Páginas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Nossa Senhora e a Umbanda



Data Comemorativa : 15 de Agosto

Comemorando-se a 15 de Agosto a festa de Nossa Senhora, cultua-se em todas as crenças a data gloriosa na qual Maria Santíssima subiu aos páramos celestes, para ocupar o seu posto de Rainha-Mãe. Rainha de todas as Rainhas, Rainha de todos os Santos, Rainha dos profetas, dos Anjos e Arcanjos, dos Apóstolos, dos patriarcas e das virgens; vive em todos os corações, o coração de Maria, símbolo sagrado do amor, da fé e da pureza no universo. A virgem Maria tomou diversos nomes de acordo com as aparições ou passagens nas quais se apresentou aos diversos povos no universo em que vivemos. Por isso, com a denominação de IEMANJÁ e rainha do mar, chama-se na lei de Umbanda a N.S da Glória e a Nossa Senhora dos Navegantes.

IEMANJÁ é a segunda linha da Umbanda - " linha de Iemanjá", chefiada por Nossa Senhora (Virgem Maria), também denominada "linha do Mar", tem a finalidade de dar proteção aos navegantes e levar para as "Escolas do Espaço", todo aquele que grandemente arrependido dos malefícios praticados, quer na terra, quer no espaço, desejam progredir espiritualmente, purificando-se.

Iemanjá protege as mulheres em geral, especialmente as mães. da subdivisão desta linha, surgem sete legiões ou falanges que, chefiadas por outras entidades, tem cada uma delas a sua finalidade:

Falange das SEREIAS- sob a proteção de mamãe Oxum, orixá da água doce;

Falange das ONDINAS- sob a direção de Nanã Buruquê;

Falange das CABOCLAS e CABOCLOS DO MAR -sob orientação e direção; de Indaiá.

Falange das CABOCLAS e CABOCLOS DO RIOS -chefiada por Iara;

Falange dos MARINHEIROS -sob a chefia de Tarimã.

Falange CALUNGAS -dirigida por Calunga ou Calunguinha;

Falange da ESTRELA GUIA -sob proteção e direção de Santa Maria Madalena.

Cada falange dessa poderosa linha, como todas as outras linhas da Lei de Umbanda, se divide em sete legiões cuja missão é proteger os marinheiros, é amparar neste planeta terra a s criaturas do sexo feminino, desmanchando e executando trabalhos usando as forças das águas. O mar, também chamado pelos umbandistas de Calunga Grande, é por natureza o reino de Iemanjá, o Orixá das águas salgadas, a rainha do mar, mãe da procriação, mãe das cabeças.



Axé a todos
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.