Umbanda Sagrada: Refletiu a Luz Divina, com todo seu esplendor; Vem do Reino de Oxalá, Onde há paz e amor; Luz que refletiu na Terra, Luz que refletiu no Mar; Luz que veio de Aruanda, Para tudo iluminar; A Umbanda é paz e amor; É um mundo cheio de Luz; É força que nos da vida; E a grandeza nos conduz; Avante Filhos de fé, Com a nossa Lei não há; Levando ao mundo inteiro, A Bandeira de Oxalá.
Páginas
Seja um seguidor e receba nosso axé
Pesquisar assuntos deste blog
Leia também neste site
segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
A procura da Felicidade interior
É realmente uma dádiva poder escrever para você contando um pouquinho deste mundo fabuloso do auto-conhecimento e expansão da consciência. É uma linda forma de compartilhar experiências e de trocar pontos-de-vista sobre a vida.
O que tenho observado é que cada vez mais as pessoas depositam sua felicidade no que está do lado de fora, em suas conquistas ao longo da vida.
Como se sua felicidade dependesse de uma fonte externa de energia para que você seja feliz: um novo relacionamento, uma casa, um carro, amigos, um novo emprego, seu time de futebol ganhar o campeonato, que as pessoas da sua família parem de fazer as coisas que você não gosta e que o mundo te reconheça como alguém especial!
Compartilhando do ponto de vista do psicólogo de Harvard Dan Gilbert, isto é a "felicidade sintética". escreveu um artigo "Como se apaixonar pela sua vida".
Escolhi este artigo como o ponto principal desta semana, ele vem de encontro a um tema que muitas vezes questionamos ou seja onde está a felicidade?, perguntei certa vez a um mestre em Yoga. Ele falou que durante a sua formação perguntou ao seu mestre, na época, se teria que ir para a Índia para se aprofundar. O mestre dele respondeu: "A Índia é um estado da mente igualmente a felicidade".
Aquilo para mim trouxe um insight magnífico: quando conseguimos conquistar as coisas em nossas vidas atingimos um estado de êxtase e passamos a vida tentando repetir isto. Ficamos fascinados pela sensação que sentimos naquele momento e, erroneamente, depositamos a fonte deste sentimento em algo externo: na conquista amorosa, no bem material, no reconhecimento público, na auto importância etc.
Não foi o objeto da conquista que te fez feliz, foi como você se sentiu a respeito dele! Este é apenas um estado da mente! E você pode desenvolver habilidades em sua consciência para sentir isto sem depender de nenhum fator externo. Religar sua fonte interior e sentir o êxtase de estar vivo!
Foi então que tive um entendimento experiencial de algo que os grandes líderes, pensadores e filósofos queriam dizer com:
"Ouse conquistar a si mesmo" - Nietzsche
"A primeira e melhor vitória é conquistar a si mesmo" - Platão
"Antes de conquistarmos o sucesso, o êxito, a fama, o que quer que seja, fora de nós, precisamos de conquistar o que está dentro de nós, conquistarmo-nos a nós mesmos." - João Saramago
"Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma" - Mateus 16:26
O desconhecimento disto é que nos faz sentir tanto medo de fracassar: nunca mais sentir este estado mental novamente. É muito interessante observar que, apesar da indústria de entretenimento estar se alastrando por todo mundo para nos dar prazer, estamos em período de grande questionamento destes valores: pesquisas mostram que 84% dos maiores executivos do país estão infelizes no trabalho, as mulheres estão se tornando mais infelizes e doenças mentais (depressão, esquizofrenia, e transtornos bipolares) se alastram pelo mundo.
Mas o que você faz com sua vida enquanto não está no cinema, teatro, na praia, curtindo o carnaval, viajando, jogando vídeo-game, assistindo ao jogo de futebol, planejando o que vai fazer no final de semana ou no próximo feriado, comprando coisas e procurando ter prazer?
Talvez aí esteja a grande sabedoria da vida: primeiro precisamos nos conhecer e desenvolver habilidades para atingir o estado mental de felicidade plena. E depois, com esta habilidade desenvolvida, viveremos plenamente o presente momento em qualquer circunstância que nos encontremos!
Muitas vezes pensamos que a felicidade está em algo que queremos adquirir e se olharmos para outras pessoas elas vem também da mesma foram e percebemos que o que elas querem materialmente nós já possuímos e mesmo assim ainda não somos felizes, pense nisso, muitas vezes as coisas mais simples são as que trazem mais felicidades, um sorriso por exemplo, quando é ofertado a nós de coração.
Pense nisso!
Axé a todos Irmãos de Fé
Emidio de Ogum
http://espadadeogum.blogspot.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não somos donos da verdade, mas sim contribuintes a boa divulgação dos ensinamentos da Umbanda, caso tenha algo para acrescentar ou corrigir envie para nós.
Obrigado
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.