O município de Palmelo tem suas raízes diferenciadas da maioria dos municípios brasileiros que se formaram em torno de uma igreja católica e um coreto. Palmelo foi criado a partir de um centro espírita. Palmelo surgiu em 9 de fevereiro de 1929, em decorrência da fundação de um centro espírita denominado Luz da Verdade. O centro foi fundado por um grupo de 18 pessoas que se converteram ao espiritismo diante da cura, pela mediunidade espírita, de Dorcelino Damásio da Silva. Ele era portador da doença chamada "fogo selvagem". Segundo a prefeitura, como a maioria dos membros da nova entidade residia na zona rural, a direção do centro espírita foi confiada a Josino Cândido Branquinho e seus irmãos Jonas, Gervásio e Gervásio Primo, que residiam no local. O terreno onde se ergueu a casa de oração foi doado por Dorcelino Damásio da Silva.
A referida fazenda pertencia ao Barão de Palmela, guarda-mor do Imperador D. Pedro II. Em 1936 chegou à cidade Jerônimo Cândido Gomide, considerado um grande líder espiritual e político, que, juntamente com sua esposa, Francisca Borges Gomide, popularmente conhecida como D. Chiquinha, e filhos contribuíram para a projeção de Palmelo. O povoado cresceu rapidamente, devido ao grande número de pessoas que foram para lá em busca de tratamentos e curas de saúde. Em 13 de novembro de 1953, pela Lei Estadual nº 908, Palmelo foi elevado à categoria de município, desmembrando-se de Pires do Rio.
Paz Amor e Harmonia
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.