Umbanda Sagrada: Refletiu a Luz Divina, com todo seu esplendor; Vem do Reino de Oxalá, Onde há paz e amor; Luz que refletiu na Terra, Luz que refletiu no Mar; Luz que veio de Aruanda, Para tudo iluminar; A Umbanda é paz e amor; É um mundo cheio de Luz; É força que nos da vida; E a grandeza nos conduz; Avante Filhos de fé, Com a nossa Lei não há; Levando ao mundo inteiro, A Bandeira de Oxalá.
Páginas
▼
terça-feira, 20 de outubro de 2009
CAPRICÓRNIO: signo cardeal feminino do elemento terra, regido por Saturno.
CAPRICÓRNIO: signo cardeal feminino do elemento terra, regido por Saturno.
Anatomia: joelhos, ossos, pituitária, articulações, dentes, pele, cartilagens
Capricórnio tem uma noção definida de quem ele é, do que é capaz de fazer e o que pode conseguir no mundo. E o que ele quer é a estabilidade do seu poder, da sua posição social. Capricórnio é socialmente orientado: o mundo define o que é certo, importante e aceitável, e o indivíduo segue essas regras. É a ordem estabelecida, o que é real, a prática e, não, a teoria. É o homem de negócios; ser eficiente porque não pode ser dependente ou perder o seu controle e precisa construir algo que valorize a sua existência e dizer ao mundo: eu fiz isso.
Capricórnio lembra a função do pai: a função autoritária, controladora e disciplinadora, que educa o filho para vencer na vida. Por isso, é considerado o pilar da sociedade, onde o respeito à autoridade é imprescindível. Existe também a ligação com a família; a família é sagrada; pode brigar com ela mas resigna-se; pode separar-se dela e se achar digno de compaixão.
Ligado à tradição, pode ser chamado de quadrado, mas é uma força poderosa. Um capricorniano não se queixa da vida, vai em frente com seu sentido prático, salvando pelo menos alguma coisa onde houver fracassado - se houver fracassado. Quando ocorre um erro, não perde tempo em se culpar, castiga-se severamente nos seus momentos privados (ninguém precisa ficar sabendo), faz uma firmeza mental de que jamais repetirá esse erro e vai em frente.
Não assume o que não é capaz pois é bastante responsável por tudo que está sob suas mãos; pode assumir muita responsabilidade, mas dá conta de tudo. Não faz nada contra a sua natureza; racionaliza; faz devagar e com segurança - tudo tem o seu tempo - considera as situações e faz deduções, jamais advinha; quando alguma coisa vai mal, retira-se.
Dois capricornianos juntos conversam como formigas ocupadas, com as antenas ligadas em perfeito entendimento, desprezando as superficialidades. E juntos podem chegar a grandes sucessos sem gastar um tostão desnecessário. São plantados no chão e perfeitamente previsíveis: rotineiros, mas confiáveis.
Capricórnio deveria olhar-se com humor e procurar rir mais da vida e de si mesmo. O tempo é uma arma ao seu lado: ele foi uma criança adulta e precoce e torna-se um adulto que demora a envelhecer. Diverte-se à sua maneira; com qualquer coisa que lhe estimule a mente e tenha bom senso. Juntamente com a ambição, existe uma ternura interior, que ele sente alguma dificuldade em demonstrar.
Disciplinado, introvertido, sutil porque tudo tem um propósito, a vida é um negócio muito sério. É sensível à opinião pública: a vizinhança certa, a escola certa, o casamento certo, o emprego certo, as atitudes certas; enfim, o que é certo e apropriado. Desde cedo, começa a treinar-se com determinação e dureza. Após os 28 anos, a sua vida começa a se abrir, quando Saturno completa o primeiro retorno à sua posição no mapa natal. Enfrenta obstáculos para chegar à sua meta: a escalada da montanha.
É um idealista, com sua visão messiânica de quem quer melhorar o mundo, mas dentro de uma maneira prática e razoável. Acha que os fins justificam os meios. É o moralista que se impõe: "faça o que eu digo e não me contrarie, nem questione". Recusar seu conselho é ofendê-lo gravemente. Não admite oposição, é intolerante, se ele pode fazer algo, os outros também devem poder; mas na hora importante, é ele quem consegue os resultados.
É capaz de paixão e desejo, só que costuma se reprimir porque não confia nos outros. Guarda para si suas emoções e fantasias, porque estas não são coisas concretas e podem perturbar o seu trabalho. Fechando-se, as mágoas ficam reprimidas e dolorosas; se o seu orgulho for ferido, não esquece nem perdoa. Suporta. Suporta frustrações, restrições, dificuldades, porque sabe que tem um objetivo lá no alto. Sua frase-chave é eu utilizo. A palavra: ambição.
Capricórnio é o Estado organizado com seus territórios e grupos raciais, os quais governa e organiza, principalmente através da política e do jogo do poder. Mas pode ser a grande metrópole cósmica, aquele que atingiu a perfeição e que, vivendo só, fez de si mesmo um vasto mundo. O estadista ou o santo.
Um Estado é uma coisa concreta, com regulamentos e fronteiras. Para sobreviver, o Estado deve manter suas fronteiras ou estendê-las. Para isso, a massa deve ser educada, tornar-se técnica e profissional, a fim de que o Estado suba. O deus capricorniano chama-se, então, Civilização. Os reformadores e sonhadores, que não pertencem a esse grupo, vêm depois: são os aquarianos e piscianos.
Características positivas: cauteloso, responsável, convencional, profissional, tradicional, prático, trabalhador, econômico, sério.
Características negativas: egoísta, dominador, rancoroso, perfeccionista, fatalista, a cabeça governa o coração, teimoso, sorumbático, inibido, busca status, utiliza as pessoas.
Axé a todos
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.