Páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Congá Vivo




"No princípio criou Deus os céus e a terra.
E a terra era sem forma e vazia;
e havia trevas sobre a face do abismo;
e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
E disse Deus: Haja luz! e houve luz.
E viu Deus que era boa a luz..."
Gênesis 1, 1:5



E foi assim que começou a apresentação do Congá Vivo dia, 15 de novembro de 2010, na cidade de São Paulo, em comemoração aos 102 anos da nossa sagrada Umbanda e a lei municipal do Vereador Quito Formiga que decretou o dia 15 de novembro como sendo também o Dia do Umbandista.

Atrás do Congá, os "Orixás" vivos esperavam a hora da apresentação com um misto de muita alegria e festa, mas ao mesmo tempo emoção e ansiedade.

A abertura da 1ª Semana da Umbanda ocorreu por volta das 16h, mas para o Congá acontecer foi necessário esperar a noite cair.

Um a um o Pai foi chamando os Orixás, e após breve apresentação e explicações sobre a sincretização, ele saudava-os e um ponto era tocado. 

A cada Orixá as luzes acendiam e apagavam, dando uma atmosfera de surpresa e encantamento.

Iansã, Cosme e Damião, Oxum, Iemanjá, Oxóssi, Ogum, Xangô, Nanã, Obaluaê e finalmente Oxalá, que foi recebido ao som de "Aleluia", e com isso todas as luzes se acenderam...

Me lembro dos gritos, das palmas, das pessoas entrando na quadra para fazer as fotos e do mais importante: da forte emoção que senti com a energia de todos aqueles irmãos de fé vibrando e louvando nossa sagrada Umbanda! 

São 102 anos de uma religião que toma conta da nossa vida; que toma conta da minha vida! Que me abriu caminhos, que me apresentou pessoas, que me deu esclarecimentos, e me fez e faz sentir uma emoção tão grande que nem todas as palavras que postar aqui serão capazes de descrever.





Matéria de autoria de Luzes e Sonhos

Paz Amor e Harmonia
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.