Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

sábado, 15 de maio de 2010

Tarôt e os 22 arcanos maiores






TARÔT



Os 22 arcanos maiores como a história da evolução do indivíduo

O conjunto das 7 primeiras cartas representa o desenvolvimento das qualidades do arcano O Mago, cuja culminância é o imperador vitorioso - O Carro.



O homem - O Mago - vem ao mundo tendo à sua disposição as 4 funções psíquicas representadas pelos 4 naipes: espadas-ar (faca, punhal) = pensamento; copas-água (taça, cálice, copo) = sentimento; paus-fogo (bastão, clava) = intuição; ouros-terra (moeda, roda) = sensação. É também o princípio masculino, ativo, que pode ser associado ao animus. A Sacerdotisa representa a necessidade de parar, de se tornar receptivo para se aprimorar espiritualmente, e pode ser associada à anima. Na sua trajetória inicial, o homem aprende primeiro a lidar com os pais - A Imperatriz e O Imperador. Depois, entra em contato com as instituições socializadoras - a religião e a escola - simbolizadas pelo arcano O Sumo Sacerdote. Então aprende a fazer uma escolha e o reconhecimento de sua identidade sexual, transferindo os laços edípicos para outras pessoas - O Enamorado. Se a escolha é bem feita, ele assume a persona, assume a si mesmo - O Carro - como veículo para viver em sociedade e conduzir a própria vida. Esta primeira fase representa a atitude extrovertida.


O segundo ciclo é representado pelo conjunto das 5 cartas seguintes e corresponde à segunda parte da vida, à atitude introvertida e ao início do processo de individuação. Este conjunto apoia-se no conceito de que a realidade, tal como a conhecemos, é ilusória. A Justiça é o primeiro passo para esse reconhecimento e ensina a pesar, a medir e a eliminar o que é desnecessário. O Ermitão é a volta ao passado para se iluminar - a auto-análise e a busca dos fatores que condicionaram a atitude presente. O autoconhecimento leva à constatação da evolução constante do mundo como fator dominante e dos determinismos biológicos e sociológicos - A Roda da Fortuna. Começa então e enfrentar aquilo que vem a ser a sua herança biológica, representada pela carta A Força - os instintos de agressão e sexualidade. Esta carta representa o confronto com as nossas sombras. Prosseguindo, entra em contato com seu caos interior e sua impotência básica - O Enforcado.



O conjunto das próximas 3 cartas completa o ciclo anterior e representa os elementos que deverão ser usados ou combatidos para uma evolução interna. Se supera a preguiça e desamarra o nó do Enforcado, estabelece relação com A Morte, aprendendo a cortar o que não presta, transformando-se inevitavelmente; e, se for bem sucedido, chega ao rejuvenescimento. Ingressa, então, em um novo plano mais elevado, operando uma transmutação alquímica interior, representada pelo arcano A Temperança. Feito tudo isso, pode cair na tentação de usar o que aprendeu para obter poder sobre os outros - O Diabo.



O ciclo seguinte, de 4 cartas, é a conseqüência externa do anterior. A Casa de Deus (A Torre) - destruição; A Estrela - reconhecimento de que há influências cósmicas; A Lua - ilusões que impedem o homem de chegar àquilo que ele é; O Sol - a necessidade de encarar a realidade e abandonar A Lua.


As 3 últimas cartas mostram a conclusão do processo de evolução. Após O Julgamento, o homem ou desemboca no arcano O Mundo - o homem completo que concilia extroversão e introversão, o que foi bem sucedido no processo; ou desemboca no arcano O Louco, o zero, o que falhou no processo, e começa tudo de novo.



Paz Amor e Harmonia 
Emidio de Ogum 
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco