Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Tarô aprenda o significado e a jogar



ORIGENS
O Tarô é o Pai dos nossos atuais jogos de cartas e a sua origem perde-se nas noites dos tempos. Conta uma lenda que : Antes do desaparecimento de Atlândida sob as águas, os sábios previram a tragédia e saíram em busca de outros povos para transmitir seus ensinamentos e passaram para os sacerdotes do Egito todo o conhecimento da civilização atlante, dentre os quais o Tarô.

Naquela época, a ciência e a religião se achavam confundidas num só estudo, e todos os sábios, engenheiros, médicos, arquitetos, oficiais superiores, escribas, etc. , chamavam-se "Iniciados". As instruções em todos os graus eram dadas nos templos, a instrução mais elevada era dada no "Grande Templo do Egito" , e a mais importante era a Astronomia que não era separada da Astrologia.

Visando manter em segredo os mistérios da "iniciação", os mestres ensinavam aos seus discípulos, por meio de pequenas lâminas de ouro que representavam os meses, as estações, os sígnos do Zodíaco, os planetas, o Sol, etc.. Dessas lâminas surgiram as "Cartas do Tarô",

O Tarô é um alfabeto simbólico, mágico, arquetípicos do ser humano, diagrama da vida terrestre, mensagem do inconsciente, uma ponte entre a alma e o espírito.

Tarô significa "Rota" ou, ainda, direção a ser tomada. O conjunto de 78 cartas que denominamos de arcanos (mistério, oculto, o que precisa ser desvelado) está dividido em dois grupos : 22 símbolos principais denominados arcanos maiores que designam a vontade humana, seus anseios, idéias, potencialidades, probabilidades, e 56 símbolos secundários denominados de arcanos menores que determinam a direção e os objetivos conceituados nos arcanos maiores.

Um se relaciona com a VIDA, o arquétipo das idéias, e o outro com a FORMA, o arquétipo da realização. Ambos os conjuntos relatam a experiência humana: a construção do futuro.

O tarô é um oráculo baseado na estrutura mental do ser humano, dos fatos naturais de acontecimentos da vida: tudo tem começo, meio e fim.

Os símbolos do tarô são transposições arquetípicas de nosso comportamento. Tudo em nossa existência pode ser encontrado nos arcanos do tarô, basta saber ler este maravilhoso alfabeto mágico.

Os 22 arcanos maiores, formam um conjunto de símbolos estruturados com atributos evolutivos e sintomáticos, caracterizando-se pela complexidade ornamental.
Os 56 arcanos menores, formam outro conjunto de símbolos estruturados com atributos sinalizadores e seccionados em quatro níveis, caracterizando-se pela simplicidade.

Os arcanos maiores se reportam à mente abstrata, ao mundo subjetivo, aos poderes da criação, diretos e árbitros, que a consciência manipula para seu universo; os arcanos menores se lançam à mente racional, ao mundo do objeto, aos poderes da concretização, independente da vontade e ação dos primeiros . Os arcanos maiores representam a energia de uma situação e os arcanos menores a forma dessa energia .


OS ARCANOS MAIORES
Os arcanos maiores são estruturados com 21 arcanos numerados e 01 arcano sem número que é considerado por uns como 0 (Zero) , e por outros como o 22 ( para facilitar o raciocíonio, prefiro mantê-lo no 22 ), totalizando 22 arcanos; todos contêm nome e simbologia extremamente diferentes.
Juntos, formam uma cadeia simbólica, individual e evolutiva, sempre com o arcano numericamente sucessor.

O arcano 01, O Mago (livre-arbítrio, início), evolui simbólica e sintomaticamente para o Arcano 02, A Sacerdotisa (reflexão, passividade). Por sua vez o Arcano 02, A Sacerdotisa, evolui para o Arcano 03, A Imperatriz (dedução, desenvolvimento), este para o Arcano 04, O Imperador (controle, autoridade), e assim, sucessivamente até o último arcano numerado - o arcano 21, O Mundo (conclusão, realização). Complementando o circuito evolucional surge o arcano Sem Número, O Louco (nada, vácuo), revelando-se um elo de ligação entre o arcano 21 e o arcano 01 para a formação de uma nova fase de ação e/ou desejo; este processo simboliza uma ponte entre o fim e o começo, o passado e o futuro, a continuidade da vida.

Todos os arcanos maiores se reportam ao eterno ciclo natural da existência: Começo-Meio-Fim... , Passado-Presente-Futuro, Nascimento-Vida-Morte ... e assim eternamente na vida humana e cósmica.


De forma resumida, seus significados saõ os seguintes :





O MAGO
Sabedoria, poder e força ocultos, flexibilidade, comunicabilidade, talento, consciência divina.

Mensagem : É hora de agir, é sempre melhor arriscar do que se arrepender por não ter feito algo. Coloque seus projetos em andamento.





A SACERDOTISA
Intuição, conhecimentos ocultos, receptividade, equilíbrio interno, o véu de Ísis.

Mensagem : Utilize mais a sua intuição para atingir seus objetivos. Não dê muita atenção à tudo o que ouve, apenas tire proveito daquilo que lhe for útil.





A IMPERATRIZ
Amor, beleza, felicidade, filhos, criações, elegância, delicadeza, sensualidade, feminilidade, maternidade.

Mensagem : Neste momento as conquistas estarão facilitadas. Aproveite a onda de muita sorte e força que estará ocorrendo em sua vida.





O IMPERADOR
Conquista, liderança, pioneirismo, atividade, estabilidade, originalidade, megalomania, masculinidade, paternidade.

Mensagem : Mantenha-se confiante aja com força de vontade e o sucesso será inevitável.





O PAPA
Sabedoria divina, mestre espiritual, professor, persistência, ensinamento, ajuda superior, invocação de forças ocultas.

Mensagem : O momento exige calma e prudência, observe muito antes de se arriscar. Mantenha a calma e prepare-se para contatos importantes





OS ENAMORADOS
Amor, atração, dúvida, indecisão, relacionamento afetivo, dualidade, duplicidade, união de opostos, caminhos a escolher.

Mensagem : Momento para tomar grandes decisões. Barreiras deverão ser superadas e ultrapassadas. Boa Sorte !!!.





O CARRO
Vitória, triunfo, introspecção, interiorização, planejamento, saúde, novo começo.

Mensagem : Bom momento, repleto de mudanças e surpresas agradáveis, vitórias em todos os setores de sua vida.





A JUSTIÇA
Justiça, estabilidade, equilíbrio, processos legais, concentração.

Mensagem : Obterá bons resultados com a transformação de suas atitudes. Momento de buscar o equilíbrio a estabilidade e a disciplina.




O EREMITA
Interiorização, iluminação interior, prudência, sabedoria, fechamento de um ciclo, autoconhecimento.

Mensagem : Momento de realizações, tudo que não foi realizado até agora, poderá se realizar brevemente. Sorte nos jogos, arrisque com prudência.






A RODA DA FORTUNA
Mudança, recomeço, destino, acontecimento inesperado, expansão, crescimento, progresso.

Mensagem : Muitas mudanças em todas as áreas. Momento de crescimento pessoal, mantenha-se firme em seus projetos e exercite seu poder de negociação. Tenha jogo de cintura.




A FORÇA
Força vital, paixão, energia, coragem, domínio, utilização de forças mágicas, equilíbrio razão-instinto, êxtase divino.

Mensagem : Saiba controlar a força que estará regendo o presente, o mau uso dessa força poderá ser prejudicial à si próprio.



O ENFORCADO
Sacrifício, redenção, estagnação, fim de impasse, desistência, vitimização, entrega, compreenssão, sabedoria.

Mensagem : A verdade será revelada e você poderá atingir resultados surpreendentes. Será necessário muita força de vontade para atingir seus objetivos.





A MORTE
Transformação,libertação, mudanças exteriores, morte aparente que esconde o renascimento, radicalismo, mal que vem para bem.

Mensagem : Momentos de transformações, início de novos caminhos. Sabendo direcionar suas energias as dificuldades e bloqueios serão vencidos.




A TEMPERANÇA
Unificação de polaridades opostas, mudança interior, alquimia, criatividade, realização previamente calculada.

Mensagem : Não tenha medo de enfrentar as novidades que o destino lhe reservou. Viagens, novas amizades e projetos estarão fovorecidos.





O DIABO
Vitalidade, domínio da matéria, paixões, sexo, impulsividade, senso de humor, desejo, ambição.

Mensagem : Momento de novas conquistas amorosas, paixão amor e sedução. Não abuse do poder saiba controlar suas emoções.





A TORRE
Destruição, transformação radical dolorosa, fim de algo, renovação, obstáculos, coragem, combate, autocrítica.

Mensagem : Você terá que renunciar a algumas coisas em favor de outras. Tudo isso será necessário para que obtenha as transformações que tanto deseja.




A ESTRELA
Esperança, reconexção com o melhor de si, claridade, iluminação, luz no fim do túnel, ingenuidade.

Mensagem : Muita energia positiva, momento de muitas conquistas e comemorações. Prepare-se para a colheita.





A LUA
Inconsciente, medo, ilusão, domínio do desconhecido, aprendizado, intuição, loucura, umbral de novos níveis de consciência.

Mensagem : Evite comentar seus projetos, mesmo com os melhores amigos. Fique atento e mantenha-se em silêncio.




O SOL
Plenitude, sabedoria, espiritualidade, luminosidade, sucesso, riqueza, glória, fama, arrogância, vaidade.

Mensagem : Muito sucesso e muitas conquistas. Siga com determinação e realize seus sonhos.




O JULGAMENTO
Separação entre passado e futuro, analisando-se criticamente os erros do passado e projetando os acertos para o futuro.


Mensagem : Momento para reflexões, olhe para o seu interior antes de julgar o próximo. Não julgue para não ser julgado, lembre-se colhemos aquilo que plantamos.





O MUNDO
Síntese, fim de problemas, completude, unificação, desenvolvimento, universalidade, perseverança, à vezes inércia.


Mensagem : Momento de triunfo, glória e de muitas alegrias. Aproveite a maré de sorte que virá com muita segurança e realizações em todos os setores de sua vida.




O LOUCO
A temporalidade, liberdade, independência, voz interior, canalização, loucura, exotismo, idéias.


Mensagem : Momento de prazer, alegria e novos rumos em sua vida. Os caminhos estarão abertos, porém procure manter o equilíbrio.

OS ARCANOS MENORES
Os arcanos menores são estruturados em quatro séries de 14 arcanos (4 x 14), denominados de naipes ( Ouros, Espadas, Copas e Paus ), totalizando 56 cartas. Cada série contém quatro arcanos denominados de "Côrte": Pajem, Cavaleiro, Rainha e Rei, e mais dez arcanos numerados de 01 (Ás) ao 10.

As quatro séries são as seguintes:

- Ouros ( plano material )
- Espadas ( plano mental )
- Copas ( plano sentimental ) ou emocional
- Paus ( plano transcendental )ou espiritual

Formam cadeias simbólicas sinalizadoras e lineares do Pagem ao Rei, seguida do Às ao 10. Ao contrário dos arcanos maiores, não têm função cíclica, delimitam a trajetória de um determinado plano: material, mental, sentimental ou espiritual.

Embora a Côrte e os numerados tenham evolução entre si, cada qual representa um aspecto individual e particular de manifestação da série correspondente; a Côrte também pode simbolizar personalidades ou pessoas, contudo, dão uma visão mais ampla da situação.

Um fator interessante nos arcanos menores é que temos dois conjuntos distintos e autônomos: dezesseis arcanos da Côrte e quarenta arcanos numerados; porém, se retirarmos o simbolismo dos quatro elementos (terra, ar, água, fogo) contidos nas cartas dos naipes de Ouros, Espadas, Copas e Paus, restarão somente 4 figuras distintas: Pajem, Cavaleiro, Rainha e o Rei, e mais dez cartas numeradas de 1 (Ás) a 10. Na realidade temos somente três fatores simbólicos para serem analisados: as figuras da Côrte, a seqüência numérica, e ambas tendo como pano de fundo os quatro elementos: terra (Ouros), ar (Espadas), água (Copas) e fogo (Paus).

Cada ser humano possui dentro de si os quatro elementos e, por consequência, os quatro naipes, com suas respectivas características, apenas a proporção com que estes se manisfestam em cada indivíduo é que diferencia a opção por um ou outro naipe, por uma ou outra carta. Isso faz com que adotemos diversos comportamentos ante as diferentes situações, porém as características do naipe (elemento) dominante prevalecem sobre os demais. De acordo com esses fundamentos podemos classificar as pessoas em quatro grupos distintos conforme abaixo:


HUMORES

PERFIL PSICOLÓGICO

NAIPES
ESTAÇÃO
Colérico
Inteligência
Ouros

Primavera
Sanguíneo
Intuição
Paus

Verão
Melancólico
Compaixão
Copas

Outono
Fleumático
Depressão
Espadas
Inverno

O estudo desses significados é muito importante para que se possa compreender melhor as oscilações de cada jogo e as características pessoais de cada consulente.
Afim de identificar as pessoas que aparecem num jogo, é também muito importante o estudo dos naipes e sua associação com a aparência física de cada um dos quatros grupos da tipologia humana . Essa interpretação, geralmente é feita da seguinte forma:

- Figuras de Ouros: Pessoas de pele clara, de cabelos louros, ruivos-claros ou brancos, de olhos azuis-claros ou verdes.

- Figuras de Copas: Pessoas claras, mas de cabelos levemente mais escuros e pele menos clara que as de ouros. Olhos azuis, castanhos claros ou avermelhados.

-Figuras de Paus: Pessoas de cabelos castanho-vivo, olhos castanhos e pele morena.

- Figuras de Espadas: Pele bem escura, cabelos negros brilhantes e olhos negros.

Obs : As ilustrações dos arcanos menores, torna-se desnecessária, uma vez que são os mesmos das cartas do baralho comum, com exceção dos quatro cavaleiros .

OS QUATRO CAVALEIROS





O JOGO DE TARÔ
O Jogo de Tarô, não é dos mais fáceis, além da interpretação de seus símbolos, cores, números, naipes, há ainda a interpretação da carta em separado, antes de uní-la ao conjunto do jogo e interpreta-la como um todo.
Durante a leitura do Tarô, tanto o Tarólogo como o consulente, devem manter uma boa concentração, para evitar erros, o trabalho deve ser feito de maneira séria e nunca utilizá-lo como um passatempo. Um erro de interpretação, pode prejudicar a vida de uma pessoa e caso isso ocorra, o seu carma recairá sobre o Tarólogo e este terá de pagá-lo.

CONSULTE O TARÔ
Uma das formas mais comuns de consultar o tarô, consiste em embaralhar as cartas, concentrar-se na pergunta, retirar do maço uma carta aleatóriamente e interpretrar o seu significado. Nem sempre é possível ter um Tarólogo à disposição, então disponibilizamos aqui um sistema virtual com o qual você mesmo(a) fará a sua consulta. O clique do mouse irá buscar aleatóriamente uma carta e interpretá-la para você. Com a mesma magia e sincronicidade de uma consulta tradicional.

Pense na questão que quer ver respondida, um desejo ou orientação para um assunto que o(a) está incomodando. Clique com o mouse sobre o botão CONSULTAR. Leia a mensagem e reflita sobre os conselhos que os Arcanos do Tarô reservaram para você.

CONHEÇA SUA CARTA PESSOAL
Uma outra forma de consultar o Tarô é através da sua carta pessoal.
Obtem-se a carta pessoal da seguinte maneira :
Soma-se os algarismos da data presente ao dia, mês e ano de nascimento.
Se a soma desses números for superior a 22, continue a somar até que a soma final corresponda a uma das cartas do Tarô (01 a 22). A seguir procure na tabela dos Arcanos maiores o significado da carta, utilize sua intuição e desvende o mistério que a carta estará lhe revelando.

Obs: Para a carta anual, some apenas o ano presente à sua data de nascimento, para a carta mensal, some o mês e o ano presentes à sua data de nascimento, para a carta diária, some dia, mês e ano presentes à sua data de nascimento.
Observe o exemplo abaixo:

Ex: Maria nasceu em : 03/02/1968 e quer consultar sua carta pessoal:

Cálculo da Carta anual
0003
0002
1968
2002
--------
3975 = (3+9+7+5) =24 = (2+4) = 6 " Os enamorados "

Cálculo da Carta mensal ( mês = Dezembro )
0003
0002
1968
0012
2002
--------
3987 = (3+9+8+7)= 27 = (2+7) = 9 " O Eremita "

Cálculo da Carta diária ( Dia = 02 , mês = Dezembro )
0003
0002
1968
0002
0012
2002
--------
3989 = (3+9+8,9) = 29 = (2+9) = 11 " A Força "

Axé a Todos
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco