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terça-feira, 25 de maio de 2010

Umbanda Cabalística



Toda forma de ritual, acender velas, pontos, quantidade de contas e búzios, estão reproduzidos em uma cabala perfeita na Umbanda.
A palavra Umbanda, escrita em caracteres hebraicos, revela interessantes mistérios que a Cabala Judaica (Kabalah) pode nos decifrar.  
 
Primeiro Mistério 

UMBANDA pode ser escrita com sete letras hebraicas (elas possuem nome): ALEPH, VAV, MEM, BEITH, NUN, DALET E HEY.  Aqui encontramos as Sete Linhas e os Sete Orixás.
Os valores numéricos correspon dentes são (as letras também possuem um número):
Aleph (01), Vav (06), Mem (40), Beith (02), Nun (50), Daleth (04) e Hey (05). Logo, a soma da palavra Umbanda é 108. Em hebraico, temos outras pala vras com este mesmo valor.   As pala vras com o mesmo valor são irmãs, ou seja, possuem a mesma vibração ou poder. 
Assim, temos as seguintes pala vras irmãs de Umbanda :
1) Chanakh: dado graciosamente e
2) Vayatzev: e ele levantou. 

Nós encontramos estas duas pa la vras no Livro do Gênesis da Bíblia.
A primeira em Gn: 33, 5 e a segunda em 33, 20.
“Lemos na primeira: “Os filhos que Deus (tem) graciosamente dado” e na segunda: “e ele levantou ali um altar e chamou-lhe Deus”. Isto ocorreu quando o Patriarca Jacó chegou na cidade de Siquém.
O significado místico desta passa gem é de grande importância, pois vemos aqui inseridas a origem divina da doutrina ou religião umbandista. 
Jacó, o Patriarca, é a raiz das Do ze Tribos de Israel.
Segundo a passa gem acima, ele levantou um altar ao Altíssimo e Onipotente Senhor.
Este altar, uma rocha consagrada, é cha ma do de “Deus”, pois representa a di vindade fincada na terra.
Uma espé cie de “assentamento” ?
Desta forma, cabalisticamente lemos :

1. Que a Umbanda desceu do Céu (plano astral superior).
2. Como uma rocha, ela é forte, fir me e tem base muito sólida.
3. Também é eterna, po is os homens não po dem mudar os desíg nios divinos.
 
Segundo Mistério
Umbanda co meça com a letra Aleph.
Es ta letra sim bo liza o “início”, pois é a pri meira letra da escri ta sa gra da.  Aleph é uma imagem do Deus Cria dor, o princípio de tudo. A Umbanda convida o adep to a voltar à sua origem divina.  
Uma religião autêntica vem de cima (astral superior, o mundo da unidade), não de baixo (astral inferior, o mundo da confusão). 
O Orixá identificado com Aleph é Oxa lá, o Grande Senhor das Alturas, o Pai da Pureza (branco, luminoso).
No sincretismo afro-católico é Yashua, Jesus o Nazareno, vestido de alva tú nica, emanação do Pai Invisível (Olo run, Zambi).
Aleph na Cabala é também o ar. Sem ele não existe vida. Este ar rela ciona-se com o espírito, a porção divi na encarnada na matéria. 
Isto nos lembra o primeiro espírito que revelou a origem do movimento umbandista: O Caboclo das Sete En cruzilhadas.   
Ve mos aqui, nova mente, o nú mero sete!  Ora, o pró prio nome da Um banda tam bém veio das altu ras, do prin cí pio… Umbanda é sete (po de res, raios, vi bra ções), veio do um (mun do da unidade), seu reve la­dor era sete (Sete En cru zilhadas) e se manifes tou do um (Olo run).
Is to é Cabala!

Terceiro Mistério
Umbanda, como vimos, tem sete letras.
A letra do meio desta palavra mágica, o coração dela, é a letra Beith.
Esta letra significa casa, tenda ou abrigo.
Misticamente pode ser com preendida como templo ou santuário.
Com a letra Beith Deus inicia a Bíblia (Antigo Testamento) em he braico.
A Bíblia é também patrimônio dos umbandistas.
 Mas, teria a Um banda uma Bíblia especial ou revela ção escrita particular, como as outras religiões?
Seguindo a tradição da Cabala, encontramos o seguinte ensinamento.
 Como Deus é o princípio (letra Aleph), Beith é a criação e a criatura.
A melhor representação da criação é a Mãe Na tureza.
Ela é a Bíblia viva e misteriosa.
Quando mergulhamos nos segre dos da Natureza, compreen demos melhor Deus.
 Ela é um livro aberto, mas só que os que ficam em silêncio e em atitude de respeito dentro e diante dela, conseguem ler suas palavras de sabedoria.
Para a Umbanda, a Natureza é o rosto visível de Deus.
Também é o san tuário ou templo natural dos discípulos deste culto sagrado.
Lá na mata, cachoeira, pedreira, rio ou mar, Deus e seus mensageiros (Orixás) se mostram mais intimamente.
 Por isto, a Umbanda pode orgulhar-se de ter o melhor santuário da criação e a mais bonita Bíblia do mundo.
Ninguém precisa fazer faculdade ou pagar para ler esta escritura.
 Tam bém nunca existirão padres ou pasto res donos dela!
Ela é Mãe de tudo e de todos.
A Natureza é livre e soberana.
Assim, podemos afirmar sem rodeios:
A Umbanda é cabalística, co mo a Cabala é umbandística.
São duas rosas irmãs, do imenso roseiral do Jardim de Oxalá.





Paz Amor e Harmonia 
Emidio de Ogum 
http://espadadeogum.blogspot.com

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