Umbanda Sagrada: Refletiu a Luz Divina, com todo seu esplendor; Vem do Reino de Oxalá, Onde há paz e amor; Luz que refletiu na Terra, Luz que refletiu no Mar; Luz que veio de Aruanda, Para tudo iluminar; A Umbanda é paz e amor; É um mundo cheio de Luz; É força que nos da vida; E a grandeza nos conduz; Avante Filhos de fé, Com a nossa Lei não há; Levando ao mundo inteiro, A Bandeira de Oxalá.
Páginas
▼
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
O jogo das runas
O jogo das runas
O Jogo das Runas originário do norte da antiga Europa, era uma forma de escrita usada pelos iniciados das tradições oculto-pagãs para transmitir informações mágicas. Porém, pouco se sabe sobre os usos mágicos, embora o jogo tenha sido praticado por centenas de anos.
A pessoa que domina a arte da divinação rúnica chama-se Runemal. Sob o ponto de vista mitológico, a invenção das Runas é dedicada ao deus romano da escrita Odin, associado a Mercúrio. Odin adquiriu seu conhecimento secreto das Runas através de auto-sacrifício. Permaneceu suspenso por nove dias e nove noites na "Árvore da Vida" em Asgard - morada dos deuses, localizada no centro do mundo. Ele foi um chefe poderoso na comunidade de origem asiática. Possuía a capacidade psíquica de entrar em contato com o "mundo dos espíritos" através dos poderes da clarividência.
Os Vikings utilizavam as Runas como um método oracular. Eles acreditavam que os deuses viviam em um lugar celestial e consideravam Odin como seu maior deus. Thor era o deus dos ventos, da chuva e da agricultura; Freya estava relacionada a uma irmandade de sacerdotisas; Tir era o deus guerreiro; Frigg, a deusa da fertilidade; as Nornes (ou Walquírias), as irmãs do destino; Baldur, o deus mais bonito; e finalmente Loki, o deus do fogo, briguento e só arrumava confusão.
O significado de cada runa
O alfabeto rúnico possui vinte e quatro letras grafadas e uma em branco, dividida em três grupos de oito ou Aettir.
As Runas se descrevem brevemente, da seguinte maneira:
FEHU - fortuna e felicidade
URUS - término para novo começo
THURISAZ - passagem
ANSUZ - ensino, auxílio de pessoas mais velhas
RAIDO - rumo, direção
KAUNA - abertura
GEBU - casamento ou sociedade
HUNJO - amor, paixão
HAGALAZ - tempo
NAUTHIZ - sofrimento, sacrifício
ISA - isolamento, integridade
JERA - justiça e equilíbrio
EIHWAZ- humildade
PERDRA ou PETH - chave
ALGIZ - mudança
SOWELU - sucesso
TIWAZ - direção
BERKANA - nascimento
EHWAZ - transformação, fim necessário
MANNAZ - ponto de partida
LAUKZ - intuição
INGWAZ - algo oculto
DAGAZ - prosperidade
ODALA - proteção e propriedade
RUNA BRANCA - destino
Axé a todos
Emidio de Ogum
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.