Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Quaresma na Umbanda


QUARESMA

Olá irmãos


Que a paz de Oxalá esteja com todos


Pois bem, chegamos finalmente na Quaresma, hoje quarte-feira de cinzas marca o ínicio deste tempo. A Quaresma são quarenta dias que antecedem a semana-santa, isto é tem ínicio na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de ramos, mas o que poucas pessoas sabem é que a Quaresma já existia antes de Jesus Cristo. Assim como a páscoa que antes de Cristo já existia, infelizmente hoje poucos conhecem sua origem, a Páscoa marca o Equinócio da primavera e é nesta época que esotéricamente é o dia mais iluminado, por este motivo desde os primórdios povos que cultuavam as estrelas cultuavam a páscoa com outro nome, assim é também a Quaresma o que aconteceu é que a igreja também usou esses conehcimentos esotéricos, ás vezes deturpando os conhecimentos primevos.

A passagem do Sol por Carneiro (regido por Marte) simboliza o cordeiro Pascal, marcial, morte na cruz, o ferro da lança de Longinus, é o momento do Equinócio da Primavera (21-22 de Março: declinação de 0º) quando o Sol cruza o Equador celeste de Sul para Norte, voltando a alumiar os céus setentrionais, dando-se assim a passagem para Touro (regido por Vénus), símbolo do amor e da subida ao Reino dos Céus, ou regresso à «Casa do Pai».

A Quaresma, o jejum, a alimentação a peixe: é um período jupiteriano, ou jovial, mas também neptuniano ou de elevação espiritual, pois, segundo a Astrologia clássica Neptuno, regente do signo Peixes, é o planeta da Divindade, da consciência cósmica, das influências de entidades suprafísicas; é a oitava superior de Mercúrio e o seu raio espiritual é o Azoth (termo técnico designativo do 4.º princípio alquímico, o Espírito Todo-Abrangente), e representa todos os Seres Superiores que ajudam a humanidade desde os planos invisíveis.


A Quaresma na Umbanda difere de cada terreiro, alguns nesta época trabalham somente com os Exus, outros não trabalham com esta entidade de jeito nenhum, outros terreiros nem sequer abrem trabalhos nesta época.

Na doutrina que sigo a Quaresma é um período negro esotéricamente, pois Deus em sua infinita bondade cede liberdade a todos espíritos trevosos nestes quarenta dias, sendo assim nossos garndes companheiros Exus que são os grandes policiais astrais ficam impossibilitados de fazerem seu serviço cósmico de aplicar a lei de Deus nesses espíritos, sendo assim os Exus se recolhem para a crosta terrestre onde cuidam do equilíbrio universal do planeta, não é proibido um Exu vir em terra nesta época, pois há outros trabalhos a serem feitos além de doutrinar almas insubmissas, por exemplo no caso de uma cura o Exu pode vir em terra.

Nosso entendimento é que nesta época devemos nos guardar e resguardar pois no momento negro devemos estar iluminados o máximo possível.
As formas desta iluminação são variadas, alguns não consomem carnes de sangue quente, não praticam sexo, não consomem bebida alcoólica e nem drogas, mas o principal é estarmos em contato com o "Eu Superior", pois de nada adianta tantas abstinências se em nossa mente continuamos pecando. Por isso devemos policiar nossos pensamentos, nossas palavras e principalmente nossas atitudes.

Que Oxalá nos abençoe sempre
Autor Leo Del Pezzo



Axé a todos Irmãos de Fé
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco