse motivo nasceu nas senzalas o sincretismo religioso, no qual os escravos africanos cultuavam os Santos Católicos que em vida apresentaram características dos Orixás africanos, como exemplo Ogum, o Orixá protetor contra as guerras foi sincretizado no sul e no sudeste do Brasil a São Jorge, santo caçado pela igreja católica, que em vida foi militar romano. Devido a esse sincretismo os ensinamentos do Evangelho de Jesus Cristo enraizaram-se de tal forma na formação da Umbanda, que hoje é praticamente impossível separar o santo católico do Orixá africano, onde um santo católico pode ser cultuado como um Orixá, mas um Orixá nunca será cultuado como um santo católico.
A terceira contribuição veio do culto das nações indígenas brasileiras, que juntando-se ao ritual africano, concedeu à Umbanda as bases de seu culto, transmitindo por meio da presença de espíritos conhecidos como "caboclos" (índios e mestiços de índio com o branco, ou do índio com o negro, etc.) a força e a autoridade presentes nos cultos umbandistas. Alguns princípios como a aplicação de passes e defumações em nossos rituais tem origem nessa remota época. Ainda hoje podemos ver em documentários, os pajés de praticamente todas as nações indígenas aplicarem passes ou incorporarem espíritos da natureza, em programas exibidos em canais de televisão.
E a quarta contribuição veio do Espiritismo, codificado por intermédio de Hippolyte Léon Denizard Rivail, médico descendente de tradicional família de advogados e magistrados. Nasceu em Lion na França, em 3 de outubro de 1804 e ficou conhecido mundialmente por Allan Kardec “o codificador”. O Espiritismo por meio das obras kardecistas permitiu a Umbanda estudar os fenômenos espirituais presentes em seus cultos, bem como a compreensão clara do Evangelho de Jesus Cristo, Senhor absoluto do culto umbandista, depois de Deus, nosso grande Pai.
Os Orixás são seres regentes na Umbanda, alguns deles têm grande atuação sobre a natureza e seus fenômenos. São os Orixás que protegem os seguidores da Umbanda, e nos transmitem seus ensinamentos através dos Guias trabalhadores na Umbanda, que manifestam-se durante os trabalhos. Desses ensinamentos, três são básicos e contém em sua essência os padrões que todo homem deveria seguir.
Ensinamentos básicos da doutrina umbandista:
Fé,
Caridade,
Fraternidade.
A fé que devemos ter em Deus, em Seus ensinamentos, nas Suas leis e em Seu amor por todos nós.
A caridade que deve ser praticada a todos sem distinção de credo, raça, posição social ou intelectual. A caridade e o perdão das ofensas São os maiores ensinamentos de Jesus, o Oxalá da nossa Umbanda, que nos deixou escrito que fora da caridade e do perdão, não há salvação.
A fraternidade, ou seja, querer nosso próximo como se fosse nosso próprio irmão, independente de qualquer distinção ou discriminação. Sem a fraternidade, irmã da caridade, você não pode semear amor.
A Umbanda trabalha com vários objetivos, o principal deles é combater toda e qualquer forma de maldade, seja ela gerada ou não na feitiçaria, mas normalmente são geradas por feitiços, magia negra, etc. E tenha certeza: existem aqueles que fazem esses trabalhos. É incrível a capacidade que o ser humano possui de fazer o mal ao seu semelhante. É contra isso que lutam os Guias, protetores e médiuns que comparecem e trabalham nos Templos de Umbanda.


Salve todos Irmãos de Fé
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco