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Das entidades de umbanda Exu é que mais polêmica e discussão geram entre curiosos e até mesmo integrantes dos Cultos de Umbanda.
Exu não é uma entidade trevosa que realiza desejos escusos. Exu não tem nada a ver com as imagens comercializadas. Não é vingativo, violento e cruel. Não tem “pé” de bode. Não tem rabo e nem chifres. Não come galinha ou carnes cruas. Nem bebem até deixar seus “cavalos” sem condições de andar.
Exu, na realidade é guardião da Luz para as Sombras, e das Sombras para as Trevas, e é ele que combate às entidades que possuem as formas mais horrendas e esquisitas. Estes seres ainda encravados no mal são os chamados KIUMBAS e são violentos, vingativos e cruéis.
E como reconhecer um Exu de fato e de direito? Simples:
Exu de Umbanda não fala palavrões de deixar cabelo em pé, não é “doidinho” por marafo (pinga) e sangue e não aceita entregas em encruzilhadas de rua ou cemitérios. Quem aceita estas coisas nestes locais, são os já citados Kiumbas, que são os que gostam de galo e galinha pretos na encruza.
Portanto CUIDADO irmão de fé, não ofereça sangue ou animais nas ruas, pois poderá levar estas entidades para suas casas, o que lhe trará os maiores dissabores e problemas.
Os preceitos para Exu são entregues nas encruzilhadas das matas e campina, e sempre com elemento sutis. Exu de Umbanda não pode ser comprado com bagatelas e Exu nenhum de verdade aceita realizar trabalhos para matar ou prejudicar alguém.
Como sabemos Exu é justo, ou seja, está ligado aos conceitos do “Quem deve paga, e quem merece recebe”. Por isso não existe aquela história de fazer amizade com Exu, para conseguir isto ou aquilo. Com isso, não queremos dizer que Exu é uma entidade boazinha, mas pensem um pouco, que lógica tem baixar em um terreiro Caboclo, Pai-Velho, Criança para fazer a caridade, e no mesmo terreiro baixar Exu para praticar o mal.
Por isso devemos tomar cuidado com o que pedimos para Exu, pois quem não sabe o que pede, não sabe o que quer, e o que irá receber, e muito menos o que MERECE receber. Exu só trabalha com o consentimento de entidades superiores e única e exclusivamente dá alguma coisa a alguém se o merecimento deste alguém estiver de acordo com a Justiça Kármica.
Outra distorção que existe é a respeito do Exu Sra. Pomba-Gira. Este é um Exu feminino e muitos a colocam com se fosse prostituta, uma mulher da vida. A Sra. POMBA GIRA É UMA EXU GUARDIÃO DOS MAIS SÉRIOS em de promover a bagunça à orgia, como muitos desejam, ela combate todas as perturbações relacionadas com o lado sexual, combatendo os Magos Negros e seus Kiumbas.
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Assim como na Umbanda existem sete Orixás Menores Chefes de legião, na Kimbanda (que muitos confundem com Magia Negra e praticas da Kiumbanda) existem sete Exus Guardiões da Luz para as sombras que são:
ORIXÁS
| EXUS GUARDIÕES |
ORIXALÁ | EXU Sr. DAS 7 ENCRUZILHADAS. |
OGUM | EXU Sr. TRANCA-RUAS. |
OXÓSSI | EXU Sr. MARABÔ. |
XANGÔ | EXU Sr. GIRA MUNDO. |
Yorimá | EXU Sr. PINGA-FOGO. |
YORI | EXU Sr. TIRIRI. |
Srs Exus e suas falanges Sr. Sete Encruzilhadas : Exu de serventia de Oxalá, trabalha nos entrecruzamentos vibracionais rompendo barreiras de toda e qualquer ordem, abrindo caminhos fechados no âmbito material ou astral, corta demandas, ações contundentes sobre o corpo astral ou de atuação espirítica "mandada", na atuação de vários negativos e descargas em especial aos Filhos de Oxalá.
Quadro da Vibração espiritual de linha de Oxalá
Caboclo Urubatão da Guia
| representa a Vibração Espiritual | Exu Sete Encruzilhadas |
Caboclo Guaracy | intermediário para Ogum | Exu Sete Poeira |
Caboclo Guarany | intermediário para Oxóssi | Exu Sete Capas |
Caboclo Aymoré | intermediário para Xangô | Exu Sete Chaves |
Caboclo Tupy | intermediário para Yorimá | Exu Sete Cruzes |
Caboclo Ubiratan | intermediário para Yori | Exu Sete Pembas |
Caboclo Ubirajara | intermediário para Yemanjá | Exu Sete Ventanias |
Sr. Tranca Ruas : Exu de serventia de Ogum - no corte de negativos e desmancho ou neutralização de trabalhos de baixa magia trabalha também fechando o caminho das almas insubmissas que não querem ou não conseguem enxergar a luz. Sua falange também atua em abrir caminhos fechados, cortam correntes de intrigas, ódios, vinganças, liberam cargas negativas de casos afetivos conturbados, e realizam descargas gerais ou desimpregnação com os filhos de Ogum
Caboclo Ogum de Lei
| representa a Vibração Espiritual | Exu Tranca Ruas |
Caboclo Ogum Rompe Mato | intermediário para Oxossi | Exu Veludo |
Caboclo Ogum Beira Mar | intermediário para Xangô | Exu Tira-Toco |
Caboclo Ogum de Male | intermediário para Yorimá | Exu Porteira |
Caboclo Ogum Megê | intermediário para Yori | Exu Limpa-Tudo |
Caboclo Ogum Yara | intermediário para Yemanjá | Exu Tranca-Gira |
Caboclo Ogum Matinata | intermediário para Orixalá | Exu Tira Teima |
Sr.Marabô : Exu de serventia de Oxossi - tem sua legião trabalhando no corte de trabalhos de magia negra. Sua poderosa legião também atua no corte de trabalhos ou correntes negativas em pessoas que sintam-se atingidas por espíritos perturbadores - Kiumbas, promovem descargas em pessoas atingidas por despeitos com repercussão no emocional (queda de posição financeira, desemprego etc.), cortam demandas de saúde física e mental e descarga nos filhos de Oxossi.
Caboclo Arranca Toco
| representa a Vibração Espiritual | Exu Marabô |
Caboclo Cobra Coral | intermediário para Xangô | Exu Capa Preta |
Caboclo Tupynambá | intermediário para Yorimá | Exu Lonan |
Caboclo Jurema | intermediário para Yori | Exu Bauru |
Caboclo Pena Branca | intermediário para Yemanjá | Exu das Matas |
Caboclo Arruda | intermediário para Orixalá | Exu Campina |
Caboclo Araribóia | intermediário para Ogum | Exu Pemba |
Sr. Gira-mundo: Exu de serventia de Xangô, trabalha no corte de negativos e desmancho de trabalhos de baixa magia cortando correntes numa situação tormentosa, de correntes de atrito de ordem astral percebendo-se males cardíacos; desenrola (dentro da linha justa) casos arrastados na justiça tendo trabalhos de magia interferindo no andamento e descarga e desimpregnação nos filhos de Xangô.
Caboclo Xangô Kaô
| representa a Vibração Espiritual | Exu Gira-Mundo |
Caboclo Pedra Preta | intermediário para Yorimá | Exu Meia-Noite |
Caboclo 7 Cachoeiras | intermediário para Yori | Exu Quebra Pedra |
Caboclo 7 Pedreiras | intermediário para Yemanjá | Exu Ventania |
Caboclo Pedra Branca | intermediário para Orixalá | Exu Mangueira |
Caboclo 7 Montanhas | intermediário para Ogum | Exu Corcunda |
Caboclo Agodô | intermediário para Oxossi | Exu das Pedreiras |
Sr. PINGA FOGO : Exu de serventia de Yorimá (Pretos-Velhos "o primado da Magia"). Este chefe de Legião tem sua característica no trabalho que realiza no corte de bozós - trabalhos de magia negra na calunga(cemitério, casa grande, reino do pó etc.). Também atua no corte de correntes vindas de almas penadas, aflitas, desesperadas. Corta tudo que for relacionado que se usa menga, ejé (sangue) de sacrifícios de animais, bonecos, agulhas, dedal, alfinete, enfim, tudo que se relaciona com o Reino do Bruxedo. São conhecidos como Exus das Almas, tão decantados, mal interpretados e mistificados. Um exemplo de atuação dos exus das almas é exatamente no cemitério pois lá entra quem já não pode sair e muitas vezes não queria estar lá (também acontece de não saber do que acontece mas aí é um outro caso) então se renegam e tentam "tumultuar"; outro sim, seres e larvas astrais que desejam mais do que nunca reformarem seus corpos astrais necessitam de carbono e onde há muito carbono? Isso, lá na calunga, com sangue, vísceras e tudo o que pode ser usado por eles para se "alimentarem". Também estão, os exus das almas, onde há cruzeiros, profusão de sangue (abatedouros) e em portais de comunicação com outros mundos.
Pai Guiné
| representa a Vibração Espiritual | Exu Pinga-Fogo |
Pai Congo D'Aruanda | intermediário para Yori | Exu do Lodo |
Pai Arruda | intermediário para Yemanjá | Exu Brasa |
Pai Tomé | intermediário para Orixalá | Exu Come-Fogo |
Pai Benedito | intermediário para Ogum | Exu Alebá |
Pai Joaquim | intermediário para Oxossi | Exu Bará |
Vovó Maria Conga | intermediário para Xangôi | Exu Caveira |
Sr. Tiriri :Estes exus de serventia das Crianças trabalham cortando correntes passionais, de falsidade, traições e vencem demandas que alteram a paz interior; desmancham trabalhos onde se usa animais sacrificados e combatem os kiumbas que queiram se passar por Exu Mirim, fato muito NORMAL em algumas casas de "santo". Seu corpo astral os permite se infiltrar por onde muitos não conseguem, muito respeitados em face de sua aparência pois realizam verdadeiros "milagres" quando invocados, eu escrevi invocados - COITADOS DAQUELES QUE EVOCAM EXU!
Tupanzinho | representa a Vibração Espiritual | Exu Tiriri |
Yariri | intermediário para Yemanjá | Exu Mirim |
Ori | intermediário para Orixalá | Exu Toquinho |
Yari | intermediário para Ogum | Exu Ganga |
Damião | intermediário para Oxossi | Exu Manguinho |
Doum | intermediário para Xangô | Exu Lalu |
Cosme | intermediário para Yorimá | Exu Veludinho |
Sra. Pomba Gira:Se você, estimado irmão, que está lendo estas despretensiosas linhas, fruto de pesquisa e esforço, convive ou já viu ou até mesmo ouviu falar em mulheres promíscuas que se esbaldam quando seus companheiros (se casadas) saem pra trabalhar ou aquelas moçoilas que não podem ver um "calçudo" que voam pra cima e colocam a culpa na "Pomba-Gira que está querendo sua frente", podem acreditar...não é nada disso! Pasmem! Isso é fruto duma mente doente que não tem onde se calçar ou sem-vergonhice mesmo! Em primeiro lugar, as entidades espiríticas que tomam esse nome (não sendo os pobres kiumbas) não são a Mulher de seis homens e sim a ÚNICA mulher dentre os seis. Seus serviços abrangem muitas áreas e dentre as quais se destacam o frenamento de íncubos e súcubus (vampiros machos e fêmeas que se alimentam de baixas paixões) e cuidado você irmão, que depois de uma exaustiva jornada de trabalho, dá uma passadinha naquela "Casa de Massagem" pra tomar sua cervejinha e relaxar, deixando a pobre de sua mulher em casa cuidando de seus filhos ou de sua roupa; atente para o cuidado daquela "passadinha" no prostíbulo...Esta Senhora tem um "cuidado especial" pra você no outro lado. Cortam magias de amarrações, trabalhos para desmanchar casamentos e descarga nos filhos de Yemanjá.
Cabocla Yara | representa a Vibração Espiritual | Exu Pomba-Gira |
Cabocla Estrela do Mar | intermediário para Orixalá | Exu Carangola |
Cabocla do Mar | intermediário para Ogum | Exu Má-Cangira |
Cabocla Indayá | intermediário para Oxossi | Exu Nanguê |
Cabocla Iansan | intermediário para Xangô | Exu Maré |
Cabocla Nanã Burukum | intermediário para Yorimá | Exu Gererê |
Cabocla Oxum | intermediário para Yori | Exu do Mar |
material retirado da internet & Material retirado do livro: CULTURA UMBANDÍSTICA - Brasão de Freitas / Roger T. Soares / William C. Oliveira.-Ed. Ícone - 1994. | |
| Os Exus
Os Exus estão também, divididos em hierarquias. Onde temos Exus muito ligados aos Orixás Menores até aqueles Exus ligados aos trabalhos mais próximos às trevas.
Os exus dividem-se hierarquicamente, em três planos ou três ciclos e em sete graus.
A divisão está formada "de cima para baixo" :
- TERCEIRO CICLO
Contém o Sétimo, Sexto e Quinto graus.
Neste Ciclo, encontramos os: Exus Coroados: são aqueles que tem grande evolução, já estão nas funções de mando. São os chefes das falanges. Recebem as ordens diretas dos chefes de legiões da Umbanda. Poucos são aqueles que se manifestam em algum médium. Apenas alguns médiuns, bem preparados, com enorme missão aqui na Terra, tem um Exu Coroado como o seu guardião pessoal. São os guardiães chefes de terreiro. Não mais reencarnam, já esgotaram há tempos os seus karmas.
Sétimo Grau - Estão os Exus Chefe de Legião e para cada Linha da Umbanda, temos Um Exu no Sétimo Grau, portanto, temos Sete Exus Chefes de Legião
Sexto Grau - Estão os Exus Chefes de Falange. São Sete Exus Chefes de Falange subordinados a cada Exu Chefe de Legião, portanto, temos 49 Exus Chefes de Falange.
Quinto Grau - Estão os Exus Chefes de Sub-Falange. São Sete Exus Chefes de Sub-Falange subordinados a cada Exu Chefe de Falange, portanto, são 343 Exus Chefes de Sub-Falange.
SEGUNDO CICLO
Contém o Quarto Grau. Exus Cruzados ou Batizados: são subordinados dos Exus Coroados. Já tem a noção do bem e do mal. São os exus mais comuns que se manifestam nos terreiros. Também, tem funções de sub-chefes. Fazem parte da segurança de um terreiro. O campo de atuação destes exus está nas sombras (entre a Luz e as Trevas). Estão ainda nos ciclos de reencarnações.
Quarto Grau - Estão os Exus Chefes de Agrupamento. São Sete Exus Chefes de Agrupamento e estão subordinado a cada Exu Chefe de Sub-Falange, portanto, são 2401 Exus Chefes de Agrupamento.
PRIMEIRO CICLO
Contém o Terceiro, Segundo e Primeiro Graus.
Temos dois tipos de Exus neste ciclo : Exus Espadados - São subordinados do Exus Cruzados. O seu campo de atuação encontra-se entre as sombras e as trevas.
Exus Pagãos - São subordinados aos exus de nível acima. São aqueles que não tem distinção exata entre o bem e o mal. São conhecidos, também como "rabos-de-encruza". Aceitam qualquer tipo de trabalho, desde que se pague bem. Não são confiáveis, por isso.
São comandados de maneira intensiva pelos Exus de hierarquias superiores. Quando fazem algo errado, são castigados pelos seus chefes, e querem vingarem-se de quem os mandou fazer a coisa errada.
São ex-kiumbas, capturados e depois adaptados aos trabalhos dos Exus.
O campo de atuação dos Exus Pagãos, são as trevas. Conseguem se infiltrar facilmente nas organizações das trevas.
São muito usados pelos Exus dos níveis acima, devido esta facilidade de penetração nas trevas. Terceiro Grau - Estão os Exus Chefes de Coluna. São Sete Exus Chefes de Coluna e estão subordinados a cada Exus Chefes de Agrupamento, portanto, são 16807 Exus Chefes de Coluna.
Segundo Grau - Estão os Exus Chefes de Sub-Coluna. São Sete Exus Chefes de Sub-Coluna e estão subordinados a cada Exu Chefe de Coluna, portanto, são 117649 Exus Chefes de Sub-Coluna.
Primeiro Grau - Estão os Exus Integrantes de Sub-Colunas e são milhares de espíritos nesta função. Saravá a todos
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com |
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