Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Altar, Congá ou Santuário doméstico


Santuário doméstico
O verdadeiro Templo de Deus é o seu Coração!
A maior "ferramenta espiritual" que Deus lhe concedeu é a sua Mente!"
          Como têm sido enviadas diversas fotos com Santuários Domésticos, achou-se por bem sugerir um modelo, pois alguns apresentam-se como verdadeiros Congás de Terreiros. O bom-senso sugere que o que é doméstico deve ser o mais simples possível e alguns elementos não devem ser utilizados, pois estar-se-ia levando para dentro do lar, energias dispensáveis e deletérias, pois a toda ação, temos uma reação contrária e igual. Além do mais, um Santuário em casa deve servir apenas a um local de preces e meditações, podendo ser instalado em qualquer cômodo, não precisando, necessáriamente, de um cômodo específico para tal fim. Por exemplo, o meu fica num canto do meu escritório doméstico.
          
Santuário domésticoAs vezes, especialmente àqueles que não tem como freqüentar um Terreiro, podem utilizar este espaço, para a sua "ligação" com a espiritualidade ou mesmo com o seu interior. Neste local, estando situado situado num cômodo ou numa pequena mesa ou num pequeno armário, pode-se utilizar como referência física ou mesmo para guardar as "Coisas Sagradas" de cada um.
          Por exemplo, na foto acima, encontra-se o meu Santuário Individual, onde mantenho alguns elementos e deixo, quando não estão em uso, alguns dos acessórios que utilizo nas Giras de Caridade. É simples e pequeno. Por sua vez, não o utilizo para Giras domésticas, pois sem os assentamentos necessários, pode trazer resultados não satisfatórios para o ambiente.
          No sentido de utilizar com eficácia, a critério de cada um, pode-se colocar a simbologia dos quatro elementos: AR, FOGO, ÁGUA e TERRA, representados pelo incenso, vela (para iluminá-lo e ao mesmo tempo, para meu Anjo de Guarda), recepiente com água e flores (plantada em pequeno vaso ou numa jarrinha), respectivamente. Por sua vez, querendo representar os três Reinos da Natureza, pode-se colocar: cristais (Reino Mineral); concha (Reino Animal); e planta ou flores (Reino Vegetal). Símbolos, caso não saiba utilizá-los, evite ou coloque uma Síntese do Aumbhandan ou uma Síntese Pessoal.
          Da mesma forma, como um Congá, o mesmo deve ser mantido limpo, harmônico e sua manutenção deve ser, no mínimo, semanal, no dia correspondente a Vibração Original de quem o possui. Outra informação é a de que as demais pessoas que moram na casa, podem também utilizá-lo como referência física para as suas preces e orações.
Com votos de profunda paz nos seus pensamentos, irradiante alegria nos seus sentimentos e harmonia nas suas ações, com prosperidade, força e minha benção.


Axé a todos Irmãos de Fé
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco