Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

terça-feira, 1 de junho de 2010

Umbanda do Brasil ou Umbanda Brasileira


Puramente brasileira não, ela é uma doutrina afro-brasileira, suas raízes são africanas. No dia 15 de Novembro de 1908 ela foi fundada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas incorporado no médium Zelio Fernandino de Morais, em uma tenda no Rio de Janeiro.
  Nesse dia, o citado caboclo usou o aparelho para unificar e difundir a missão espiritual que estava sendo formada no astral. esse fato fez com que a Umbanda fosse criada em terras brasileiras, mas o campo de trabalho plasmado pelas entidades, foi inteiramente baseado nos orixás africanos.
  Devemos ter em mente que a chegada desse Caboclo foi um divisor de águas, pois o médium tinha mais oportunidade de Se fazer notar, que outros, que com certeza, já trabalhavam com caboclos e preto-velhos sem a visibilidade de direcionamento que esse novo fato proporcionou a nossa religião.
  A partir desse acontecimento essas entidades passaram a vir em terra usando as linhas de trabalho e incorporação já utilizadas no verdadeiro Candomblé que na época era puramente africano. Mas acho muita fantasia imaginar-se que até essa data não havia trabalhadores espirituais que pregassem o caminho umbandista, utilizando médiuns de outras seitas e vertentes espiritualistas, sem, contudo, criar um caminho para isso. Esse caminho sim, deve ser creditado ao grande médium Zélio e seus orientadores espirituais.
  Precisamos refletir ainda, que se a Umbanda fosse genuinamente brasileira, o fundador não se referiria a Oxalá, Iemanjá, Ogum e outros orixás que foram assim denominados pelas nações africanas. As energias seriam as mesmas, mas a nominação seria outra, talvez (viajando um pouco), Senhor, Iara, Ferreiro e outros nomes que representariam suas formas de trabalho e atuação.
  Considero um desrespeito às tradições ignorar esses dados e afirmo, apesar de várias discordâncias em nosso meio, a Umbanda é uma religião afro-brasileira e devemos nos orgulhar disso. Chega a ser preconceituosa a forma com que pseudo-umbandistas defendem essa pretensa brasilidade esquecendo nossos ancestrais e relegando-os a um segundo plano nessa história que é de todos nós.



Paz Amor e Harmonia 
Emidio de Ogum 
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Mais de 10 milhões de Visitantes - Que nosso Pai Ogum ilumine seus caminhos

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco