Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

sábado, 24 de abril de 2010

Concha de Caboclo



A Concha de Caboclo é uma forma tradicional de geomancia, utilizada por alguns mestres adivinhos da Umbanda e da Jurema (ou Catimbó) do Norte e Nordeste.

O antigo Catimbó não possuía um sistema adivinhatório, mas alguns sacer-dotes e babalawos que foram iniciados no culto, sabiamente desenvolveram o sistema da "Concha de Caboclo" sob a direção das entidades espirituais da mata.



Nasceu então um sistema de doze búzios, onde respondem doze entidades de origem indígena (Caboclos), de modo semelhante ao merindilogum yorubano onde falam os Orixás.

O oráculo possui treze significados (12 + 01), segundo as quedas das conchas e suas respectivas oferendas.

LEITURA BÁSICA DAS CONCHAS E OFERENDAS RECOMENDADAS 
(As leituras aqui apresentadas são apenas informativas e não mostram a totalidade deste rico sistema).

01 - Uma concha aberta
 
(ou seja, a concha está com a parte serrilhada para cima ou boca do búzio): fala o CABOCLO GIRA-MUNDO.

Uma situação de perigo avizinha-se. Evitar pessoas falsas e amigos fingidos. Possibilidade de trabalhos de feitiço feitos ao consulente.

Oferenda: passar um ovo pelo corpo e depois untá-lo com mel de abelha, deixando-o na mata. Quando fizer a oferenda, acender duas velas brancas.

02 - Duas conchas abertas

CABOCLO PENA BRANCAMuita proteção e desembaraço das situações amarradas no passado. Vitória nos negócios ou melhora nas situações que envolvem a saúde.

Oferenda: flores brancas e mel de abelha devem ser entregues na mata.

03 - Três conchas abertas

CABOCLO SULTÃO DA MATAS
Possibilidade de problemas com a justiça e perseguições.

Oferenda: um charuto, uma garrafa de mel e outra de vinho. Entrar na mata e chamar este caboclo, ofertando os elementos acima.

04 - Quatro conchas abertas

CABOCLA JUPIRA
Sendo mulher a consulente: requer cuidados e atenção com os intestinos ou problemas digestivos. Sendo homem, tomar cuidado com bebidas alcoólicas e problemas estomacais.

Atenção na alimentação.

Oferenda: fazer um doce de banana com mel, colocar num alguidar de barro, enfeitar com penas e despachar ao lado de um rio dentro da mata. Junto ao alguidar, acender sete velas verdes.

05 - Cinco conchas abertas

CABOCLO UBIRATAN
Cuidar da saúde com mais regularidade. Atenção principalmente com doenças do sangue e problemas de pele.

Oferenda: tomar um banho com as seguintes ervas: gitirana, melão-de-são-caetano e junça. Cozinhar tudo e banhar-se três dias seguidos. No último dia apanhar o bagaço das ervas e despachar na mata, junto com uma garrafa de mel.

06 - Seis conchas abertas

CABOCLO ARARIGBÓIA 
Prestar atenção, pois o consulente pode estar sendo enfeitiçado. Inconstância em empregos e atividades remuneradas, negócios e relacionamentos. O consulente fez muitos inimigos. Vingança em andamento.

Oferenda: neste caso recomenda-se a intervenção dos senhores Mestres e Mes-tras da Jurema, que aconselharão a melhor medicina espiritual.

07 - Sete conchas abertas

CABOCLA JUREMA 

O consulente está sendo vítima de falsidades e deve manter-se em silêncio. Se souber algum segredo, deve calar-se totalmente. Uma surpresa, não agradável, pode ser esperada.

Oferenda: acender três velas brancas dentro de um prato branco, ao lado de um copo com água. Em outro prato, colocar flores brancas com mel e oferecer a essa cabocla na mata ou em casa.

08 - Oito conchas abertas

INDIO JACEGUAI 
O consulente está sendo vítima de feitiço. Ter cuidado, pois pode cair em perigo.

Oferenda: Três ovos, mel de abelha, uma vela branca, flores brancas e uma garrafa de vinho tinto. Na mata, passar os ovos no corpo e deixar debaixo de uma grande árvore. Num prato branco, deixar os outros elementos, junto com a garrafa de vinho aberta.

09 - Nove conchas abertas

CABOCLA UITACIRA 
Problemas sentimentais não resolvidos e desejo de um relacionamento feliz e harmonioso.

Oferenda: oferecer flores brancas e uma garrafa de mel de abelha a essa cabocla. Fazer isto numa mata e rezar para obter felicidade.

10 - Dez conchas abertas

CABOCLA TUPIARA 
Aviso de "flechada de índio" e espírito perturbando o consulente. A "flechada" é o mais terrível feitiço conhecido pelos pajés. Esta forma de magia é pouco conhecida nas grandes cidades, porém faz grandes estragos espirituais e materiais.

Oferenda: recomenda-se o tratamento urgente com Mestres e Mestras da Jurema numa sessão especial.

11 - Onze conchas abertas

CABOCLO UITATIARA
Se esta caída aparecer três vezes, é aviso que o problema não deve ser resolvido com o oráculo. Consultar os senhores Mestres da Jurema numa sessão para uma limpeza espiritual.

12 - Doze conchas abertas

CABOCLO GRANDE PAJÉ
Muitos problemas circundam a vida do consulente. Tomar cuidado com situações envolvendo a justiça, imóveis e comércio em geral.

Oferenda: tomar banho de limpeza com guiné, espada-de-são-jorge, arruda e alecrim.

Caindo 12 conchas fechadas

o jogo deve ser suspenso e somente ser refeito três dias depois. Neste período, o consulente deve tomar um banho de limpeza com ervas.

Para uma pessoa trabalhar com o oráculo das Conchas de Caboclo, ele deve ser iniciada por um mestre do jogo, também chamado de "olhador".

A iniciação possui vários ritos especiais, como a preparação de cada concha e as oferendas para os Caboclos e Caboclas que falam no oráculo.

O futuro iniciado também deve encontrar seu "Caboclo de Jogo", que atua como uma espécie de mensageiro, abrindo as portas astrais do sistema.

Tudo isto é passado oralmente de mestre a discípulo, como fazem ainda nossos pajés.


Sarava a todos Irmãos
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco