Umbanda Sagrada: Refletiu a Luz Divina, com todo seu esplendor; Vem do Reino de Oxalá, Onde há paz e amor; Luz que refletiu na Terra, Luz que refletiu no Mar; Luz que veio de Aruanda, Para tudo iluminar; A Umbanda é paz e amor; É um mundo cheio de Luz; É força que nos da vida; E a grandeza nos conduz; Avante Filhos de fé, Com a nossa Lei não há; Levando ao mundo inteiro, A Bandeira de Oxalá.
Páginas
▼
terça-feira, 20 de outubro de 2009
SAGITÁRIO: signo mutável masculino do elemento fogo, regido por Júpiter.
SAGITÁRIO: signo mutável masculino do elemento fogo, regido por Júpiter.
Anatomia: quadris, coxas, parte superior das pernas.
Sagitário é o pensamento em comum; o começo da relação com o exterior, a procura do abstrato, a descoberta de algo maior e mais universal, a saída de seu ambiente para conhecer ou ver o que há mais longe. Não se contenta com pouco; ao mesmo tempo que procura alguma coisa no infinito, também quer muita coisa, quer a grandiosidade e olha para o alto como se já estivesse lá. Sua visão é intuitiva e profética - vai a longo alcance! - por isso, vê-se alguns sagitarianos com problemas de visão, com e necessidade de ajustar o foco dos óculos. Sagitário é binóculo.
Seu propósito de vida é atirar sua seta numa distância - ele sabe que existe algo lá longe - e excita-se em perseguir esse alvo, em aventurar-se numa viagem cheia de peripécias e novidades, a viagem pela vida é fascinante, a vida é uma aventura, deve-se arriscar, ousar para conseguir. O importante nem sempre é o conseguir, mas o ousar. Não é o chegar lá, mas as possibilidades inesperadas e o que se aprende no trajeto até chegar lá. Quando chega, não há mais o interesse, é preciso descobrir um outro alvo. Por isso, é difícil prender-se aos laços familiares e às obrigações domésticas: é preciso ter liberdade para se aventurar.
Atirar a flecha e galopar atrás. O mistério do inexplorado. Não pode ficar parado pois poderia perder alguma coisa do que está acontecendo. É o porta-voz, aquele que anuncia e divulga, com toda franqueza e sinceridade, porque o mundo precisa conhecer o que ele sabe. Senso de oportunidade e inimigo do tédio; mochila nas costas e caminho à frente. Compreender a vida. E também o sentido religioso pois religião é compreender a vida e a morte, reconectar-se com a fonte ("religare").
Ligado à filosofia, à cultura, à religião, à verdade que defende com ardor até o fim. O idealismo que pode se transformar em fanatismo, seja uma teoria, uma idéia ou uma religião. O defeito de visão, a rigidez dogmática, a intolerância.
Sagitário sabe descobrir um significado onde as coisas estão obscuras e se fortalece com aquilo que conhece, aprende e experimenta. Não é tão irreal ou fantasioso como alguns supõem. O centauro - seu símbolo - atira a flecha na direção das estrelas, mas seus pés estão bem assentados na terra. O centauro também é o nômade que trata bem dos seus cavalos porque sabe que eles precisam estar em forma para o longo caminho: é o sagitariano que exercita seus músculos e seu corpo, o esportista. O cavalo precisa de espaço, daí seu amor pelas casas grandes, pelos carros grandes, etc. Ele mesmo, às vezes, é grande; ou desastrado, tropeçando e esbarrando nos objetos porque, como pode alguém, que é metade homem e metade cavalo, ajeitar-se com braços e patas? Como estamos na época do automóvel e não mais na do cavalo, a velocidade lhe dá o poder.
O sentido religioso como um empreendimento comunal, o homem unido socialmente numa direção. Da mesma forma, a universidade, os grupos acadêmicos, a busca do saber superior. A filosofia, as formas de pensamento, a metafísica, as conexões e correlações entre tudo; a necessidade que tem a comunidade à qual pertence, isto é, a necessidade social. O indivíduo não interessa; Sagitário serve à comunidade, sacrifica-se pelo bem social, sacrifica o agora pelo futuro, o perto pelo distante.
Sagitário pode se tornar difícil por causa da sua intelectualidade. Na ânsia de comunicar ao mundo a sua mensagem, seja qual for, pode ser honesto ou bruto. É um desinfetante que limpa tudo pelo horror à hipocrisia, pela guarda da integridade.
Pode ser bem-humorado, social, espontâneo, desaforado, explosivo sem más intenções, malicioso, irônico, jogador. Para ele, aventura quer dizer ousar, sorte quer dizer arriscar alto.
Características positivas: honesto, filosófico, amante da liberdade, tolerante, atlético, generoso, otimista, justo, religioso, estudioso, entusiástico.
Características negativas: inclinado a discussões, exagerado, tagarela, auto-indulgente, brusco, impaciente, jogador, intrometido, irascível.
Axé a todos
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.