MATAMBA
MATAMBA é a dona dos raios, dos ventos e dos mortos. Esposa de seu primo,KAMBARANGUANGENGE, foi a maior guerreira que existiu na África, sua fúria era incontrolável, não temendo nem a morte. ligada as florestas que ela domina com seu ORUKERÉ, que lhe foi presenteado por GONGOBIRA. É associada aos ancestrais masculinos que ela dirige e maneja. Esta relacionada ao vermelho e é representada pelo relâmpago.
MATAMBA teve nove filhos, uns dizem que foi com MUKUMBE, outros que foi com KAMBARANGUANGE , oito nasceram mudos e o último nasceu um EGUN e graças aos sacrifícios recomendados por KASSUMBENCA, nasceu com o poder de falar com voz estranha e sobrenatural, chamada SEGI , que imita a voz do macaco africano chamado IJIMARÈ, macaco que é consagrado aos ÉRÉS.
Carrega um par de chifres que deu a seus filhos, dizendo-lhes que se precisassem dela batesse um no outro que ela viria de onde estivesse para acudi-los, também um instrumento de madeira com o rabo do búfalo que serve para afastar os EGUNS , é o ORUKERÉ.
SUAS QUALIDADES
- MAMETO MULENGE RIA BAMBURUSSEMA ( Equivelente a YÀTOPÈ no Kétu )
Tem ligação forte com KAMBARANGUANGE. Veste o branco.
- MAMETO MULENGE RIA KATAMBA ( Equivalente a BAGAN no Kétu )
Não tem cabeça. Come com ALUVAIÁ , MUKUMBE e GONGOBIRA . Tem caminhos com EGUN.
UNSABA
- Malva rosa, Santa Bárbara, lacre, pitanga, guiné, nega-mina, para-raio.
Que a Divina Luz esteja entre nós
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com
RECOMENDE AQUI ESTE ARTIGO NO BOTÃO +1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.