Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Como nasceu a Umbanda


Foto: Michel Filho

Os cânticos vindos dos terreiros de umbanda vão soar mais fortes. A religião — nascida da mistura entre as crenças dos escravos africanos, dos índios, de portugueses católicos e da doutrina kardecista — comemoramos seu crescimento. Considerada pelos estudiosos uma crença genuinamente brasileira — pela fusão dos mesmos elementos que formaram a cultura nacional — a umbanda surgiu há 100 anos. E foi fundada em uma casa no bairro de Neves, em São Gonçalo. 

Leia mais em Mais Informações



Não seria exagero dizer que a religião nasceu de uma flor. Durante uma sessão kardecista em Niterói, Zélio de Moraes, então um rapaz de uma tradicional família da região, contrariou todas as regras. Levantou-se e foi até o jardim. Trouxe uma rosa branca e a pôs sobre a mesa. 

— A manifestação foi rechaçada porque a sessão kardecista tem uma organização e tudo que acontece fora desse padrão é visto como perturbação. Quando perguntaram o nome do espírito, ele respondeu: "Se querem um nome que seja Caboclo das Sete Encruzilhadas porque para mim não há caminhos fechados"— conta o jornalista e mestre em História José Henrique Motta de Oliveira, autor do livro "Das macumbas à umbanda — Uma análise histórica da construção de uma religião brasileira".
Foto: Arquivo. Oferendas para Iemanjá na Praia da Bica: um dos principais rituais da umbanda

A história de Zélio de Moraes, fundador da Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade, em São Gonçalo, é considerada a pedra fundamental da umbanda. 

— O caboclo disse que no dia seguinte, na casa de seu médium, iam dar início a um novo culto religioso em que espíritos de negros e índios teriam espaço para cumprir sua missão espiritual — conta José Henrique. 

Hoje, há diversas ramificações para a umbanda. Mas o espírito é um só, desde seu início.
Foto: Marcelo Franco. Na Festa de São Jorge, toques para Ogum, orixá dono das ferramentas, da espada, senhor das batalhas, sincretizado ao santo guerreiro

Vida de dedicação 

A umbanda tem diversos segmentos — desde a esotérica, até a umbanda "branca" e a de forte influência africana. Cada templo obedece a seus rituais próprios. 

Paz Amor e Harmonia
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Mais de 10 milhões de Visitantes - Que nosso Pai Ogum ilumine seus caminhos

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco