As raízes da Umbanda são difusas. Existem diversas ramificações onde podemos encontrar influências indígenas (Umbanda de Caboclo), Africanas (Umbanda Omolokô, Umbandomblé, Umbanda traçada) e diversas outras de cunho esotérico (Umbanda Esotérica, Umbanda Iniciática). Existe também a “Umbanda popular”, onde encontraremos um pouco de cada coisa ou um cadinho de cada ancestralidade, onde o sincretismo (associação de Santos Católicos aos Orixás Africanos, é muito comum).
Não existe uma fonte única que reflita a origem da Umbanda. Cada vertente tem as suas origens e história. Mais recentemente, na década de 1970, aceitou-se que Zélio Fernandino de Moraes teria sido o anunciador da Umbanda atraves do Caboclo das Sete Encruzilhadas (1908) em determinados moldes, fazendo com que ela pudesse ser institucionalizada como religião. Porém, o trabalho dos guias (pretos velhos, caboclos, crianças, exus, etc.) é bem anterior a Zélio.
Mantém-se na Umbanda o sincretismo religioso com o catolicismo e os seus santos, assim como no antigo Candomblé dos escravos, por uma questão de tradição, pois antigamente fazia-se necessário como uma forma de tornar aceito o culto afro-brasileiro sem que fosse visto como algo estranho e desconhecido, e, portanto, perseguido e combatido.
Alguns exemplos:
- Ogum - São Jorge;
Oxóssi - São Sebastião;
Xangô - São Jerônimo;Sã João Batista
Iemanjá - Nª Sª dos Navegantes;
Oxum - Nossa Senhora da Conceição;
Iansã - Santa Bárbara;
Omolu - São Lázaro.
Os Falangeiros são os representantes dos Orixás, e, em muitos casos, a essência dos próprios Orixas manifestada nos médiuns, pois sua força é a emanação pura dos Orixás (ou como alguns dizem: são a vibração virginal dos Orixás). Sendo assim, eles podem incorporar nos médiuns, em seus “cavalos”, e mostram sua presença e sua força em nome de um Orixá. Porém, são frágeis (o médium pode perder sua sintonia muito facilmente) e exigem muito dos médiuns, não podendo permanecer por muito tempo em Terra. Podemos utilizar como exemplos de falangeiros.
OS falangeiros se agrupam em linhas que podem variar de número. Geralmente entre 7 e 9 linhas. algumas delas, são:
Na Umbanda branca,dita Umbanda popular, cada linha de orixá tem sete legiões, que correspondem a determinado guia espiritual. aqui temos exemplos de alguns:
OS falangeiros se agrupam em linhas que podem variar de número. Geralmente entre 7 e 9 linhas. algumas delas, são:
- Linha de Oxalá;
- Linha de Yemanjá;
- Linha de Oxossi;
- Linha de Xangô;
- Linha de Ogum;
- Linha de Obaluayê;
- Linha das Almas.
- Linha de Yorimá;
- Linha de Yori;
- Linha do Oriente;
- Linha do povo d’água.
Na Umbanda branca,dita Umbanda popular, cada linha de orixá tem sete legiões, que correspondem a determinado guia espiritual. aqui temos exemplos de alguns:
- Oxalá
- Santa Catarina
- Santo Antônio
- São Cosme e Damião
- Santa Rita
- Santo Expedito
- São Fransisco de Assis
- São Benedito
- Iemanjá
- Ondinas - Nanã
- Caboclas do Mar - Indaiá
- Caboclas do Rio - Iara
- Marinheiros - Tarimã
- Calungas - Calunguinha
- Sereias - Oxum
- Estrela Guia - Maria Madalena
- Povo do Oriente
- Hindús - Zartur
- Médicos e Cientistas - José de Arimatéia
- Árabes e Marroquinos - Gimbaraí (ou Jimbaruê)
- Japoneses, Chineses, Mongóis e Esquimós - Ori do Oriente
- Egípcios, Astecas e Incas - Inhoariairi
- Índios Caraíbas - Itaraici
- Gauleses, Romanos e Povos Europeus - Marcos I
- Oxóssi
- Urubatão
- Araribóia
- Caboclo das Sete Encruzilhadas
- Peles Vermelhas - Águia Branca
- Tamoios - Grajaúna
- Cabocla Jurema
- Guaranis - Araúna
- Xangô
- Iansã
- Caboclo do Sol e da Lua
- Caboclo da Pedra Branca
- Caboclo do Vento
- Caboclo das Cachoeiras
- Caboclo Treme-Terra
- Pretos Guinguelê (ou Quenguelê)
- Ogum
- Praias - Ogum Beira-Mar
- Matas - Ogum Rompe-Mata
- Rios - Ogum Iara
- Das almas - Ogum Megê
- Encruzilhadas - Ogum Naruê
- Malei - Ogum Malei
- Povo de Canga - Ogum Nagô
- Povo Africano (Pretos-Velhos)
- Povo da Costa - Pai Cabinda
- Povo de Congo - Rei Congo
- Povo de Angola - Pai José
- Povo de Benguela - Pai Benguela
- Povo de Moçambique - Pai Jerônimo
- Povo de Luanda - Pai Francisco
- Povo de Guiné - Zum-Guiné
- Guias são os espíritos que trabalham nas diversas ramificações da Umbanda e Omolokô. Esses espíritos incorporam nos médiuns para poder realizar seu trabalho caritativo, assim como, dar orientações, executarem trabalhos de contra-magia e outros. Sempre em benefício dos viventes e desencarnados, trabalhando para o bem.
São também os colares usados pelos médiuns durante as giras, variando a cor conforme a falange:
- Oxalá = branco
- Nanã = roxo
- Omolu e Obaluaê = preto e branco
- Iemanjá = cristal azul e branco
- Oxum = azul claro
- Iansã = amarelo
- Xangô = marrom
- Oxóssi = verde
- Ogum = vermelho
- Preto Velho = xadrez preto e branco
- Exú = preto e vermelho
- Oxalá = branco
- Nanã = roxo e branco
- Omolu e Obaluaê = preto e branco
- Iemanjá = azul claro e branco
- Oxum = amarelo e branco
- Iansã = vermelho e branco
- Xangô = marrom e branco
- Oxóssi = verde e branco
- Ogum = vermelho ou vermelho com verde e branco
- Preto Velho = azul escuro e branco
- Exú = preto e vermelho
Os Guias têm diferentes grupamentos, formando falanges de entidades afins, de mesma característica e roupagens.
Paz Amor e Harmonia
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.