Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

terça-feira, 20 de outubro de 2009

AQUÁRIO: signo fixo masculino do elemento ar, regido por Urano.



AQUÁRIO: signo fixo masculino do elemento ar, regido por Urano.

Anatomia: calcanhar, tornozelo, aparelho circulatório, medula espinal, tíbia.

Assim como a Natureza desfaz-se do que é inútil, como os galhos secos de uma árvore, o aquariano vê as coisas e pessoas objetivamente, sem considerações sentimentais. É a alta forma de pensamento, como se até a alma fosse investigada e analisada para eliminar o que não serve, livrando-se das coisas inúteis e procurando ir mais além.

O aquariano é a afirmação no grupo, é a força pessoal dentro de um grupo, uma organização, uma fraternidade, um sindicato; lidera o grupo, é o ego forte socializado, é o cidadão do mundo. Como signo fixo, retém as suas idéias e pensamentos, defendendo tenazmente a sua opinião, por mais inconvencional ou original que ela seja. Consequentemente, quase sempre rejeita as opiniões dos outros, podendo ser conhecido como excêntrico ou rebelde. Também pode ser devotado a uma causa ou ideal que ele suponha ser benéfica para os outros ou para a humanidade.

É comum o aquariano identificar-se com os interesses do grupo, tipo "eu não sou nada, a não ser aquilo que a sociedade (o grupo) quer". É o indivíduo que se afina com algo externo e social; ele não precisa da aprovação da sociedade, mas da aprovação do seu grupo. Não tem interesse em se aperfeiçoar, mas em aperfeiçoar os outros. Amor à liberdade, para ter a liberdade de mudar a sociedade, ou o grupo, de acordo com o que acha ser bom para eles.

O aquariano representa a democracia fundada na liberdade do ser humano, sugerindo um retorno à primeira civilização: vegetarianismo, nudismo, ideologia anárquica, fraternidade universal, esoterismo, astrologia, a espiritualidade como ciência. É interessante notar que o desejo aquariano de se libertar da máquina social e do poder concentrado, muitas vezes vai se apoiar nessas forças sociais que ele condena, mas para tentar mudá-las ou contrariá-las.

O aquariano ama a humanidade, mas não o ser humano. Por isso, muitas vezes encontra dificuldades nas ligações emocionais íntimas. Para ele, a amizade é mais importante que o amor e, como amigos, podem ser amigos de presidentes, diretores, mendigos, hippies, cachorros, papagaios ou qualquer coisa...

A emoção lhe embaraça; acha que é fraqueza ou que é feio. Imune a qualquer chantagem emocional, é capaz de fazer seu parceiro (ou qualquer outra pessoa) sentir-se culpado de se queixar, já que "lá fora a humanidade está passando fome". Isso pode fazer com que encare as pessoas de maneira impessoal, fria e distante: pessoas são máquinas maravilhosas que podem ser analisadas brilhantemente. Ele analisa, não sente. Discute sobre o ser humano, mas nada sabe sobre si próprio porque não sabe o que sente: é a idéia. A idéia do que pensa sentir, do que pensa que você pensa que ele pensa.

Não se sente seguro com as emoções; só o intelecto lhe dá confiança; tudo tem a sua razão. Pode se sacrificar por quem ama, mas é difícil que seja afetuoso. É um gênio, mas pode ser uma pessoa falida. A sua dedicação aos outros é uma das maneiras que usa para controlá-los. Discute a igualdade de raças e de credos, ou outra qualquer coisa, mas não a sua vida pessoal. É importante que se lembre que entre a cabeça e os pés existe um corpo.

É um signo diferente, em que coisas diferentes lhe acontecem normalmente, mas ele não repara; o diferente é a regra. Vive rodeado pelo inesperado. Bastante distraído, é capaz de se perder procurando um endereço ou passar perto de um elefante branco sem notá-lo. Costuma olhar para todos os lados ou para cima, dificilmente para baixo: tem visão periférica, o radar, o terceiro olho.

O aquariano é imprevisível, esquisito, brilhante, curioso. Até sexualmente pode ser diferente. Mas pode ser uma cena incrível observar dois aquarianos que se encontram, profundamente aliviados por estarem com quem lhes compreende. Alguém que, como ele, goste, por exemplo, de colher cogumelos na montanha ou que ache que os índios merecem consideração e respeito ou que lute pelos direitos dos gatos órfãos de dono; alguém que fale dessas coisas interessantes, em vez de tagarelar tolices; alguém que, como ele, acredite em homeopatia ou macrobiótica. Alguém que, como ele, seja LIVRE.

Características positivas: independente, inventivo, tolerante, individualista, progressista, científico, lógico, humano, intelectual, altruísta.

Características negativas: imprevisível, temperamental, se aborrece com detalhes, frio, teimoso, opiniões demasiadamente fixas, excêntrico, radical, impessoal, rebelde.

Axé a todos
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco