Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

sábado, 17 de abril de 2010

Raio de Luz no quarto de Chico Xavier


O último mistério de Chico Xavier


O Brasil inteiro ficou intrigado. E o Fantástico procurou especialistas em várias áreas, em busca da resposta. Como explicar a luz que cruzou o quarto de Chico Xavier quando, há um ano, ele estava hospitalizado em estado grave?
Esta cena causou espanto entre os seguidores de Chico Xavier, o médium espírita mais famoso do país, que morreu no domingo 30 de junho.
O ponto luminoso foi filmado há pouco mais de um ano. Parece se deslocar em alta velocidade na direção da janela do quarto de hospital em Uberaba, Minas Gerais, onde Chico Xavier estava internado com pneumonia dupla. O estado de saúde do médium mais famoso do Brasil era muito grave.
O médico que acompanhou Chico no hospital diz que, depois que essa luz apareceu, o estado do paciente mudou.
“Depois que fui comunicado de que havia esse fato, resolvi consultar o prontuário para ver se havia alguma coincidência. E de fato aconteceu, porque dali pra frente passou a melhorar”, relata o doutor Eurípedes Tahan. “A febre desapareceu, a respiração melhorou, e ele ficou mais alerta com o que estava acontecendo no quarto”.
Chico Xavier recebeu alta. Espíritas acreditam que ele teve algum tipo de auxílio do além.
“Quando o espírito é muito evoluído, ele passa a ter nem sua forma física. Ele se manifesta em forma de luz”.
Você vai ver uma investigação sobre aquele que talvez seja o último mistério de Chico Xavier.
Régis Alves, especialista em mídias eletrônicas da Universidade de São Paulo, descarta a possibilidade de algum defeito no equipamento de filmagem. E não tem explicação para o fenômeno. “Com certeza não é um raio tradicional vindo de cima para baixo, projetado a partir de um holofote ou alguma fonte semelhante, porque ele tem uma propriedade de estar condensado”.
O casal de pesquisadores Paola e Claudeir Covo, de São Paulo, também examinou as imagens. Claudeir é engenheiro e especialista em fotografia. Estudou centenas de fotos em que aparecem luzes misteriosas. “Eu acredito que a mente humana gera energia, sai talvez do próprio corpo do médium. Ou talvez capta coisas positivas do ambiente e canaliza isso para pessoas que estão precisando de algum tipo de ajuda, de cura”, diz Claudeir.
Claudeir e outros pesquisadores ouvidos pelo Fantástico descartam que este ponto luminoso seja um pássaro, uma pomba - ela não teria tamanha velocidade. “Quando você vê a imagem de um pássaro quadro a quadro você vê que existem nuances claras, escuras, movimento da asa do pássaro; isso aqui não”, avalia Claudeir.
O editor Ademar Gevaerd, que defende a existência dos chamados OVNIs, ou discos voadores, apresenta uma filmagem feita no Mato Grosso do Sul, em junho de 98.
Um avião da esquadrilha da fumaça passa por luzes que - acredita Gevaerd - são semelhantes à que aparece na filmagem do hospital. “Em ambos os casos eles têm os mesmos formatos e eles são materiais. Não podemos dizer ainda que se tratem de discos voadores, porque dentro da concepção clássica da ufologia, esses objetos não se encaixam. Isso é algo de uma natureza extraordinária, ainda não totalmente compreendido pela ciência, e esse fato se repetiu agora com Chico Xavier”.
A cena do hospital foi registrada pelo repórter cinematográfico Emerson G, da TV Ideal, afiliada da Rede Globo em Uberaba, na manhã de 28 de junho de 2001.
Do ângulo em que a câmera estava posicionada, a luz aparentemente passa pela janela do quarto de Chico Xavier. Mas uma simulação feita em computador mostra algo importante: se a câmera estivesse neste outro ponto, a luz não passaria pelo quarto do médium. Isso muda bastante a história.
O professor Luiz Maia, do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, examinou a hipótese de que a luz seja algum tipo de raio, uma descarga atmosférica.
O professor consultou imagens de satélite feitas pelo Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no dia e na hora da filmagem. Viu também os registros da Nasa, a agência espacial americana, sobre descargas atmosféricas naquele dia.
Curiosamente, houve de fato uma única descarga elétrica no céu do país, e ocorreu justamente na região de Uberaba. Mas informações divulgadas por Furnas indicam que essa descarga ocorreu no céu - não se projetou em direção ao solo.
Além disso, o professor Luiz Maia diz que esta luz não tem as características de uma descarga elétrica. “O raio, a descarga vai procurando aqueles caminhos mais favoráveis, e isso nunca acontece retilineamente na atmosfera”.
Quem acredita ter a resposta científica para o mistério é um físico especializado em ótica: o professor da Universidade Federal do Rio, Ricardo Bárthem: “A hipótese mais provável é que seja um efeito na própria lente, porque não é uma luz que venha do céu que seja projetada sobre o prédio, não é nada luminoso que possa estar caminhando nessa região. Me parece que é algum objeto em movimento do lado de cá, alguma coisa que passou pelo lado de cá, iluminado pelo sol. O sol está atrás do prédio, então está iluminando um carro, alguma coisa que passe aqui por trás”.
O segundo ponto luminoso seria um reflexo do primeiro, formado também na lente. “É claro que chega um momento em que essa segunda reflexão fica muito fraca e aí ela some, a gente não vê a segunda reflexão”.
Reflexo na lente da câmera. A palavra do físico seria a explicação do último mistério de Chico Xavier?




Sarava a todos Irmãos
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco