Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Bita do Barão o Pai de Santo dos Políticos no Maranhão

Nossa Homenagem a Pai Bita do Barão, um escudeiro dos espíritas, com seu comprometimento ao sagrado, atende no Maranhão a todos que o procuram, procurando sempre o caminho do bem e do amor ao próximo.


Todo fim de ano é assim: as pessoas arrumam a casa para o Natal e, passada a festa de nascimento do Cristo, começam a fazer planos para o ano que virá, traçando metas para sua vida e alimentando a expectativa de rumos melhores para o Estado e para o país.

Leia mais em Mais Informações



Essa expectativa aumenta ainda mais quando a virada do ano representa mais que uma contagem de tempo e traz consigo mudanças de governo, como acontecerá no dia 1º de janeiro de 2011. Todos os olhares se voltam para o novo tempo e cada cidadão abriga em si a vontade de se preparar adequadamente para o que virá.
Assim também é com Wilson Nonato de Sousa. Com 101 anos de idade, ele não aparenta mais que sessenta e utiliza o período de fim de ano para refletir sobre os acontecimentos e para encher o coração de bons desejos para o ano que virá. Mas Wilson Nonato de Sousa vai muito além disso. Utiliza sua sensibilidade acurada para ajudar pessoas e preveni-las em relação ao que está por vir. O cidadão de sorriso fácil e fala mansa é um dos umbandistas mais famosos e respeitados do Brasil, com clientes em diversas partes do mundo, mais conhecido como o pai de santo mestre Bita do Barão.
De seu escritório em Codó-MA, entre um atendimento e outro, mestre Bita do Barão falou sobre sua vidência, o que se pode esperar de 2011, política, ocorrências climáticas e da natureza, saúde, família e copa do mundo de 2014.
VIDÊNCIA E MEDIUNIDADE:
Mestre Bita do Barão atende uma média de 100 pessoas por dia, de segunda a sexta. Os motivos são muitos e os clientes vêm de diferentes
partes do Brasil e do mundo. “Tenho 101 anos. Quando comecei a trabalhar, tinha cinco anos de idade. Sou médium não consciente. Nas consultas, não sou eu que falo, são os guias. Já vi algumas coisas em relação ao ano que vem. Trabalho com umbanda e sei das coisas por meio da vidência. Tem que ver direito, para contar direito”, conta mestre Bita.
O pai de santo explica que é preciso seriedade para lidar com dons como o seu: “Não posso sair por aí falando tudo o que vejo. É preciso muita seriedade, porque há coisas que não devem ser ditas. É por essa seriedade que possuo clientes em várias partes do mundo, não só no Maranhão, Piauí ou Brasil. Viajo a outros países e meus clientes também me visitam, porque sabem que o meu trabalho é sério. Tenho muitos clientes na Holanda, na Itália e na Alemanha, sempre vou.
Sou devoto de São Francisco e sempre visito o local onde estão seus restos mortais, na Itália. Na festa que realizo em meu terreiro, em agosto, vêm pessoas de vários lugares do mundo”, declara mestre Bita.
GOVERNADOR WILSON MARTINS:
Segundo mestre Bita, o governador Wilson Martins está bem preparado no plano político: “O Wilson, que é meu xará, mostrará um trabalho bonito, ele está bem preparado para fazer coisas bonitas para ele crescer. Porque essa é a hora de ele crescer e eu vi que ele conquistará esse crescimento porque trabalhará no Piauí”, revela.
O médium considera que Wilson Martins fará um bom governo: “Ele vai espantar, para o bem. Isso é muito para quem vive no Piauí, ou para quem gosta do Estado”. Mestre Bita diz ainda que suas visões apontam que Wilson Martins mudará a forma de conduzir o Estado e não se alinhará à forma de administrar usada por seu antecessor, Wellington Dias. “O que vejo no Wilson Martins, na cabeça dele, é que ele quer mudar, e ele vai mudar. As pessoas vão perceber e não vão entender como foi feito. E não vai mudar de bom pra ruim, vai ser de ruim pra bom. Essas mudanças é que causaram a confusão de que falei: ‘tu fez isso’, ‘tu fez aquilo’, e o povo pensando ‘meu Deus, foram eles mesmo que fizeram tudo isso?’ e daí surgirão os conflitos, que podem… (faz sinal com as mãos, como se tivessem algemas)”, entrega mestre Bita.
De acordo com o médium, Teresina será beneficiada com a administração de Wilson Martins: “O governador é uma peça chave. Hoje, todo mundo está abaixo, não se quer ficar do lado contrário, porque senão não se ganha nada. Aí, piora a coisa, porque todo mundo está querendo dinheiro (junta os dedos, fazendo o sinal característico para dinheiro). Um dos meus guias, que trabalha às quartas-feiras, chama
dinheiro de fogo do mundo. Ele não pega em dinheiro. É o fogo, esse pessoal falta se acabar (sic) por causa do dinheiro. Pode prestar atenção, eles (políticos) aparecem algemados, porque nos roubaram; depois, a gente vê que estão soltos, rindo, por cima da carne seca, atrás de mais dinheiro. Todo mundo vê isso, é só observar”, comenta mestre Bita do Barão, que acrescenta: “Não fazem nada pensando no que é bom para o povo, o único pensamento é dinheiro no bolso”.
Mestre Bita afirma também que a relação entre Wilson Martins e Wellington Dias passará por mudanças: “A união existirá apenas por um tempo. Depois, começará a brigar. Tem que ter briga, porque a política é assim. Nós, da nação de santo, dizemos que política é confusão, briga, choque, por isso é que tem um maior, tem outro pequeno, tem aquele que morre: é assim sempre”, declara.
ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PIAUÍ:
Após as eleições de outubro, muito se falou sobre a renovação do poder legislativo piauiense, com a eleição de pessoas que disputaram seu primeiro mandato eletivo, em detrimento de figuras já tradicionais no meio político do Piauí. Mestre Bita do Barão conta como vê a nova legislatura do Estado, a partir de 2011: “Os novos foram eleitos levados por antigos políticos, porque eles é que mandam mesmo. Cada pessoa que se candidata hoje precisa ter o seu patrocinador, e faz tudo para agradá-lo. A renovação será mínima, mesmo com muitos nomes novos, porque as práticas serão antigas”.
2011: UM ANO DE REPETIÇÕES
“Preste bem atenção: o que eu enxerguei agora para 2011, as mesmas derrotas que tivemos. Vamos repetir coisas ruins. Político preso, mãos algemadas e, no outro dia, solto. Veremos cada coisa absurda nesse meio. Em 2010 já teve, mas em 2011 terá mais”, alerta mestre Bita do Barão.
De acordo com mestre Bita, as prisões de políticos e casos de corrupção não serão apenas em âmbito nacional: “Essa corrupção não será coisa só de um lugar, mas também no Piauí. Não vai mudar nada. Parece coisa de propósito, que fazem sempre para acontecer assim. É sempre a mesma coisa, quando menos se espera: ‘que foi?’, ‘roubaram’. E nada muda”, acrescenta.
Mestre Bita do Barão compara a corrupção a uma plantação e sua colheita: “Preste bem atenção, isso até parece que estão plantando e colhendo bem. E isso vai aumentar mais. Você vai ver um negócio mal feito e quando se espantar, lá vem outro, com outras pessoas envolvidas. Afinal de contas, o dinheiro parece coisa satânica, porque só ele faz isso. Os políticos fazem tudo é por dinheiro. O dinheiro é que muda o povo”, considera. O pai de santo diz ainda que, quando os acontecimentos confirmarem suas previsões, deseja que as pessoas se lembrem do que ele falou e fiquem atentas: “Observe, quando você vir acontecendo, dirá ‘meu Deus!’ (sic).
SAÚDE PÚBLICA, TRÂNSITO E VIOLÊNCIA URBANA:
De acordo com mestre Bita, será necessário olhar com muito carinho para a saúde pública do Piauí: “Quem achou a área da saúde ruim em 2010, vou dizer que não vai melhorar. Se melhorar, será pouca coisa. Tenho certeza de que, se não olharem com muito carinho, vai continuar aquele monte de gente acidentada, em hospitais mal aparelhados”, prevê. Na opinião do médium, quanto mais facilidades de crédito, maiores são as chances de acidentes.
“Hoje, todo mundo tem carro. Quando comecei, foi luta pra ter um jipezinho e não era só eu não. Agora todo mundo tem carro. Olho na rua, essas senhoras antigas que antes quebravam coco todas têm moto. Como é que os acidentes vão diminuir se está aumentando o número de motoristas que não sabem de nada (sic)?”, pergunta mestre Bita.
Os acidentes são, para mestre Bita do Barão, o maior mal a ser enfrentado em 2011. Em segundo lugar está a violência urbana. “Teremos muitos acidentes: de carro, de moto, de todo tipo. Isso é muito preocupante. Depois, vêm os assaltos. As pessoas precisarão ter mais cuidado, porque a violência irá aumentar”, considera mestre Bita. O pai de santo pondera que o aumento da violência se deve, em parte a um equívoco do presidente Lula: “Seu Lula, nosso presidente da república, não quis mais botar menino para aprender um ofício, uma profissão. Todos têm que ser doutores. O pai não pode dar mais nem uma palmada no filho, porque vai até processado; os filhos já não respeitam os pais. O Bolsa Família foi quem piorou esse quadro”, avalia mestre Bita, ao completar: “Muitas pessoas se acomodaram a viver apenas do Bolsa Família. Há pessoas que fazem questão de engravidar, para aumentar o valor do benefício. Até parece que parir nem doi mais”.
Ao tempo em que elenca as dificuldades a serem sentidas pelo povo piauiense em 2011, mestre Bita ressalta que suas visões ainda não mostraram um momento do ano que possa ser considerado muito bom. “A maior parte das coisas que vi foram ruins. É até de espantar. Não posso falar nada que venha a ser classificado como muito bom. Nem bom, sem o intensificador. Vamos ouvir cada vez mais histórias de filhos matando suas mães e vice-versa, coisas que nos assustam e só tendem a aumentar”, ressalta Mestre Bita. Segundo as visões do médium, a família precisa encontrar um caminho para a recuperação de seus valores. “Se por acaso houvesse uma lei dizendo que todo mundo tem que nascer e se criar sabendo o que é o trabalho… Mas hoje nem pode mais trabalhar. E como se faz? Porque não pode trabalhar mas deseja adquirir objetos, roupas, que muitas vezes os pais não podem dar. Isso ocasiona conflitos e faz com que cada vez mais os jovens se envolvam com tráfico de drogas, que é rentável e rápido. Eu digo essas coisas, as pessoas vão ler, mas a minha palavra não vai mudar nada aqui e as autoridades, que poderiam fazer algo, não o fazem”, afirma mestre Bita.
O pai de santo reitera que o Brasil precisa de mudanças reais, fortes, mas que não virão de imediato: “Terá que vir alguém com muita vontade de fazer as coisas certas, e não apenas de enricar seus companheiros. Existirão mudanças, porque a presidente eleita é danada, mas ainda não será o que necessitamos”.
PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF:
Em relação ao governo da presidente eleita Dilma Rouseff, o pai de santo Bita do Barão diz que suas visões mostram dificuldades. “Vai ser muito difícil para ela (Dilma). Só não vai ser mais difícil, segundo o que enxerguei e os meus guias falaram, porque vai continuar algumas coisas parecidas com o mandato do Lula, porque ela aprendeu com ele. Eles estão juntos, então, nesse sentido, vai mudar muito pouco”, revela mestre Bita.
De acordo com as visões de mestre Bita, acontecerão choques entre Dilma e Lula: “Já está começando, daqui a uns dias você vai os choques. A presidente vai agir de forma que desagrada a Lula e ele fez muitas coisas, principalmente para a pobreza. Ele só fala na pobreza. Parece-me que o presidente foi criado muito pobre, com muitas necessidades, e ele não pode ver ninguém pobre, que quer ajudar. O que ele precisava ver é que não pode ajudar só o pobre, tem que ajudar todo mundo”, completa.
Mas as barreiras que a presidente Dilma encontrará não se referem apenas a Lula: “Ela vai encontrar uma barreira danada, porque haverá também o choque com a alta sociedade, os ricões (sic) vão achar que devem ser ajudados também”, diz mestre Bita. Em relação à imagem da presidente Dilma Rousseff, o pai de santo diz que a impressão de grande parte das pessoas não está errada: “Ela parece autoritária, e é. Não apenas passa essa imagem, ela realmente é autoritária. A presidente Dilma não vai aceitar ficar sob o comando de outras pessoas, sendo mandada pelos outros. Engana-se quem pensa que ela vai fazer tudo o que Lula quiser. Ela sabe que precisa de Lula, e vai manter muita coisa parecida com o que ele fez, mas os choques vão começar quando ela fizer algo que não esteja de acordo com o que Lula desejava. Aí sim vai começar a desavença, a briga, a guerra”, declara mestre Bita do Barão.
ECONOMIA PIAUIENSE:
As visões de mestre Bita do Barão apontam para uma melhora na economia piauiense, embora existam outros interesses no meio político. “Os políticos não ganham sozinhos, tem sempre uma turma que ganha junto com eles. Eu gostaria que o Piauí e o meu Maranhão melhorassem mais. Sou amigo de muitos políticos, mas alguns fazem uma ação hoje e o próximo vem e desmancha, essa é a nossa vida. A economia vai melhorar, embora pouco; surgirão novos empregos, mais empresas irão se instalar no Piauí, mas ainda vão existir dificuldades”, declara o pai de santo.
Mestre Bita revela ainda que 2011 será um ano mais chuvoso: “Ano que vem vamos ter um pouquinho a mais de água. Vi alagamentos, não só no Piauí, mas em diversos estados. Vai ter aquele sofrimento todo de quem é alagado. Terá muita chuva. Em alguns pontos vai ser bom, porque aumentará a colheita, mas em outros lugares causará estragos”, diz. O médium alerta para o perigo de repetição de tragédia como a de Algodões: “Existe o risco de ocorrerem novas tragédias, mas há como prevenir, caso as autoridades se interessem. No caso de Algodões, ainda hoje tem muita gente sem casa, jogada no meio do tempo (sic), e cadê o monte de dinheiro que saiu pra lá? Quem sabe?”, indaga mestre Bita.
CONCURSOS E EVENTOS ESPORTIVOS:
Apesar de as Olimpíadas e a Copa do Mundo não estarem marcadas para 2011, o mestre Bita diz que serão necessários a união e o trabalho de todos para a realização desses dois eventos no Brasil. “Para as Olimpíadas, é preciso que todos deem as mãos e trabalhem juntos para que tudo certo, porque temos apenas um ano para arrumar tudo. Porque política é isso, é dar as mãos e trabalhar juntos, mas cada um só se preocupa em encher o bolso de dinheiro, até a cueca. Tem gente que não gosta quando se fala isso, porque as pessoas não querem que digamos que elas são ruins, embora sejam”, comenta Mestre Bita.
Outro ponto sobre o qual mestre Bita fala são os concursos públicos. Estão previstos vários certames para o ano de 2011, mas o que poderia representar reais chances de crescimento profissional e melhora do serviço público pode configurar-se em mais uma fonte de problemas. “Nem todos os que forem aprovados serão chamados para os cargos. Esse é um assunto sobre o qual é problemático falar, porque ainda existem os pistolões. Não vai ser agora que a competência vai valer. Tem concursos que ofertam pouquíssimas vagas, mas com milhares de inscritos. Novamente, vemos aqui o interesse pelo dinheiro. Por que não fazer o concurso e chamar realmente quem passou. Por que tanto interesse no dinheiro das inscrições? No ano que vem, o dinheiro é que vai falar mais alto, e não só entre os políticos. Quero que quando as pessoas começarem a perceber que tudo está se movendo em torno do dinheiro, que é ele que está cantando, elas lembrem e digam ‘bem que mestre Bita avisou’”.
RETORNO A ANTIGOS VALORES:
O pai de santo Bita do Barão revela ainda que, se pudesse fazer uma reunião com grande número de casais, daria a eles o conselho de revitalizar antigos valores familiares, a fim de evitar que seus filhos se tornem parte da violência, seja como vítimas, seja como agressores. “Os casais devem, em primeiro lugar, cultivar o respeito de um pelo outro. Porque, existindo o respeito, existirá a responsabilidade. Quando falo casal, falo de duas pessoas que se amam, que se gostam, não interessa se é casal hetero ou homoafetivo, porque o preconceito é uma das maiores pragas do mundo”, diz o médium.
De acordo com mestre Bita, só com respeito mútuo o casal terá condição para bem educar seus filhos. “Como educar um filho se ele vê que a mãe e o pai se tratam com brutalidade e xingamentos? Não dá certo. Os filhos precisam ver respeito dentro de casa para respeitarem seus pais. E são os pais que devem ensinar seus filhos. O mundo está mais difícil porque os pais são permissivos demais, passam a mão na cabeça dos filhos e não ensinam o que é certo e o que é errado. Depois, sofrem as consequências da educação falha que deram aos filhos”, completa.
Ainda que não haja receita infalível para educar, mestre Bita dá algumas dicas: “Ensine seu filho a pedir sua bênção; cultive o diálogo e o afeto; converse com seu filho e ensine-o o valor do trabalho. Há mães que não permitem sequer que o filho vá buscar um copo com água, entregam tudo em suas mãos. É claro que fazem isso por zelo, por amor, mas a criança aprende que pode ter tudo que deseja sem fazer nenhum esforço para isso. Essa noção equivocada da vida pode gerar muitos problemas, inclusive o envolvimento com drogas, que ainda será muito presente em 2011”, orienta.
Ainda que sua vidência tenha mostrado muitas dificuldades e entraves para o novo ano, mestre Bita encerra a conversa com foco em coisas boas: “Falo das minhas visões, mas quero dizer que gosto de todo mundo, desejo sucesso a todos, que Deus ilumine, que Nossa Senhora da Conceição, a mãe de Cristo, deusa das águas doces nos ilumine, cubra-nos com seu divino manto de vitórias e nos dê um próspero ano novo, com melhoras, porque sempre vem mais é derrota, mas nós estamos precisando de vitórias, com amor, com sinceridade e com axé”, declara.


Que a Divina Luz esteja entre nós
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco