Páginas

terça-feira, 27 de abril de 2010

Shiatsu Auriculoterapia e Reflexologia

Momentos de conflito são normais, o exagero nas reações e percepções desses momentos é que se transformam em desequilíbrios. Como a submissão, a dúvida, a carência, a possessividade, a desatenção, etc. Os desequilíbrios são muitos, mas a facilidade de demonstrar o que sente e ser verdadeiro é uma busca da pureza e clareza infantil que um dia todos tivemos, ainda que com uma maior experiência (idade) nós adquirimos um outro "dom", a consciência. Trabalhar esses processos é acrescentar a habilidade de lidar com os sentimentos de uma forma mais consciente, leve e saudável.
A intenção principal do desequilíbrio é à busca do equilíbrio, e as terapias holísticas, como a Holopuntura, os Florais, o Reiki, a Geoterapia / Cristaloterapia, etc, são ferramentas de suporte para enfrentar o desafio de se auto-superar. Mas a alavanca será sempre o desequilíbrio, ou em outras palavras, o aspecto negativo, não no sentido pejorativo, mas construtivo. Assim, enxergamos o desequilíbrio, o negativo, a crise, etc, como parte de um processo, o início de um movimento de aperfeiçoamento.
A Terapia Holística, que usa uma somatória de técnicas milenares e modernas, com a utilização das pedras e cristais como estímulos nessas técnicas como a Holopuntura, Auriculoterapia, Reflexologia, Reiki, etc,  torna-as, ainda mais eficientes, suaves e naturais, para a busca de autoconhecimento e equilíbrio, e no aumento da capacidade de superar obstáculos, alcançando a harmonia e realização interior.
A Terapia Holística não faz mágica, não muda situações da vida, mas ajuda a mudar a percepção dessas situações, trazendo-as a luz da Verdade Interior.

SHIATSU

O QUE É
   Shiatsu é uma terapia manual desenvolvida no Japão, no início do século XX, embora originária da China, a qual, hoje reconhecida pelo Ministério da Saúde é indicada para prevenir e tratar várias doenças, tais como: dores na coluna vertebral, nas articulações, insônia, dormências, inchaços nos pés e nas mãos, tensão pré-menstrual,asma,constipação, cólicas menstruais, espasmos musculares, estresse, ansiedade, doenças cardíacas, dores de cabeça, sinusite, paralisia facial, esgotamento físico, etc...
   A palavra é derivada do japonês SHI que significa "dedo" e ATSU "pressão", ou seja pressão dos dedos. Pode ser feita tanto em pessoas doentes em saudáveis com o efeito preventivo.


COMO É FEITO

   Na prática, o Shiatsu utiliza técnicas de pressão, percussão, fricção, vibração, pinçamento e imposição de dedos e mãos em pontos e áreas específicas do corpo, além da movimentação de articulações e manipulação de estruturas músculo-esqueléticas com o objetivo de atuar na circulação "energética" através das técnicas de tonificar, sedar, regular, purificar e aquecer e, assim, promover a homeostase orgânica, psíquica e sobretudo energética.

   O terapeuta, usando os polegares, as palmas das mãos e até mesmo o cotovelo, pressiona pontos ao longo dos meridianos do nosso corpo, de modo ritmado e modulado e vai, com esses toques, desbloqueando a energia vital. Além disso, usa técnicas de manipulação, alongamento de músculos e tendões, rotações de juntas, pressão em músculos tensos ou doloridos, melhorando assim a circulação do sangue e linfa. Como resultado, relaxa o sistema nervoso e muscular, desenvolvendo um rítmo de respiração mais eficiente e um melhor equilíbrio energético.
 
EM QUE SE BASEIA

   A terapia do Shiatsu não é fundamentada no modelo bio-médico ocidental, ela é baseada numa concepção oriental onde acredita-se que a cura não deva ser feita através da doença. Busca-se o fenômeno que a provocou, naquele doente, deixando claro que cada paciente é um, e único na sua individualidade. Para a Medicina Chinesa, os pontos doloridos no nosso corpo, são pontos de bloqueio de energia vital e sua desarmonia energética, ora em excesso em determinados meridianos, ora deficiente em outros, é a causa das doenças.

   Como medicina preventiva, o objetivo é a harmonia e a manutenção da força vital, acreditando que o corpo harmonizado, energeticamente, é saudável e não necessita de medicamentos.


INDICAÇÕES

Tratamento do estresse;
Reequilíbrio dos centros de energia (Yin/Yang);
Harmonização interior;
Relaxamento geral;
Revitalização;
Desenvolvimento da consciência e sensibilização corporal;
Manutenção e prevenção da saúde;
Eliminação de toxinas;
Alívio de dores;
Eliminação do "peso" sobre os ombros e nuca, etc...


CONTRA-INDICAÇÕES
Febre;
Infecções;
Doenças contagiosas;
Fraturas;
Varizes;
Câncer ainda sem tratamento.
Alguns pontos na grávida são abortivos (é importante que o terapeuta tenha conhecimento), mas pode trazer alívio de dores musculares. 

 
MUDANÇAS NO INDIVÍDUO

   O Shiatsu desperta o indivíduo para uma nova consciência de si próprio. Proporciona integração consigo mesmo e desenvolve uma grande sensação de equilíbrio, leveza, vitalidade e bem estar .
A SESSÃO
   O paciente, geralmente, passa por uma avaliação com o terapeuta e em seguida pela terapia em si. Um sessão de Shiatsu é, geralmente, feita de 50-60 minutos, e seu número varia de caso para caso, ou da gravidade e urgência, podendo chegar de 2-4 sessões por mês.
Nesta terapia não é necessário o uso de cosméticos como óleos e lubrificantes e nem tão pouco se despir.
QUEM PODE FAZER
   Qualquer pessoa, sem limites de idade ou sexo, inclusive bebês. Os idosos sentem-se muito bem pois, em sua maioria apresentam problemas de coluna, músculos e articulações . Indivíduos que trabalham no estresse das cidades grandes têm no Shiatsu um grande aliado para problemas de tensão e fadigas musculares.

   Já as mulheres grávidas apesar de necessitarem de bastante atenção devido aos pontos contra-indicados têm sua circulação de retorno, inchaços e dores musculares melhoradas com a terapia do Shiatsu.
O que é reflexologia ?
Reflexologia, ou terapia por zona, é uma prática que estimula pontos nos pés, mãos ou orelhas (chamados de zona de reflexo), acreditando que isso trará efeitos benéficos em algumas partes do corpo ou melhorará a saúde geral. A forma mais comum é a reflexologia dos pés. Os praticantes acreditam que o pé seja dividido em zonas de reflexo que correspondem a todas as partes do corpo.
Na reflexologia acredita-se que há uma "energia vital" que circula entre os órgãos do corpo humano, a qual penetra nas células vivas. Sempre que essa energia for bloqueada, a zona do bloqueio será afetada. As zonas de reflexo podem refletir o bloqueio de energia em diferentes órgãos. Dessa forma, se alguém tem um problema em um órgão particular, quando o reflexologista pressiona a zona de reflexo correspondente a pessoa sentirá dor.

Acredita-se que a dor se origina do depósito de cristais na zona de reflexo. Com as técnicas de massagem apropriadas, essas estruturas de cristais podem ser quebradas e a dor poderá sumir. Simultaneamente, acredita-se que a pressão aplicada à zona de reflexo pelo reflexologista passe pelos nervos para dissipar o bloqueio de energia. Desta forma, a reflexologia poderia ajudar a curar a doença no órgão.
Como a reflexologia ajuda?
O corpo tem a capacidade de curar a si mesmo. Depois de doença, estresse ou lesão ele está em estado de "desequilíbrio", e acredita-se que os "caminhos da energia vital" estejam bloqueados impedindo o corpo de funcionar efetivamente. A reflexologia então restauraria e manteria o equilíbrio natural e encorajaria a cura. 
Críticas à reflexologia
Reflexologia não é parte da ciência médica moderna. Os céticos alertam que não há estudos científicos confiáveis atestando a eficiência da reflexologia como um tratamento médico, ou que haja qualquer forma de ligação entre áreas específicas do pé e os vários órgãos do corpo. Além disso, o raciocínio das "estruturas de cristal" não é sustentado pelo conhecimento atual de fisiologia. Por outro lado, estudos mostram que os efeitos de relaxamento e prazer da massagem oferecem vários benefícios médicos.

 AURICULOTERAPIA


Origem do diagnóstico e tratamento com auriculoterapia
Anatomia do pavilhão auricular, domínio da localização dos pontos,
Colocação de sementes e manipulação do pavilhão auricular,
Tratamento com massagem, sementes e sangria na auriculoterapia
Preparação do material para auriculoterapia
Direcionamento das sementes para estímulo ideal segundo Huan Lin Chun
Critérios para a seleção e agrupamentos de pontos na auriculoterapia
Tratamentos das patologias mais comuns na auriculoterapia
Tratamentos específicos: Tabagismo, Obesidade, Alcoolismo e Drogadição
Estudo de casos clínicos de auriculoterapia
Exercícios complementares de auriculoterapia
Produção de trabalho final sobre os temas tratados no curso




Sarava a todos Irmãos Emidio de Ogum http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.