Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

terça-feira, 29 de junho de 2010

Caboclos e Caboclas

CABOCLOS



Bem a linha dos caboclos é a mostra que a Umbanda não tem preconceitos, pois é a única religião que dá espaço a cultura índigena, Os caboclos são espíritos que tiveram sua ultima encarnação como índios ou nativos de alguma terra, é comum vermos espíritos que encarnaram como índios brasileiros a exemplo de Seu Araribóia e de outros paíse.

Hoje vemos espíritos de Apaches, Comanches, Sioux e outros povos a exemplo de Seu Pele Vermelha, já notou-se também a presença de espíritos Maias, Astecas e outros povos trabalhando nesta linha.

Há uma divisão nesta linha, os caboclos guerreiros são entidades que se apresentam mais rápidas com longos silvos e brados, já os caciques são espíritos mais parados, que trabalham mais observando os trabalhos e ajudando a segurança do terreiro e até também os pajés que são espíritos que atuam mais na cura.

Todo caboclo responde ao Pai Oxossí mas a entidades que cruzam alinha com outros Orixás.


Caboclos só de Oxossí: Caboclo Arruda, Pena Verde,Pena Branca, Sete Flechas, Tupinambá, Tupi, Flecheiro entre outros, esses caboclos costumam usar cocares e são muito veloz.

Caboclos de Ogum: Caboclo Rompe Mato, Rompe Nuvem, Ubiratan, Ubirajara, Araribóia entre outros, estes caboclos tem uma postura mais ereta sua incorporação é mais rígida.

Caboclos de Xangô: Caboclo Cobra Coral, Sete Montanhas, Sete Pedreiras, Itagurussú, Pedra Preta, Sete Cachoeiras entre outros, estes são bem rígidos com uma postura mais arcada e são mais ríspidos.

Caboclos de Obaluaye: Caboclo Arranca Toco, Caboclo Pena Preta, Caboclo Roxo entre outros, estes caboclos costumam ser grandes mandingueiros, eram feiticeiros em suas aldeias.

Caboclos de Oxalá: Seu Aymoré, Urubatão da Guia, Sultão das Matas, Treme Terra entre outros, estes costumam ter mais ligação com o oriente é díficil ve-los em terra.

Caboclas de Iemanjá: Cabocla Yara, Cabocla Janaína, Cabocla Mariana entre outras, estas caboclas costumam ser muito amorosas, esta linha tem também poucos Caboclos a exemplo de Seu Aruanã. há também caboclas de Nanã como Ipojucan, de Oxum como Indaiá, e de Iansã como a Jurema, mas estas são divisões da linha de Iemanjá.











































































































Paz Amor e Harmonia
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Mais de 10 milhões de Visitantes - Que nosso Pai Ogum ilumine seus caminhos

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco