Umbanda Sagrada: Refletiu a Luz Divina, com todo seu esplendor; Vem do Reino de Oxalá, Onde há paz e amor; Luz que refletiu na Terra, Luz que refletiu no Mar; Luz que veio de Aruanda, Para tudo iluminar; A Umbanda é paz e amor; É um mundo cheio de Luz; É força que nos da vida; E a grandeza nos conduz; Avante Filhos de fé, Com a nossa Lei não há; Levando ao mundo inteiro, A Bandeira de Oxalá.
Páginas
Seja um seguidor e receba nosso axé
Pesquisar assuntos deste blog
Leia também neste site
sábado, 28 de novembro de 2009
Conjunto das Leis de Deus
O Conjunto das Leis de Deus
A cada dia que passa, encontramos um contigente crescente que busca respostas para uma série de questões de ordem física, ou seja, aquelas situações que alegram ou decepcionam o nosso cotidiano. Com referência a Umbanda, não poderia ser diferente, pois como sendo uma religião sem fronteiras ou "donos", está aberta à percepção destas questões, buscando o alento adequado a cada um. Entretanto, cabem alguns esclarecimentos sobre esta religião, que possui um número surpreendente de praticantes, autores e simpatizantes. Existem algumas teorias sobre a sua origem, e para os que visitarem este site, verão que a origem "defendida", transcende a própria origem dos tempos, ou seja, que ela nasceu na própria Gênesis.
Considerando que, estamos no denominado Plano Físico das manifestações, e em prevalecendo os referenciais da forma, apesar de uma certa relutância, para se dar uma nacionalidade a Umbanda, têm-se a convicção de que sua origem nas plagas terrestres se deu no Brasil há alguns milhares de anos, e o seu momento presente ressurgiu neste mesmo Brasil no entre o Século XIX e Século XX no Estado do Rio de Janeiro, mais precisamente em um Centro Espírita "Kardecista" no bairro das Neves, na cidade de São Gonçalo, com a manifestação do Sr. Caboclo das Sete Encruzilhadas, através do médium Zélio de Morais. Considerando também, que o termo Umbanda só foi verbalizado na década de trinta, justifica, para os que necessitam de um referencial, a sua origem brasileira.
Como dizia Gandhi, Deus não tem religião, pois a própria origem desta palavra define a religação de alguém a alguma coisa. A religião, ou melhor, as religiões são apenas expressões de entendimentos e sentimentos não definindo absolutamente que alguém seja dono da verdade, pois crê-se que todos os seres viventes neste Universo - tanto no Plano Físico, como no Plano Astral - carregam as suas verdades próprias, que fazem parte da Grande Verdade Absoluta. Dentro de uma perspectiva em compreender e apreender os conceitos da Umbanda, sob a orientação de nossos mentores, aqueles que aqui chegaram terão condições de um modo mais profundo acessar a conhecimentos que até bem pouco tempo, eram praticados apenas dentro de Templos.
Assim, transmitindo os conhecimentos nos planos de entendimento, quais sejam:
AS VERDADES INTELIGÍVEIS
Dos Princípios
Das Leis
Dos Fenômenos
NOS GRAUS
Superlativo
Comparativo
Positivo
PARA COMPREENDER OS SENTIDOS
TEOGÔNICO
Deus
COSMOGÔNICO
Universo
ANDROGÔNICO
Homem
FISIOGÔNICO
Terra - Ambiente
Os nossos esforços são simples, como deve ser praticada esta Senhora dos Sete Véus, a Umbanda. Buscamos a prática da caridade pela caridade, não esperando quaisquer retornos de ordem espiritual ou material.
Procuramos praticar uma "fé racionalizada" e uma "razão sentimentalizada", estando abertos às diversas correntes dos pensamentos filosóficos, religiosos, artísticos e científicos, evitando os dogmas fúteis (digo dogmas fúteis, pois, todos as consciências são dogmáticas: para os espiritualistas, a existência de Deus é uma verdade absoluta e não discutível; e para os não espiritualistas, a inexistência de Deus é uma verdade absoluta) em termos essenciais e não cerceando a possibilidade de desenvolvimento e entendimento de todos.
Compreendemos a nossa missão, como um dos inúmeros vanguardeiros no resgate do Aumbhandan, com a ressalva de que em nenhum momento pleiteamos uma liderança temporal, entretanto, não abrimos mão da liderança moral, especialmente, na região onde plantamos a Raiz de Guiné.
Os nossos trabalhos são apenas os meios necessários para o despertar das consciências.
Não somos melhores que ninguém e muito menos infalíveis, mas compreendemos o por quê de estarmos aqui, e com o beneplácito do Astral Superior, onde Criança, Caboclo e Pai Velho nos assistem, para servimos de instrumento no que se fizer necessário, dentro da pureza do coração, da racionalidade, da esperança, enfim para que todos possam usufruir, de acordo com os respectivos merecimentos.
Os nossos trabalhos obedecem a uma ritualística complementada com orientações de ordem doutrinária e prática, para que todos tenham a oportunidade de compreender e apreender a Umbanda, como o Conjunto das Leis de Deus.
Como também estamos buscando a evolução na ação e compreensão, estamos abertos à discussão de idéias, conceitos, enfim, em tudo que possa contribuir nesta jornada humana/espiritual entre a entropia e anatropia.
Com votos de profunda paz nos seus pensamentos, irradiante alegria nos seus sentimentos e harmonia nas suas ações, com prosperidade, força e minha benção.
Axé a todos
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.