Umbanda Sagrada: Refletiu a Luz Divina, com todo seu esplendor; Vem do Reino de Oxalá, Onde há paz e amor; Luz que refletiu na Terra, Luz que refletiu no Mar; Luz que veio de Aruanda, Para tudo iluminar; A Umbanda é paz e amor; É um mundo cheio de Luz; É força que nos da vida; E a grandeza nos conduz; Avante Filhos de fé, Com a nossa Lei não há; Levando ao mundo inteiro, A Bandeira de Oxalá.
Páginas
▼
terça-feira, 20 de outubro de 2009
ÁRIES: signo cardinal masculino do elemento fogo, regido por Marte
Áries
ÁRIES: signo cardinal masculino do elemento fogo, regido por Marte
Anatomia: cabeça, nariz, cérebro
Áries simboliza o nascimento, o início, o despertar, o primeiro passo, a semente abrindo o seu caminho no solo de qualquer jeito para conseguir despontar e ter seu lugar ao sol. Simboliza o impulso direto e o combate, se preciso usando a força, a audácia ou o entusiasmo para ir em frente. A iniciativa, a compulsão para agir, ainda que seja somente para provar-se. É como um adolescente que luta para crescer mas, ao mesmo tempo, em face à sua inexperiência, tem medo (inconfessável) porque não sabe bem o que vai encontrar; mas vai, assim mesmo. Uma mistura de medo e expectativa e, daí, a instabilidade e a confusão emocionais, uma sensibilidade vestida de ousadia.
Sente-se só, mas tem medo de se compromissar porque quer continuar em frente. É independente mas frágil. O romântico que ama mais o amor que o outro, porque está centrado em si. Ou um inseguro, que idealiza uma meta longínqua ou uma grande figura difícil de atingir. Pode tornar-se arrogante, com um orgulho exagerado do que faz ou do que é, não gostando de cooperar ou de se ajustar às pessoas e situações. Quer ter sempre o que deseja, como uma criança que grita e esperneia até que a mãe lhe compre o brinquedo que deseja ou faça o que ele quer; e repete esse comportamento quando fica adulto, talvez com um pouco mais de refinamento.
O seu sonho secreto é ter um patrocinador para os seus talentos; e, enquanto ele não aparece, vai desperdiçando seus dons, esperando como se o mundo lhe devesse alguma coisa. É também aquele que exige da sociedade os privilégios a que tem direito. Sua patente autoconfiança pode ocultar um profundo sentimento de inadequação.
O ariano desconhece o perigo e se entedia com pessoas desanimadas e desanimadoras. É o impaciente e o agressivo, que não aceita conselhos e obstáculos; mas não suporta dor e tem medo de dentista. Pode ser um fraco que se desculpa por existir e tem medo de ofender, um desiludido amargo que se destrói e inferniza a vida dos seus íntimos e próximos. Pode ser o mártir de uma causa, como Joana d'Arc, ou um sentimentalista que se acha vítima do seu destino.
Áries é militante, obstinado, ambicioso, rápido, dinâmico e entusiasmado. Funciona melhor liderando do que seguindo os outros e, por isso, se sai bem em cargos de autoridade e gerência. Gosta de seguir seu próprio caminho no seu próprio ritmo; é presunçoso e, às vezes, arrogante; pode ser insensível às necessidades dos outros por pensar sempre nele mesmo em primeiro lugar, entretanto raramente guarda rancor. Áries é também um intuitivo e criativo, sempre à procura de uma nova possibilidade; sempre começando alguma coisa e dificilmente terminando-a porque perdeu o interesse. Áries é, portanto, SER: o indivíduo em busca de sua auto-afirmação.
A energia ariana aparece em todos nós na necessidade de impormos a nossa personalidade, a nossa individualidade, o nosso eu. É aí que surge o grande conflito do signo, o conflito entre o que a pessoa verdadeiramente é e o que os outros (família, sociedade, religião, amigos, etc.) querem que ela seja. Quando se faz alguma coisa por imposição ou por restrição, a vontade é anulada, não existe mais autonomia, e o querer da pessoa passa a ser sinônimo de conveniência. A energia ariana anulada, restringida, leva à covardia e à anulação da vontade pessoal. O ariano, então, torna-se coisa, torna-se desintegrado, porque está apenas situado no seu contexto, funcionando num ritual imposto. A não-aplicação da energia ariana de autodeterminação pode ser uma das causas das neuroses porque quanto mais fragmentada for a pessoa, mais despersonalizada ela se torna. E quando se chega ao ponto de ausência de critérios próprios, surgem o alcoolismo, os tóxicos, a impotência, os distúrbios sexuais, os medos, as fobias, etc.
Características positivas: pioneiro, executivo, competitivo, impulsivo, animado, corajoso, independente, dinâmico, vive no presente, rápido, decidido.
Características negativas: dominador, irascível, violento, intolerante, apressado, arrogante, "eu primeiro", brusco, sem persistência, egocêntrico.
Axé a todos
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.