YORIMÁ É A POTÊNCIA DA PALAVRA DA LEI. É A FORÇA DA SABEDORIA EM DOMÍNIO SOBRE A MAGIA. Entre a cachoeira e mar existe uma energia que se vai avolumando e adquirindo mais força á medida que se aproxima do mar, para então fazer parte dele. É como a vida adulta da criatura humana que se armazenando conhecimentos a partir da infância, adquirindo experiência pela vivência, até passar para outra vida e deixar registrada a sua bagagem experimental. Quando muda de uma vida para outra, toda a bagagem ou experiência adquirida se transforma em sabedoria. A transformação da experiência é a energia da sabedoria. Esta energia é YORIMÁ, potência iluminada da lei que rege a vida. Significado mágico
YO= vitalidade saindo da luz ou da energia, potência, princípio, ordem;
RI= rei ou potência maior manifestando-se, iluminação, iluminado e
MA= lei
YORIMÁ, é uma linha que, através do amor, da compreensão e da humildade, consola os aflitos, reanima os fracos e valoriza o sofrimento humano como fundamento da transformação que conduzirá à felicidade eterna. É a linha dos PRETOS VELHOS.
1. | POVO DA COSTA (REI CAMBINDA) |
2. | POVO DO CONGO (REI CONGO) |
3. | POVO DE ANGOLA (PAI JOAQUIM) |
4. | POVO DA GUINÉ (PAI GUINÉ) |
5. | POVO DE MOÇAMBIQUE (PAI JERÔNIMO) |
6. | POVO DE LUANDA (PAI JOSÉ) |
7. | POVO DE BENGALA (PAI TOMÉ) |
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Ervas para Banho - alfazema, alecrim do campo, erva cidreira, arruda, folha e fruto de café, lágrimas de Nossa Senhora = rosário, qualquer tipo de flor branca. Amaci - água de mina, alfazema, arruda, cipreste, alecrim, guiné, qualquer tipo de flor branca. Cor das Guias e Velas - branca e preta, ou lilás. Saudação - ADOREI AS ALMAS! Planeta Regente - Saturno Arcanjo - Arcanjo Cassiel Sincretismo - São Bento Data de Comemoração - 13 de Maio Dia da Semana - Sábado Cor Vibratória - preto e branco Representa para o ser humano o quarto raio cósmico - harmonia no conflito Chácra correspondente - Sacro (Cóccix) ou Básico Pedra correspondente - Ametista Local para oferendas ou encontro vibracional - conforme a vibração Ponto Cabalístico ou Ponto Riscado -
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Povo da Costa
Legião de espíritos dos negros africanos escravizados que trabalham com a renovação de forças. O sentido de trabalho desta legião é o de enxugar o pranto dos filhos e ajudá-los a caminhar pelo caminho da provação. A transformação se dá na resignação e na coragem para enfrentar a dor e o sofrimento originários de dívidas passadas. Eles cruzam com a vibração de Yemanjá e aceitam em suas obrigações velas roxas, café, rosários feito com contas de lágrimas de Nossa Senhora, pano azul, cigarros de palha, flores em geral, sendo tudo entregue na praia. Sua cor vibratória é o roxo com azul claro.
Povo do Congo
Legião de espíritos dos negros escravos que trabalham com a força recém-transformada, isto é, com a força pura e nova, no sentido de vencer a dor envolvendo a alegria interior. Eles vibram nas cores preta e branca e aceitam em suas oferendas, velas branca e preta, cigarro de palha, café, flores, de todas as espécies, uma vela cor de rosa, oferecida para as crianças com quem cruzam suas vibrações, sendo tudo entregue em praias e campos floridos.
Povo de Angola
Legião de espíritos dos negros escravos que trabalham no fundamento da manutenção da força cósmica e de sua aplicação mística. Sua missão é trazer luz e força para os filhos que ainda estão no cativeiro, como escravos dos vícios, dos erros ou da maldade humana, ajustando-os a sobreviver e vencer o sofrimento pelo de todo misticismo da força, quer através de descontração e sublimação dos valores positivos da criatura humana. Aceitam, em suas obrigações, vela branca e preta, cigarro de palha, jasmim, rosas brancas, café, pano branco com bordas pretas e ervas diversas tais como: manjericão, arruda, guiné, alecrim, alfazema, etc., tudo entregue na mata.
Muitas vezes esta legião assume unicamente a cor roxa, e neste caso isso representa a inclusão da cor vermelha entre o branco e preto, cuja mistura gera o roxo, tornando-o assim a representação do ponto místico da força suprema.
Povo da Guiné
Legião dos negros escravos que trabalham na cura de males físicos, através da magia e do conhecimento adquirido através de longos anos de estudos e vivência nas coisas sagradas.
Aceitam em suas obrigações, vela branca e preta, cigarro de palha, café, flores brancas, pano branco, rosário feito de contas de dendê ou lágrimas-de-nossa-senhora. Trabalham no cruzeiro do cemitério ou no mar.
Povo de Moçambique
Legião de espíritos dos negros escravos que trabalham do cativeiro para a liberdade, através da paciência em suportar o cerceamento do direito de liberdade do ser humano (regras sociais que oprimem, separam, e levam aos conflitos).
Aceitam em suas obrigações, velas roxas, pano roxo, café, cigarro de palha, flores brancas, pedras, em seu campo vibratório que são as pedras da mata ou oratórios construídos na mata.
Povo de Luanda
Legião de espíritos dos negros escravos que exigem os trabalhos dentro dos rituais, são combativos e ao mesmo tempo extremamente bondosos, conduzem o trabalho com sabedoria voltada para o combate contra as demandas ou concentrações de energia maléfica oriunda de rituais de baixa magia (ritual que combate ritual).Aceitam em suas obrigações velas nas cores vermelhas, brancas e pretas, ou roxas, alem de cigarro de palha, café, pano branco e flores brancas entregues no cruzeiro do cemitério. A grande força desta legião é a reza (ou engoroci) que normalmente são carregados de muita magia e muita sabedoria.
Povo de Bengala
Legião de negros escravos que trabalham com a missão de compreender o que representa para o ser humano a incerteza, a falta de resignação e o sofrimento, pois eles passaram por tudo isso, aqui na Terra. São muito compreensivos com respeito à natureza humana que embora acreditem na força divina, são levados ao erro e ao desespero pelo excesso de amargura. Desenvolvem então uma energia que transmite a paz e a compreensão. além de incentivar a caridade.
Aceitam em suas obrigações velas brancas e pretas, cigarro de palha, café, flores brancas e pano branco, tudo entregue em colinas floridas.Normalmente usam em seus trabalhos as seguintes ervas principais: arruda, guiné, benjoim, cipreste, alecrim do mato, etc.
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