Páginas

Seja um seguidor e receba nosso axé

Pesquisar assuntos deste blog

Leia também neste site

terça-feira, 23 de março de 2010

Espiritualidade escolha a sua em qualquer religião

O Que é Religião?

Vivemos em um mundo repleto de elementos que podem nos guiar para caminhos diversos. A cada decisão poderemos estar fazendo o bem ou o mal para uma pessoa. Além disso, a angústia de uma vida efêmera atormenta a humanidade há milhares de anos. Apesar de a morte ser uma certeza, podendo, no entanto, acontecer em qualquer idade, é de se esperar que, a partir de determinado ponto do caminho, torne-se uma preocupação mais presente.
Os adolescentes costumam se fascinar com a sexualidade, os mais velhos, com dinheiro e bens materiais, mas, com o tempo, descobrem que tudo isso não lhes proporciona a felicidade plena e passam a buscá-la na espiritualidade. É natural, portanto, a tendência da espiritualização à medida que envelhecemos.
As religiões surgiram para preencher as lacunas na alma dos homens. Promessas de uma vida eterna repleta de prazeres ou infinitas reencarnações confortam o imaginário de qualquer mortal. Não importa sexo, raça ou idade; só importa o credo.
Humanidade e religião sempre caminharam juntas. Os registros mais antigos relatam grupos de divindades divididas em panteões. Pode-se citar os deuses egípcios (Amon Rá, Ísis, Anúbis, Osíris), nórdicos (Odin, Thor, Loki), gregos (Zeus, Hera, Hermes, Ártemis) e seus equivalentes romanos (Júpiter, Juno, Mercúrio, Diana). Ainda hoje, religiões como as africanas, apresentam uma vasta gama de divindades (Oxalá, Oxum, Iemanjá, Ogum). Religião, do latim religare, é uma conexão entre a humanidade e uma instância superior. Alguns estudiosos afirmam que os deuses das grandes religiões monoteístas são na verdade a mesma entidade: Javé, dos judeus, a  Santíssima Trindade, dos católicos, e Alá, dos muçulmanos. Mesmo assim, cada religião possui suas particularidades.

Judaísmo

O Judaísmo surge por volta do século XVIII a.C., com a saída de Abraão de sua cidade para procurar a terra prometida por Deus. A descendência de Abraão criou as doze tribos de Israel, que deram origem aos judeus de hoje.
A figura máxima do judaísmo é Moisés, que libertou os hebreus escravizados pelos egípcios e os conduziu quarenta anos pelo deserto, até Canaã. Moisés também anunciou os Dez Mandamentos das leis de Deus, base da doutrina judaico-cristã. A trajetória do povo de Israel pode ser encontrada no Velho Testamento da Bíblia ou Talmud.

Cristianismo

O Cristianismo surgiu por volta do ano 30. Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, filho de Deus, fundou o Catolicismo, baseado na doutrina pregada por Jesus. A Igreja Católica Apostólica Romana se firmou como a mais influente no mundo, chegando a estar envolvida com o poder político durante a Idade Média. A influência dos Papas era tão grande que eventos como o Tribunal da Santa Inquisição e as Cruzadas puderam ser realizados.
Durante a Reforma Protestante, os cristãos se dividiram entre Católicos e Protestantes. Com os constantes abusos de poder por parte dos católicos e a defesa dos ideais capitalistas e do lucro feita pelos protestantes, foi grande a migração dos outrora discípulos da Santa Sé para as novas seitas cristãs. Houve ainda a Contra-Reforma e o Concílio Vaticano II, que devolveram respeito à imagem desgastada da Igreja Católica.
Com a difusão do pensamento evangélico, podemos notar hoje uma série de igrejas pentecostais, que atraem os fiéis com orações fervorosas, canções contagiantes e promessas de uma vida melhor.
Os cristãos têm como costume ler a Bíblia Sagrada, principalmente o Novo Testamento e seus Evangelhos.

Espiritismo

O Espiritismo Kardecista ou Kardecismo surgiu na Europa no século retrasado, inspirado na doutrina pregada por Allan Kardec. Mescla fenômenos mediúnicos com estudos filosóficos e experimentos espirituais. Os espíritas não dão muita atenção aos ritos e celebrações, dando preferência às conversas informais.
O espiritismo está fortemente ligado à ação caridosa. Não existe centro espírita que não esteja envolvido com a caridade.
Os ideais kardecistas foram muito bem aceitos no Brasil, atingindo até uma parte da intelectualidade, que enxergava no espiritismo algo de contemporâneo, em relação ao conservadorismo da Igreja Católica. O país é hoje a maior expressão espírita no mundo.
É vasta a literatura espírita. Hoje em dia, os livros espíritas representam maioria entre as vendas de temas religiosos.

Umbanda


A Umbanda é uma religião de expressão genuinamente brasileira. Surgiu no estado do Rio de Janeiro por volta da década de 1920. É popular e vulgarmente conhecida pelos nomes de ?quimbanda? e ?macumba?. Mescla elementos do cristianismo católico, do espiritismo kardecista e das culturas africanas.
A religião é fundamentada na divisão entre o bem e o mal, assim como tudo na vida. Utilizam-se de um altar principal, chamado "Congá", que costuma ser enfeitado com imagens de santos e objetos como velas, colares e flores.
O ritual é feito numa "Gira", com música e dança sagrada. Os guias da Umbanda se expressam pela dança e se apresentam para dar conselhos aos fiéis que se aproximam, assim como no Candomblé. Os guias orientam os fiéis e purificam-nos através de "passes?.

Candomblé

O Candomblé veio para o Brasil junto com os escravos africanos. Foi proibido e duramente perseguido pelos senhores do regime colonial. A crença só persistiu porque os escravos se escondiam para realizar os cultos. O que hoje é conhecido como candomblé em determinadas regiões é, nada mais, que uma modificação que o original sofreu com o passar dos tempos. Aproxima-se do Voudou e da Santeria caribenhos.
Uma característica do candomblé brasileiro é não ter se restringido aos negros, vindo a atingir todas as etnias e classes sociais.
As maiores autoridades do Candomblé são o Babalorixá e a Ialorixá, o pai e a mãe de santo, respectivamente.

Islamismo

Os islâmicos têm sua doutrina contida no Alcorão ou Corão, o livro sagrado da religião. O Islamismo foi fundado por Maomé, o último profeta, há mais de 1.500 anos, e é a religião que mais cresce no mundo.
O Islamismo não é apenas uma religião, mas toda uma forma de viver. ?Islam?, do árabe, significa submissão, entrega; no sentido religioso é a total submissão à vontade de Alá. O Islamismo proíbe o consumo de carne de porco, drogas e bebidas e é uma obrigação levar a vida saudável.
Os muçulmanos têm algumas obrigações religiosas, como fazer cinco orações por dia voltados para a cidade de Meca, comemoração do Ramadã, que celebra a primeira revelação do Corão, oferta de 2,5% do lucro pessoal e, pelo menos uma vez na vida, se houver condição para isso, visitar a cidade sagrada de Meca.
Hoje em dia, as religiões orientais estão em alta. Com a invasão da cultura sino-japonesa no mundo ocidental, as novidades religiosas se tornaram muito apreciadas por pessoas espiritualizadas.

Budismo

O Budismo não tem deuses e é, por isso, chamado de ateísmo búdico. Buda é um estado de espírito que pode ser alcançado por qualquer pessoa, uma espécie de ?paraíso na Terra?. O mais importante de todos foi Siddharta Gautama, um príncipe que abandonou tudo para seguir seus ideais. Foi a figura de Gautama que difundiu os princípios budistas pelo mundo.
A figura mais forte do budismo nos dias de hoje é Dalai Lama (Oceano de Sabedoria, em sânscrito). Ele, além de ser o líder espiritual dos budistas, é também a principal liderança política do Tibete. Desde a revolução maoísta na China, Dalai Lama se viu obrigado a se exilar na Índia. Hoje, cruza o mundo difundindo o repúdio ao desejo como base para uma vida sem sofrimentos, pregado pelos monges budistas.

Hinduísmo

O Hinduísmo é a religião mais popular da Índia. É politeísta e seus seguidores crêem na reencarnação e na união com Brama, o deus supremo dos hindus, através da libertação de seu espírito. Também possuem rituais diários de grande valor para eles, como banhar-se no rio Ganges, considerados sagrados pelo indianos.
É comum as pessoas terem uma religião desde pequenas, por tradição familiar. Por outro lado, é freqüente a mudança de credo. Antes de qualquer opção, é importante estudar e conversar com religiosos, para tentar achar o melhor caminho. Cada pessoa tem um perfil que se adapta a uma determinada religião.
Deve-se relevar fatos passageiros, como a moda ou apelos de massa. O importante é que em uma profunda e sincera análise interior, o homem possa encontrar a identificação necessária para aliviar suas angústias existenciais.


Queridos irmãos todos caminhos levam a um só lugar, existe caridade sem Deus mas não existe Deus sem a caridade.
Palavras de um sábio

Axé a todos Irmãos de Fé
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Leia o Blog e Ouça este lindo Hino dos Orixás

Histórias dos Mestres

Aqui nosso E Mail mande sugestôes - espadadeogum@gmail.com

Pai Oxalá

Jesus

Conselheiros dos Guerreiros do Axé

Conselheiros dos Guerreiros do Axé
Pai Leonardo e Pai Emidio de Ogum

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras

Rubens Saraceni e Leo das Pedreiras
Pai Leo das Pedreiras

Eterno Mestre

Eterno Mestre
Este senhor ensinou a humildade e nunca usar um dom para ganhar algo em troca.

Pomba Gira

Oração de São Francisco por Maria Bethania

São Francisco

Oração a São Francisco