São Sebastião - Patrono Espiritual da Legião - Oxóssi - Comando Espiritual dos Cientistas, Sacerdotes, Intelectuais, Artistas, Ministros, Juízes, Escritores, prisioneiros em geral e seus Orixás subalternos.
Foi Capitão da Guarda Imperial romana. Chefiava a guarda das prisões subterrâneas, superlotadas de cristãos que aguardavam sua vez na arena do Coliseu, para serem devoradas pelas feras. Sebastião, por soltar os cristãos às escondidas e haver sido envolvido em conspiração de evasão e rebelião inteligente com os prisioneiros, foi preso, levado para a mata, amarrado a uma árvore, trespassado por setas e abandonado numa vala como morto. Depois, socorrido por uma cristã piedosa - Irene - voltou à luta, sendo logo aprisionado, assassinado a pau com bolas de chumbo e decapitado, depois, pelos soldados de Diocleciano, para que "não acontecesse Sebastião ressuscitar-se outra vez"! Outra mulher - Luciana - tirou seu corpo da cloaca aonde foi jogado, e sepultou-o aos pés do túmulo de São Paulo.
Sua cor-insígnia simbólica é: O Verde. O verde das matas, onde ele foi sacrificado pelos soldados de César, fiel incondicinal do Cristianismo. Por isso, é ele chamado o Rei da Matas... Capitão Caçador... Rei da Caça - ou simbólicamente denominado Oxóce. É reverenciado no dia 20 de Janeiro. Aí estão a semelhança e o simbolismo apenas, com o capitão da caça ou rei da mata mitológicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.