HORA FASE: Domingo, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta e Sábado/ Lembrando no entanto, que são divilgadas pela Umbanda Esoterica uma tabela fixa, mas, pra nós da Umbanda Astrologica, não aceitamos regras fixas, pois, o universo está sempre em movimento, então em conformidade com as épocas do ano as tabelas mudam. É por isso que muita coisa dá errada, quando se baseiam apenas por tabelas fixas e não pelos movimentos cosmicos como um todo.
Dia: Domingo - Segunda - Terça - Quarta - Quinta - Sexta - Sabado
1 a. D: Oxalá - Yemanjá - Ogum - Iansã - Xangô - Logunedé - Obaluaê
2 a. D: Oxossi - Omulú - Oxalá - Obá - Ogum - Ibejís - Xangô
3 a. D: Ibejís - Xangô - Ossaim - Nanã - Oxalá - Yemanjá - Ogum
4 a. D: Yemanjá - Ogum - Iansã - Xangô - Logunedé - Obaluaê - Oxaguiã
5 a. D: Omulú - Oxalá - Ewá - Ogum - Ibejís - Xangô - Oxossi
6 a. D: Xangô - Ossaim - Nanã - Oxalá - Yemanjá - Ogum - Iansã
7 a. D: Ogum - Iansã - Xangô - Logunedé- Obaluaê - Oxaguiã - Yemanjá
8 a.D: Orixalufã - Obá - Ogum - Oxum - Xangô - Oxossi - Omulú
9 a. D: Ossaim - Nanã - Oxaguiã - Ewá - Ogum - Iansã - Xangô
10 a.D: Iansã - Xangô - Logunedé - Obaluaê - Oxaguiã - Yemanjá - Ogum
11 a.D: Obá - Oxumaré - Oxum - Xangô - Oxossi - Omulú - Oxalufã
12 a.D: Nanã - Oxaguiã - Oxumare - Ogum - Iansã - Xangô - Ossaim
13 a.N: Iroko - Logunedé - Obaluaê - Oxaguiã - Obá - Ogum - Ibejís
14 a.N: Obá - Oxum - Xangô - Oxossi - Omulú - Oxalufã - Obá
15 a.N: Oxaguiã - Ewá - Ogum - Iansã - Xangô - Ossaim - Nanã
16a. N:Logunedé - Obaluaê - Oxaguiã - Yemanjá - Ogum - Oxum - Xangô
17 a.N: Oxum - Xangô - Oxossi - Omulú - Oxalufã - Obá - Ogum
18 a.N: Ewá - Obá - Ibejís - Xangô - Ossaim - Nanã - Oxalá
19 a.N: Obaluaê - Oxalufã - Yemanjá - Ogum - Oxum - Xangô - Logunedé
20a.N: Xangô - Oxossi - Omulú - Oxalufã- Ewá - Ogum - Oxum
21 a.N: Ogum - Ibejís -Xangô - Ossaim - Nanã - Oxalá - Ewá
22 a.N: Oxalufã- Yemanjá - Ogum - Oxum - Xangô - Logunedé- Obaluaê
23 a.N: Oxossi - Omulú - Orixalufã - Obá - Ogum - Ibejís - Xangô
24 a.N: Ibejís - Xangô - Ossaim - Nanã - Oxalá - Ewá - Ogum
Verifica-se no quadro acima, a interdependência das Vibrações, possibilitando identificar quais os horários mais apropriados para o exercício de práticas que dependem diretamente destas influências. Assim, cada dia e em determinada hora, os fluxos energéticos ocorrem com a potência necessária.
Analisemos o domingo... HORA FASE Domingo HORA FASE Domingo
1 a. D Orixalá 13 a. N Xangô 2 a. D Oxossi 14 a. N Ogum 3 a. D Yori 15 a. N Orixalá 4 a. D Yemanjá 16 a. N Oxossi 5 a. D Yorimá 17 a. N Yori 6 a. D Xangô 18 a. N Yemanjá7 a. D Ogum 19 a. N Yorimá 8 a. D Orixalá 20a. N Xangô 9 a. D Oxossi 21 a. N Ogum10 a. D Yori 22 a. N Orixalá 11 a. D Yemanjá 23 a. N Oxossi 12 a. D Yorimá 24 a. NYori. Lembrando que essa tabela se baseia nos estudos e conceitos de Mestre Da Matta e nas correlações fornecidas nas revelações de Mestre Saint Yves D'Alveydre, sendo tambem essa tabela de horários, baseada na Astrologia dos Caldeus, modificando-se então as regências, quanto em conformidade com a Astrologia Moderna.
A primeira hora diurna do domingo é regida (influenciada) pelo Sol, por onde se volitilizam os poderes de Orixalá e como a primeira hora diurna é a que dá o "tom geral" para o dia, portanto o dia de domingo é relativo a Oxalá. Para as atividades (preceitos, fixações, imantações, a Magia em si) em que são utilizadas as energias de Oxalá de um modo geral, poderão ser realizados nas doze horas diurnas.
Entretanto, caso se queira realizar um trabalho específico convocando ou utilizando as Energias coordenadas por qualquer Caboclo de vibração solar, ou seja da Vibração de Oxalá, podem ser utilizados os quatro horários desta Falange, quais sejam: a 1ªª hora diurna e a 15ª e 22ª horas noturnas. Mas se a necessidade recair sobre a Falange dos Caboclos da Falange de Ogum, identificam-se as horas de Ogum neste dia, no caso a 7ª hora diurna e a 14ª e a 21ª horas noturnas, posto que o Caboclo Guaracy é o coordenador ou intermediário das energias da Vibração de Orixalá para a Vibração de Ogum. Da mesma forma, caso queira utilizar as energias intermediadas dos orixás menores que se intercruzam energeticamente, poderão ser utilizados estes mesmos horários em seu orixá de intercruzmento, ou seja, o Ogum que se cruza com Oxalá, poderá usar os mesmos orarios de Orixalá.
Uma observação se faz necessária, verificando-se as horas diurnas, do nascente ao poente do Sol, e as horas noturnas, no seu sentido oposto, pois as horas diurnas são relativas ao Consciente e as horas noturnas são relativas ao Inconsciente, que respectivamente correspondem à Vibração Original na "paralela ativa" (Crianças, Caboclos e Pais Velhos) e na "parelela passiva" (Exus Guardiões). Tambem, temos que ficar atentos sobre a fase da Lua, pois ela reforça ou enfraquece certas atuações. Por exemplo: Numa Lua Nova, temos uma fusão de atuação energetica entre Oxalá e Iemanja, com a atuação especifica de Ogum. Assim para magias construtivas usaremos o dia, para magias destrutivas a noite. Como tambem, poderemos ver que cai melhor numa hora de Ogum num dia de Yemanjá.
Outra coisa que eu observo em Umbanda-Astrologica, é que tudo e´mutavel, por isso muda-se essas configuraçoes, quando partimos para datas, por isso é necessario muitos cauculos. Porque ai estavamos falando dos dias semanais. Ou seja, temos que vêr quais astros nascem naquele momento, quais configurações ou aspectos são formados e em que signo os astros, como tambem o Sol a Lua e o Ascendente estão posicionados. Além do mais essa tabela é fixa, tendo que ser ajustada em conformidade com o mês em questão.
Paz Amor e Harmonia
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.