Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

terça-feira, 22 de junho de 2010

A agua como elemento espiritual

ÁGUA CARACTERÍSTICAS


A água é um elemento de limpeza, cura, subconsciente, amor, sensibilidade e, particularmente, de todas as emoções, pois assim como a água é fluida, constantemente mudando, fluindo de um nível para o outro, também nossas emoções, constantemente em movimento.

Ela lava, reidrata, sustenta a vida. Sua energia é vital para o bem-estar, pois é ligada ao amor e ao coração, sede onde brota a magia verdadeira. Num ritual, a água é um elemento feminino, podendo ser usada para completar uma energia masculina, como a do fogo. 
Sua "feminilidade" deve-se ao fato de ser o elemento da absorção e da germinação. Dai, também ser símbolo do subconsciente, que, como o mar, está em constante movimento; nunca descansa, seja de dia ou de noite.
A magia da água envolve o prazer, amizade, casamento, fertilidade, felicidade, cura, sono, sonhos, atos psíquicos, purificação e assim por diante. 
Sua cor é o azul das águas profundas e rege o oeste e os meses outonais do ano. 
Sempre precisamos da água nos momentos em que está mais fraco ou desorientado. Deste elemento pode-se extrair facilidades maiores para entender seus sentimentos presentes, avaliar o passado e estabelecer a vontade de seguir para o futuro. Num ritual, a água sempre está presente.
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS: purificação, cura, amor, fluidez, suavidade. 
ASSOCIAÇÃO: sensatez, sobriedade, fervorosidade, compaixão, serenidade, perdão, ternura, intuição, habilidades psíquicas, cura, fertilidade, coragem de encarar nossos sentimentos mais profundos, o poder de ousar. 
ENERGIA: feminina - sensitiva e receptiva.
COR ASSOCIADA: azul (das águas límpidas), cinza, roxo profundo, índigo, verde ou azul esverdeado e, às vezes, o preto (das águas profundas) 
LUGARES QUE ENERGIZAM: lagos, fontes, rios, poços, praias, oceanos, piscinas, banheiras, chuveiros e a cama (para dormir).
RITUAIS: Emoções, sentimentos, amor, coragem, ternura, tristeza, intuição, a mente inconsciente, o ventre, geração, fertilidade, plantas, cura, comunicação com o mundo espiritual, purificação, prazer, amizade, casamento, felicidade, sono, sonhos, o psíquico, o eu interior, simpatia, amor, reflexão, marés e correntes da vida, o poder de ousar e purificar as coisas, sabedoria interior, busca da visão, curar a si mesmo, visão interior, segurança, jornadas. Na vida prática, pode ser invocada nos momentos de necessidade de intuição e de energia curativa.
FORMAS DE RITUAIS: banhos, diluição, ficar próximo à água, deixar que as águas lavem, misturar águas. 
DESEQUILÍBRIO: Em excesso: variação emocional desequilibrada – vai de um extremo ao outro ao menor estímulo -, sentimentos em doses exageradas, melancolia, timidez, inconstância. Em escassez: indiferença, frieza de sentimentos 
ELEMENTAIS: Sereias e Nereidas para águas salgadas e Ondinas, Ninfas e Fadas dos Lagos para as águas doces.
PLANTAS: vegetais com muita água, como o alface e o melão, rosas, lótus, samambaia, musgo, arbustos, alga, couve-flor, gardênia e salgueiro.
ANIMAIS: Logicamente todos os peixes, além de dragões, serpentes, mamíferos marinhos (foca, golfinho, etc), sapo, tartaruga, lontra, ostra, cisne, carangueijo, urso e gato.
METAIS: mercúrio (metal líquido) e prata. 
INSTRUMENTO: sinos, teclados
ESTAÇÃO: Outono (tempo de colheita, quando a chuva lava a terra).
DIREÇÃO: Oeste 
HORA DO DIA: anoitecer 
ÉPOCA DA VIDA: maturidade 
SENTIDO: paladar 
OBJETO DE PODER: Cálice, caldeirão, espelho, o mar.
SÍMBOLO: conchas, taça com água 
TIPO DE MAGIA: no mar, no gelo, na neblina, com espelhos, com ímãs, chuvas e, obviamente, água.
ATIVIDADE: molhar 
COMO SENTIR A LIGAÇÃO: prove água pura de uma fonte; coloque a mão na água corrente; ouça a água correr; veja as ondas do mar...
PEDRAS E JÓIAS: agua-marinha, ametista, turmalina azul, pérola, coral, topázio azul, fluorita azul, lápis-lazuli e sodalita.
INCENSOS: mirra, camomila e sândalo.
DEUSAS: Afrotide, Ísis, Tiamat, Yemanjá.
DEUSES: Dylan, Osíris, Netuno e Poseidon.


Paz Amor e Harmonia
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Mais de 10 milhões de Visitantes - Que nosso Pai Ogum ilumine seus caminhos

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco