Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Parabéns a Escola de Curimba Aldeia de Caboclos



PARABÉNS A ESCOLA DE CURIMBA E ARTE UMBANDISTA ALDEIA DE CABOCLOS
Com pessoas dedicadas e harmoniosas, abrilhantaram a Festa da Umbanda na Móoca, triunfando suas melodias ao início de um novo marco na nossa querida Umbanda, tocar a Curimba no primeiro dia do início da nova fase da Umbanda no Município de São Paulo, comas graças de nosso Pai Oxalá, iniciamos aqui o marco da Festa Umbandista em seu dia, ou seja 15 de novembro, DIA DOS UMBANDISTAS NO MUNICÍPIO DE SÃOPAULO.

Parabéns a todos!!!!

VAMOS FALAR AQUI UM POUCO DA HISTÓRIA DA ESCOLA DE CURIMBA ALDEIA DE CABOCLOS.

Em 02/06/1999 nascia a Aldeia de Caboclos, brotava para o mundo uma Escola com alicerce fincado nas raízes da Umbanda e do Culto Afro- Brasileiro.Desde então, esta vibrante e respeitável entidade vem irradiando a energia e os magníficos fluídos dos Guias e Orixás através de seus Toques, Cantos e Danças. Ao longo de sua existência a Escola vem se destacando por suas ações e apresentações sempre inovadoras, motivantes e comum incrível Toque de Alegria.
A Família “Aldeia de Caboclos” segue com imenso prazer de portas e coração abertos para recebê-los em nossa casa.
 

Objetivo
Formar bons curimbeiros e atabaqueiros, inclusive com conceitos mais específicos sobre a importância da curimba no rito umbandista, para que possam auxiliar com segurança e conhecimento, nos trabalhos espirituais de seus Templos.

Atabaqueiros
Direcionado ao "toque" - Médiuns (pessoas) que auxiliam nos trabalhos espirituais, em seus Templos, através do atabaque, instrumento maravilhoso de percussão, nas chamadas, saudação etc., das Entidades e Orixás. Nota: Para esse fim, são ministrados os chamados toques de Nações: Ijechá; Nagô; Congo de Ouro; Angola e Barra-Vento. Toques esses que se originaram do negros escravos que, ao cultuarem seus Orixás (Deuses), tocavam e cantavam em seu louvor, diferenciando, assim, a região e dialeto em que viviam na África.
Dança na Aldeia
Pois, para que serve o dançar?
Dançar é vivenciar um momento mágico, espaço oportuno para o resgate de sensações até então adormecidas pelo ritmo alucinado de nossas vidas. É uma escuta interior que nos reaproxima de nosso próprio corpo, sentidos e sentimentos. O movimento é expressão, é comunicação. É um caminho permeado por novas formas de se utilizar o corpo de maneira lúdica, prazerosa e expressiva.

A Dança Afro-Brasileira e a Dança dos Orixás, trazem a oportunidade para conhecermos um pouco mais nossas raízes africanas com suas lendas, movimentos e ritmos envolventes. Já as Danças Brasileiras (como o jongo, ciranda, entre outras), trazem o encanto do “colorido”, da alegria e da coletividade. São danças que ao mesmo tempo são brincadeiras, onde cada pessoa é um brincante. Dicas de consciência corporal serão mencionadas durante as aulas, para que se tenha cuidados e conhecimento do corpo e para serem utilizadas durante o dia-a-dia.
Mude sua rotina.....DANCE!!!

Composição da Aldeia e finalidade
Departamento social: Praticar da melhor forma a caridade, não só a espiritual.
Departamento cultural: Enriquecer os conhecimento de todo o histórico da nossa Umbanda através de apresentações e/ou encenações teatrais, exposições, palestras e outras.
Religioso: Demonstrar e praticar o rito Umbandista com outros irmãos de fé.


Paz Amor e Harmonia
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco