Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

domingo, 4 de outubro de 2009

Grafologia e a Umbanda



Amigos nossa intenção em mostrar um pouco sobre Grafologia, é para você poder conhecer melhor sobre está técnica do conhecimento humano através da escrita

Para nós Umbandistas todo conhecimento de nossa matéria é muito importante, podemos saber se possuímos o dom para ser sacerdotes ou não, em muitos centros espíritas vivenciamos que são ditos que as pessoas são portadoras de dons mediúnicos, mas se perdem nos caminhos do sagrado, sabemos porem que precisamos da junção do dom e também da condição psicológica do pretendente a sacerdote.

Muitos se dão conta que não precisam de estar passivos em receber manifestações de entidades, descobrem que talvez seriam mais perfeitos sendo cambones ou Ogãs, permanecendo assim próximos da casa de caridade, ofertando seu comprometimento e transmitindo a força espiritual igualmente aos médiuns.

O QUE É GRAFOLOGIA?

Grafologia é a ciência que estuda a personalidade através da escrita.

A análise grafológica é colhida através de uma folha sulfite que deve conter no mínimo vinte linhas escritas com caneta esferográfica de ponta grossa em letra cursiva. Para o Grafólogo, pouco importa o que está escrito, pois não é o conteúdo que é analisado e sim os símbolos gráficos.

Em 1622 um médico italiano chamado Camilo Baldi editou o primeiro livro sobre grafologia.
De lá pra cá, a Grafologia foi se tornando uma ciência cada vez mais respeitada no mundo inteiro, principalmente na Europa (Alemanha, França, Holanda) e nos Estados Unidos.
A credibilidade da grafologia se dá pelo fato de que escrever é um ato inconsciente (psicomotor) portanto, não é passível de ser manipulado, revelando-se então uma das técnicas mais assertivas (85%), comparada a outros testes de personalidade (Wartegg, HTP, etc.) O que exatamente é avaliado na Grafologia? A Grafologia analisa aspectos profundos de personalidade, tipo de inteligência e caráter.

O interessante da análise é que através dela é possível detectar capacidade de liderança, potencialidades, habilidade artística, tendência a roubo, tipo de raciocínio, sinceridade, interação com o meio, habilidades para o sacerdócio, além de muitas outras características que não são reveladas por outros meios de avaliação. Quem recorre a esta ferramenta? Empresas: 1 em cada 3 companhias instaladas no país utiliza a grafologia, segundo pesquisa realizada pela renomada Deloitte Touche Tohmatsu. Escolas: A grafologia pode ser utilizada para auxiliar na Orientação Vocacional, unindo-se a outras técnicas de avaliação.

Auto Conhecimento: O ser humano vive buscando meios para desvendar características de sua personalidade, muitas vezes sem sucesso. A grafologia pode fornecer informações importantíssimas para o auto conhecimento e consequentemente, desenvolvimento pessoal. Clínicas Terapeutas: Os psicólogos podem utilizar a análise grafológica focando a terapia nos conflitos revelados pelo laudo. Problemas atuais como depressão são facilmente detectados e podem ser acompanhados e tratados de forma eficaz.com o auxilio da grafologia.

ASSINATURAS FAMOSAS



Thomas Edison: Inventor Americano.Assinatura vertical, letras pequenas e cuidadosamente delineadas mostrando um espírito calmo, deliberado e refletido. Gancho Superior imponente dando a sua imagem pública uma "fachada". Preocupação com aparência, poderia ser um sacerdote.




Mahatma Gandhi - Advogado. Pacifista -
Líder do Movimento Pró- Independência da Índia. Letras pequenas demais, sinal de quietude e introspecção. Pregava a não violência, um grande sacerdote.

Seu metódo de governar era humilhar-se e baixo para cima.




Rainha Elizabeth I:Rainha tinha um tamanho exagerado nas letras e os redemoinhos, floreados em torno da sua assinatura refletem, tal como o seu vestuário elaborado, á importância que dava á sua imagem pública, não poderia ser um sacerdotisa.




Elvis Presley, Rei do Rock.
É grande como o dono, inclinando-se para direita (expressando o não receio de se jogar as novidades) bastante rude no que se refere a estilo. O gancho inferior inclina-se para esquerda, revelando-nos uma atração inconsciente pelo passado - a sua mãe - é contrabalançada pela curva superior do P, semelhante a um balão - indício de que era também, e neste caso conscientemente atraído para os outros, não poderia ser um sacerdote.


Curiosidades




O Ditador Nazista HITLER (1889-1945): no seu auge escrevia de forma ascendente.

Nas últimas fases de sucesso do seu exercício do seu poder ele já apresentava sinais de depressão, não poderia ser um sacerdote, pois sofria problemas emocionais constantes.



NOSSO PELÉ: BRINCA COM A ASSINATURA COMO SEMPRE BRINCOU COM A BOLA, PODE SER UM SACERDOTE POIS FIGURA COMO UMA PESSOA COM ESPÍRITO BASTANTE EVOLUIDO, TENDO COM ESTA A SUA ULTIMA ENCARNAÇÃO.




NAPOLEÃO BONAPARTE
FORMAS DESORDENADAS. TRAÇOS INDEFINIDOS
TRAÇOS ABAIXO DAS ASSINATURAS CONFIRMANDO SUA POSIÇÃO.
ESCRITA CHEIAS DE ALTOS E BAIXOS (MUDANÇA DE HUMOR E DE PERCEPÇÃO).

CONCLUSÃO: PENSAMENTO IMPULSIVO ATITUDES PRÉ-ESTABELECIDA.
DE GÊNIO FORTE ESSA PERSONALIDADE COM TODA CERTEZA DURANTE SUA VIDA TEVE PENSAMENTOS DESTRUTIVOS. SUA SAÚDE CHEIAS DE COMPLICAÇÕES GERARAM MUITAS ATITUDES IMPULSIVAS E NEURÓTICAS.
SUA IMPULSIVIDADE ENCARADA COMO AGRESSORA. MAIS SUAS ATITUDES IMPULSIVAS VIERAM A CULMINAR DERROTAS E PROBLEMAS SÓCIO POLÍTICOS.
ESTE É O TRAÇO GRAFOLÓGICO DO NAPOLEÃO BONAPARTE.
NÃO PODERIA SER UM SACERDOTE.

Uso da Grafologia no FBI - Na área da Grafotécnia
Embaixo vocês podem verificar que bilhetes, cartas anônimas são inspecionadas (para prevenir risco de explosão e de infecção por Antrax), desinfetadas e analisadas grafologicamente para saber seu verdadeiro conteúdo e intenções psicológicas, do suspeito.



Envelope preenchido por terrorista:Outro tipo de exemplo:
Dá para perceber a desarmonia das letras. O caminho da escrita em ação descendente. Escrita Descendente. A pressão no papel.
Mal uso das margens que estão seguindo muito para a direita de quem observa a escrita.
T cortado em cima firmemente – religiosidade exarcebada.

Análise Grafológica
A análise das letras é importante e eficaz na identificação de “personas” ou seja, da personalidade, desvios comportamentais mascarados numa boa entrevista quando estamos entrevistando pessoas com currículos particularmente promissores.
Parte técnica
Avaliamos os Requisitos Básicos:Tamanho. Ligações e forma da ligação entre elas, pressão, uso das margens, freqüência das letras. Zonas da escrita, assinatura, inclinação, linhas e espaços deixados ou não. Para termos um aprofundamento da escrita teríamos que o avaliar em diferentes épocas.
Exemplos de algumas etapas da análise
Letra Grande: mostra uma pessoa que possui um desejo enorme de se imaginar importante; faz tudo para chamar atenção. É preciso tomar cuidado para não se tornar exibicionista e falar mais do que agir.
Letra Pequena: pessoa muita reservada, com grande poder de concentração e de observação. Seu caráter detalhista e indeciso, no entanto, pode leva-la a adotar uma postura como dista e passiva.
Letra Muito Pequena: uma pessoa atraída por tudo o que é belo e harmonioso e que dá atenção aos mínimos detalhes. Embora tímida, sabe muito bem definir seu ponto de vista. Numa conversa amistosa, inclusive, faz questão de ser ouvida com atenção por todos a sua volta.
Letra Média: pessoa harmônica, que faz e tem amizades longas e duradouras. Possui bastante facilidade para estabelecer novos contatos. Julga a si e aos outros de maneira ponderada tem uma grande agilidade mental.
Letra Estreita: muito apertada. Pessoa rígida e disciplinada. Favorece na vida prática, pois ela cumpre rigorosamente suas obrigações. No entanto, sente muita dificuldade em expressar suas emoções, agindo de maneira tímida e retraída.
Letra Larga: mais larga do que alta. Personalidade espontânea, franca e criativa. O temperamento da pessoa extrovertido se envolve com facilidade nos relacionamentos de amizade. A liberdade de pensamento é muito importante para que sinta bem consigo mesma.
ÉTICA: CONHEÇA OS CÓDIGOS DE ÉTICAS DA GRAFOLOGIA PELO MUNDO.

Análise de Currículos

*Competência profissional: avaliar os motivos alegados para mudança de emprego, verificar melhora de posição;
*Cronologia: Atentar para um período longo entre um emprego e outro;
*Experiência prática: excesso de qualificações, descrição de cursos e dados pessoais extensos podem camuflar a descrição das experiências;
*Clareza na exposição das qualificações;
*Vontade de trabalhar e aceitar novos desafios: verificar se as atividades descritas vão além das requeridas pelo cargo ocupado;
*Orientação para o lucro: verificar a pretensão salarial;Alocar como prováveis, com possibilidade, sem possibilidade.

Entrevistas
Positivos: Contato direto com o candidato; Identifica o potencial; Obtenção de dados em profundidade;
Negativos: Requer muito tempo; É dispendiosa; Afetada pela subjetividade do entrevistador;

1. Condução da entrevista:
*Pré-seleção dos candidatos
* Elaboração de roteiro
*Definição do local
*Preparação do material: folhas para anotações, currículos, cópia do anúncio, descrição do cargo, caneta...
* “Quebra-gelo”: recepcionar cordialmente o candidato fazê-lo sentir disposição para falar;
*Formulação de perguntas: Evitar perguntas S / N e que deixem o candidato na defensiva; Formular uma pergunta de cada vez; Perguntas que requeiram opinião; sempre com propósito definido.
*Controle da entrevista
*Anotações - Ser um bom ouvinte.
*Análise do comportamento não verbal
*Sinceridade: Falar sobre aspectos positivos e negativos do emprego.
*Conclusão.

Atualmente tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei 6.585/06 com a intenção de regulamentar a profissão de Grafólogo e torná-la instrumento orientação vocacional e avaliação em processos de seleção de pessoal.

Axé a Todos
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Mais de 10 milhões de Visitantes - Que nosso Pai Ogum ilumine seus caminhos

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco