Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

ESPIRITO E PERISPIRITO



ESPÍRITOS

QUEM SÃO?
Espíritos são os seres inteligentes que habitam o Universo, quer estejam encarnados ou desencarnados. Todos nos somos espíritos.
Quando encarnados, possuímos corpo material e corpo espiritual (perispirito). Desencarnados, conservamos apenas o corpo espiritual.

ORIGEM:
O grau de evolução em que nos encontramos ainda não nos permite saber o modo e a época da criação dos espíritos.
Já sabemos, porem, que os espíritos :
- são seres inteligentes criados por Deus;
- tiveram um principio (não são eternos) mas não terão fim (são imortais) ;
- resultam de individualização do principio inteligente (assim como os seres orgânicos são a individualização do principio material).
Do principio inteligente sempre estão se individualizando espíritos. E, neste sentido, podemos dizer que a criação de espíritos por Deus e permanente e Deus sempre os criou, continua criando e criara sempre.


NATUREZA:
Os espíritos são :
Incorpóreos - entretanto, são alguma coisa; substancia quintessenciada, sutil, etérea;
Indivisíveis - não podem se dividir para estar em dois lugares ao mesmo tempo. Mas irradiam suas forcas e seus pensamentos, agindo com eles a distancia, e suas irradiações e efeitos podem ser então captadas. Com isso, dão as vezes a impressão de estarem em dois lugares diferentes ao mesmo tempo.

FORMA:
O espirito (ser espiritual, inteligente) não tem forma definida para nos. Analisando-o pelos seus efeitos, podemos dizer que ele e um clarão, uma chama, uma centelha etérea. Essa centelha tem uma colocarão que vai desde o aspecto escuro e opaco ate uma cor brilhante e clara, conforme a evolução do espirito.

SEXO:
O Espirito não tem sexo (na forma como entendemos o sexo na organização material). Não são diferentes os espíritos que animam os homens dos que animam corpos femininos. O espirito encarna, com o sexo que melhor convém a tarefa que necessita realizar naquela existência; e lhe compete usar com equilíbrio, respeito e correção a forma corpórea que lhe foi concedida.

MOVIMENTAÇÃO:
Os espíritos podem movimentar-se com a rapidez do pensamento; também podem percorrer mais devagar um espaço, observando o caminho percorrido.
A matéria (água, fogo, ar, etc.) não constitui obstáculo para o espirito.

DESTINAÇÃO:
Deus nada cria inutilmente. No conjunto da vida universal, cada ser tem uma função natural a desempenhar, função que, por mais simples que seja, e sempre valiosa e importante.
Os espíritos, criados que são por Deus, também tem, portanto, um papel determinado e útil dentro da Criação. A função que exercem e de acordo com sua capacidade; as funções vão desde a simples animação da matéria ate o executar das ordens de Deus para a manutenção da harmonia universal.

ENCARNAÇÃO:
O espirito encarna quando se une a matéria formando um corpo para nascer num mundo material.
O espirito pode encarnar neste ou em outros mundos que correspondam ao seu grau de evolução. Seu corpo se formara de acordo com a matéria e leis do mundo que vai habitar.
No mundo em que encarna, o espirito e um agente sobre a matéria de que esse mundo se compõe e sobre os seres que o habitam.

EVOLUÇÃO ANÍMICA:
Exercendo seu papel no Universo, os espíritos evoluem, isto e, desenvolvem e aprimoram suas faculdades; e, quanto mais evoluem, mais usufruem de suas faculdades.
Deus (que e soberanamente justo e bom) estabeleceu igualdade no processo de evolução para todos os espíritos, de tal modo que todos tem:
- um mesmo ponto de partida (todos criados simples e ignorantes);
- as mesmas condições básicas (todos com as mesmas qualidades em potencial) a serem desenvolvi-das com seu próprio trabalho e ao longo do tempo;
- a mesma destacando (todos rumam para a situação de espirito puro) : a perfeição e a felicidade.


Na Terra, a ligação do espirito com a matéria começou ha muitos e muitos milênios. De inicio, produziu formas minerais, passando depois as vegetais, as animais, ate atingir a formação da espécie humana. Nessa trajetória evolutiva, o principio inteligente foi exercitando suas faculdades; da irritação, passou a sensibilidade, desta ao instinto e do instinto a inteligência, quando, no dizer de André Luiz, alcançou o "pensamento continuo", o circuito completo para a onda mental. Do grau de humanidade, estamos rumando para um novo estado : a angelitude.

ERRATICIDADE:
Espirito errante e aquele que se encontra no plano espiritual, aguardando nova encarnação num mundo corpóreo, ao qual ainda esta ligado. Erraticidade e o estado do espirito nesse intervalo entre duas encarnações.
O espirito que esta na erraticidade :
- e mais ou menos feliz (conforme foi sua existência no mundo material);
- pode ali permanecer apenas algumas horas ou por milhares de anos;
- progride, adquirindo conhecimentos, modificando suas idéias sobre a vida;
- ainda terá de reencarnar (cedo ou tarde) para experiências e provas nos mundos materiais, onde ira por em prática o que aprendeu, cumprindo seu papel no Universo e continuando seu progresso.

Observação: A condição, situação e possibilidades do espirito dependem sempre de seu estado evolutivo, variando conforme o seu grau de progresso.

PERISPIRITO

QUE É:
Perispirito e o envoltório semi-material do espirito.
Também o denominam de corpo fluídico ou corpo espiritual.

ORIGEM E NATUREZA:
O perispirito tem sua origem no fluido cósmico universal, retirado do mundo ou plano ao qual o espirito esta relacionado.
Como o corpo de carne, e também matéria mas em estado diferente, mais sutil, quintessenciada; não e rígida como a do corpo físico mas, sim, flexível e expansível, o que torna o perispirito muito plasmavel sob a ação do espirito.

FUNÇÕES:
1) Liga o espirito a matéria (neste como em outros mundos) e a ele serve de instrumento para agir (sobre o plano fluídico ou o material).
2) E o molde, a forma do ser corpóreo. Preexiste ao corpo físico e a ele sobrevive, guardando o registro dos efeitos de toda a ação do espirito.

PERISPIRITO E ENCARNAÇÃO:
Para o espirito encarnar: Um laço fluídico (que e uma expansão do perispirito) liga-se ao ovulo fecundado e vai presidindo a multiplicação das células, uma a uma dirigindo a formação do corpo. Quando este se completa, esta inteiramente ligado ao perispirito, "molécula a molécula".

Observação importante: Do ponto de vista espirita, portanto, desde a fecundação do ovulo, um espirito se ligou a ele e esta trabalhando para formar o corpo de que precisa para viver neste mundo e continuar sua evolução. Sabendo disso, não provocar o aborto, para respeitar o direito de viver do espirito reencarnante, que e um nosso irmão ante Deus.

Durante a encarnação: O perispirito serve de intermediário entre o espirito e a matéria, transmitindo ao espirito as impressões dos sentidos físicos e comunicando ao corpo as vontades do espirito.

Ao desencarnar: Quando o corpo físico morre, o perispirito dele se desprende e continua servindo ao espirito, como seu corpo fluidico que e e como seu intermediário para com o plano espiritual ou material.

E pelo perispirito que os espíritos se identificam e reconhecem uns aos outros, no plano espiritual.
O perispirito prova a imortalidade da alma. E ele (e não o espirito em si) que vemos nas aparições e visões; e é ele que serve de instrumento para as manifestações do espirito aos nossos sentidos.
Geralmente e a aparência da ultima encarnação que o perispirito guarda. Mas essa aparência pode ser modificada (se o espirito quiser e souber como), porque a substancia sutil do perispirito e maleável, plasmavel.

SUA EVOLUÇÃO:
O perispirito acompanha sempre o espirito; em todas as etapas de sua evolução.
Mas vai se tornando mais etéreo, a medida que o espirito se depura e eleva. Nos espíritos puros já se tornou tao etéreo que, para os nossos sentidos, e como se não existisse.
Conforme a evolução do espirito, seu perispirito apresentara diferente:
Peso - que o fixa a um plano de vida espiritual em companhia dos que lhe são semelhantes;
Densidade - que responde pela maleabilidade; a expansão do perispirito e tanto maior quanto mais rarefeito e mais sutil ele for;
Energia - que se revela na luminosidade e irradiação, maior quanto mais evoluído for o espírito.
A contextura do perispirito não e idêntica para todos os espíritos, ainda que sejam de um mesmo mundo. Isto porque a camada fluídica que envolve um mundo não e homogênea (toda igual) e o espirito, ao formar seu perispirito, dela atraíra os fluidos mais ou menos etéreos, sutis, segundo suas possibilidades.
Espíritos inferiores tem perispirito mais grosseiro e, por isso ficam imantados ao mundo que habitam, sem se poderem alçar a planos mais evoluídos. Alguns chegam a confundir seu perispirito (de tao grosseiro que e) com o corpo material e a sentir sensações semelhantes as do frio, calor, fome, etc.
Os espíritos superiores, ao contrario, podem livremente ir a outros mundos, fazendo mutações em seu perispirito, conforme o tipo fluídico do mundo aonde vão.

CORPO
O corpo e o instrumento que o Espirito usa para atuar nos mundos materiais. Precisa, portanto, atender as necessidades dele, aos objetivos que ele traz ao encarnar. O corpo e considerado um produto ideoplastico do espirito; logo após a fecundação, o espirito reencarnante une-se, por um cordão fluídico, ao ovo e, por meio dele, influencia automaticamente a formação do embrião e do feto; por isso, o estado de perturbação ou embotamento da consciência não impede que o espirito imprima suas características básicas em o novo ser. Consequentemente, o organismo reflete o estado daquele.
As doenças físicas, em suma, não passam de distúrbios do perispirito transpostos para a carne, que promove o tratamento das imperfeições do espirito em si. Dai deriva a importante função das moléstias na vida do Espirito eterno.


Merece, em vista disso, o corpo material o nosso cuidado. Ele e uma concessão da Bondade Divina, em vista de dificilmente o nosso comportamento torna-lo um direito, por méritos adquiridos. Assim, recebemo-lo ajustado as nossas necessidades evolutivas, porquanto, os mentores da Esfera Superior produzem nele (atuando sobre os cromossomas do ovo) as alterações indicadas para nossa futura melhoria: aqui, uma lesão numa válvula do coração, ali um diabete, acolá um intestino preso ou uma perna curta, etc. De sorte que, alem das inferioridades que cada um impõe ao seu corpo por pertencerem ao espirito, pode haver defeitos impostos por necessidades expiatórias.

Axé a todos
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Mais de 10 milhões de Visitantes - Que nosso Pai Ogum ilumine seus caminhos

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco